Politicando com Jota Menon de 28 de setembro de 2023

DIFERENÇA – A diferença entre um secretário político e um secretário técnico ficou bem evidente no fim do mandato de Reinaldo Azambuja e início do governo Eduardo Riedel. A diferença entre Geraldo Resende, secretário de Saúde de Reinaldo, e Maurício Simões Corrêa, secretário de Saúde de Eduardo Riedel, é gritante.

Governo do Estado e Prefeitura de Naviraí ativam ambulatório de campanha da CovidDIFERENÇA (1) – Enquanto o médico e atual deputado federal Geraldo Resende (PSDB/foto acima) disputa os holofotes buscando publicidade para seus projetos eleitorais, o atual secretário de Saúde, médico Maurício Simões Corrêa mostra aversão às aglomerações de repórteres e só aparece na mídia quando é indispensável a sua presença.

Maurício Simões novo secretário estadual de Saúde de MsMÉDICO SIM! – Outra diferença grande entre os dois é que Maurício Simões (foto acima) continua atendendo seus pacientes – entre os quais este colunista – em seu consultório. Continuar clinicando, ainda que como menos intensidade que em anos passados, foi uma das condições que o Dr. Maurício impôs para aceitar ser secretário de Saúde.

VISITA AO PARAGUAI – O deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa, fez um relato, na sessão de quarta-feira, 28, sobre sua visita oficial ao Paraguai, realizada nos dias 26 e 27. O deputado representou a Casa de Leis e destacou em sua narrativa as oportunidades de negócios para Mato Grosso do Sul.

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO – “Foi um banho de cultura e uma aula sobre como os produtores têm se adaptado, com auxílio da tecnologia, para alavancar a produção e desenvolver a região, levando emprego e renda para as pessoas”, resumiu o 1º secretário da Assembleia Legislativa sobre a visita oficial ao Chaco Paraguaio. (Na foto acima, o deputado com o presidente do Paraguai Santiago Peña e o governador Eduardo Riedel durante evento no Estado).

biografia1060103.jpgPRESIDENTE TUCANO – O deputado está Zé Teixeira (PSDB/foto acima) será o presidente do PSDB em Dourados, tendo como vice-presidente a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB). Zé Teixeira já costurava a candidatura a presidente, mas tinha como oposição o deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que defendia candidatura de alguém que não fosse pré-candidato em Dourados. Zé, Lia e Resende são pré-candidatos a prefeito da segunda maior cidade do Estado.

MAIS CONCORRÊNCIA – Zé Teixeira e Geraldo Resende não parecem preocupados com o grande número de concorrentes à única cadeira de prefeito do município. Isto tanto parece verdade que o deputado estadual convidou Marçal Filho (PP/foto à esquerda) para retornar ao partido, enquanto o deputado federal deu o troco convidando o vice-governador Barbosinha (PP/foto à direita) para retornar ao ninho.

MENOS – Quem está torcendo para que o primeiro suplente de deputado estadual Marçal e o vice-governador Barbosinha aceitem o convite é o prefeito de Dourados Alan Guedes (foto abaixo). Com o controle do PP em suas mãos, a saída tanto de Marçal quanto de Barbosinha seria um alívio para Guedes construir sua chapa pura, como fez em 2020 e derrotou por uma pequena margem de voto o atual vice-governador. Alan era presidente da Câmara Municipal e concorreu contra Barbosinha e mais meia dúzia de candidatos de menos brilho político.

DESCOLANDO – Vira e mexe e a história se repete. O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) anda alardeando que a próxima eleição que disputar – seja a de 2024 a prefeito ou seja a reeleição em 2026 – ele o fará descolado da família Trad, especialmente de seu ex-guru, Marquinhos Trad. Pedrossian Neto acha que, hoje, os Trad lhe trariam prejuízos políticos. Então tá!

RUIM DE VOTO – Pedrossian Neto (foto à esquerda) parece não ter herdado o cacife político de seu avô. Depois de ficar cinco anos e três meses sendo o dono e guardião da chave do cofre da administração de Marquinhos Trad (foto à direita), saiu candidato a deputado estadual e só se elegeu na lista de segunda chamada. Na primeira chamada, o eleito pelo PSD foi o vereador Tiago Vargas que acabou tendo a candidatura cassada e os votos anulados. Com isso, Pedrossian Neto, que era o primeiro na lista de suplentes, herdou o mandato.

