ASL no Festival de Inverno tem quatro imortais em bate-papos sobre literatura
A Literatura vai estar presente no Festival de Bonito 2023, com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – ASL participando, com quatro imortais, de bate-papos e palestras durante três dias do evento. Henrique de Medeiros, Raquel Naveira, Rubenio Marcelo e Samuel Xavier Medeiros são os imortais da ASL que estarão em Bonito nos dias 25, 26 e 27 de agosto abordando caraterísticas principalmente da literatura sul-mato-grossense, sobre nossos autores e suas linguagens.
“O conto e a crônica na literatura sul-mato-grossense”, “Os costumes e a linguagem da literatura sul-mato-grossense”, “Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e sua História Literocultural” e “A influência da fronteira, a linguagem da literatura sul-mato-grossense” são temas que serão analisados pelos escritores e acadêmicos. A importância de nossos autores e de sua produção literária para a educação no Estado têm sido frequentemente apresentados pela ASL na valorização de nossa Literatura Regional.
OS IMORTAIS
Os bate-papos/palestras terão início na sexta-feira, dia 25, às 08h, na Escola BCG, com o escritor, acadêmico e presidente da ASL, Henrique de Medeiros: “Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e sua História Literocultural” vai retratar essa instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário. Sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado em sua cultura, literatura e leitura.
No mesmo dia 25, às 16h, no Lounge Literário na Praça da Liberdade, o escritor e acadêmico Samuel Xavier Medeiros estará palestrando sobre “O conto e a crônica na literatura sul-mato-grossense”: a produção literária de nosso estado especialmente sobre os gêneros do conto e da crônica, que muito revelam entre sua produção também os aspectos da cultura, da história e da identidade sul-mato-grossense. O painel envolve desde o conto e a crônica no Brasil do Século XVIII à modernidade, apresentando escritores brasileiros e sul-mato-grossenses.
No sábado, dia 26, será a vez da poeta e acadêmica Raquel Naveira, às 16h, também no Lounge Literária na Praça da Liberdade, com o bate-papo/palestra “A influência da fronteira, a linguagem da literatura sul-mato-grossense”, conversando sobre a influência da fronteira, a linguagem e os caminhos da literatura sul-mato-grossense. As linguagens fronteiriças nos trazem o ultrapassar de grandes fronteiras literárias, tanto pelas suas peculiaridades linguísticas como nas suas concepções regionalistas.
O domingo terá um grande encerramento das atividades da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras no Festival de Bonito 2023, com a presença do escritor e acadêmico Rubenio Marcelo desenvolvendo o tema “Os costumes e a linguagem da literatura sul-mato-grossense”: a literatura sul-mato-grossense e sua expressão cultural no idioma e costumes, ao longo do tempo, refletem aspectos da nossa identidade local. Essa reflexão sobre estilos da linguagem literária expõe a importância dos escritores do Mato Grosso do Sul para a valorização e a difusão da cultura e tradições do Estado, e para a autoestima e conhecimento da população no tocante a hábitos e história linguística de nossa região.
Valorização do pensamento
A diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras expressou todo seu reconhecimento com o interesse da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em expor a Literatura dentro da programação do Festival de Bonito 2023, valorizando a importância da difusão do pensamento e do consequente incentivo à leitura, buscando sempre o desenvolvimento sócio-cultural.
Serviço
Imortais no Festival de Bonito 2023
“Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e sua História Literocultural”
Henrique de Medeiros
Dia 25 de agosto de 2023, às 08h
Escola BCG
“O conto e a crônica na literatura sul-mato-grossense”,
Samuel Xavier Medeiros
Dia 25 de agosto de 2023, às 16h
Lounge Literário, Praça da Liberdade
“A influência da fronteira, a linguagem da literatura sul-mato-grossense”
Raquel Naveira
Dia 26 de agosto de 2023, às 16h
Lounge Literário, Praça da Liberdade
“Os costumes e a linguagem da literatura sul-mato-grossense”
Rubenio Marcelo
Dia 27 de agosto de 2023, às 16h
Lounge Literário, Praça da Liberdade