MOMENTO DE BOBEIRA – Tiago Vargas (foto à esquerda) pagou caro por um ato que, se não envolvesse política, seria visto como um “momento de bobeira”. Ele teve a candidatura cassada em todas as instância por ter sido expulso do serviço público. Ele cometeu falta grave quando exercia a função de investigador da Polícia Civil. Ele teve um processo administrativo aberto em decorrência de um suposto ato de indisciplina ao ter ofendido peritos criminais e quebrado uma mesa a chutes durante um exame médico.

LIDERA – O ex-governador André Puccinelli (MDB/foto abaixo) continua liderando as pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Campo Grande. Ex-prefeito da Capital por oito anos, período em que se projetou no cenário político para se eleger e reeleger governador, Puccinelli lidera em todos os cenários envolvendo as candidaturas de Adriane Lopes (PP) à reeleição, Beto Pereira (PSDB), já definido como pré-candidato dos tucanos e aliados, e de Rose Modesto (União Brasil), atualmente ocupando um cargo na administração federal (superintendente da Sudeco).

GATO ESCALDADO… – André está escaldando com essa história de liderança em pesquisas. Ele liderou durante toda a campanha para governador em 2022 e dois dias antes do pleito, o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro, provocado pela senadora e então candidata a presidente, Soraya Thronicke (União Brasil/foto abaixo), pediu votos para o candidato Capitão Contar do PRTB. O pedido surtiu um efeito bombástico e o político de uma eleição acabou vendo votos migrando de várias candidaturas para a sua candidatura e Puccinelli, primeiro em todas as pesquisas até então, caiu para terceiro lugar e ficou fora da disputa do segundo turno, vencido por Eduardo Riedel.

Com urticária, senadora Soraya Thronicke segue na UTI para médicos  controlarem crises

… DE ÁGUA FRIA TEM MEDO – Não será surpresa se André Puccinelli costurar um acordo com o PSDB e, ao invés de ser candidato, apresentar o nome do ex-senador Waldemir Moka Miranda de Brito (foto abaixo) como candidato a vice-prefeito de Beto Pereira. Com isso, Puccinelli preservaria seu nome para a eleição de 2026 quando Eduardo Riedel deve ser candidato à reeleição. A que cargo Puccinelli concorreria em 2026 só um adivinho poderia afirmar com certeza. Como não acerto nem dois números na Mega Sena vou esperar 2026 pra ver o que dá…

SOBRE MOKA VICE – Quem acha que é cair muito ser candidato a vice-prefeito depois de ser senador da República, olhe o exemplo de Zeca do PT (foto abaixo) que foi vereador e deputado federal depois de ser governador… Sem falar que ele hoje é deputado estadual e brilha na Assembleia Legislativa.

Deputado Zeca do PT, de MS, ataca novamente indígenas e o secretário executivo do MPIROCHEDO – A pequena e progressista cidade de Rochedo promete surpresa na próxima eleição. Quem está de domicílio eleitoral na Capital do Diamante Azul é o empresário Gustavo dos Santos, o Gugu (foto à direta), diretor-proprietário do site GDS News. Ex-vereador na cidade de Aquidauana, onde também foi secretário de Agricultura, Gugu tem fortes ligações com o município de Rochedo, local em que vem fazendo investimentos há algum tempo e promete para este ano mais uma grata surpresa aos rochedenses. Aguardem!

 IDADE NOVA – Não posso deixar passar em branco o aniversário do meu mano Valdir Menon, companheiro de jornadas épicas Mato Grosso do Sul afora e grandes pescarias, alguma mais caras (as de pesque e pague) outras mais baratas e divertidas (as nos rios do Estado). Anteontem, terça-feira, 26, o Valdir completou 54 anos de idade ainda vibrando por ter tido o privilégio de tocar o sininho do Hospital de Câncer Dr. Alfredo Abrão. O sininho é tocado por pessoas doentes de câncer que venceram a doença. Ele tocou o sininho na manhã da segunda-feira, 25, e na terça-feira veio tomar um café em minha casa, oportunidade que registramos o flagrante à esquerda!

VIVA O PORCO – Como o meu amado Verdão do Alianz Park joga logo mais às 20 horas e 30 minutos pela Libertadores de América, contra o Boca Junior, na Bombonera, em Buenos Aires, prometo que retorno ao fim do jogo para saudar o magnânimo pelo resultado. Por enquanto, viva o Porco!

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta