Politicando com Jota Menon de 19 de fevereiro de 224
COISA DE RICO – Naiane Bitencourt, mulher do deputado federal Marcos Polon (PL), esteve no programa Boca do Povo, da Rádio Difusora, na manhã desta segunda-feira, 19, convidando a população de Campo Grande, em especial as mulheres, a comparecer à recepção que será feita à ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro (foto do cartaz à direita). O evento será no próximo sábado, 24, no Shopping Bosque dos Ipês.
COISA DE RICO (1) – Os bolsonaristas ficam irritados com os petistas que classificam o “capitão” como líder das classes mais abastadas da sociedade, o que é um fato normal pelas pautas defendidas por Bolsonaro e cia. ltda., mas, marcar uma recepção a qualquer liderança política que seja num shopping localizado no extremo-norte de uma cidade de quase 1 milhão de habitantes é quase que o mesmo que escrever na convocação que é pra ir só quem tem carro.
COISA DE RICO (2) – É quase inimaginável pensar num morador da região do Pênfigo, no extremo-sul de Campo Grande, “viajando” 40 km só pra bater palmas pra Michelle no extremo-norte da Capital. Mas, como tem gosto pra tudo, é bem que capaz de aparecer um ou outro bobo alegre encarando três busões pra ir e outros três para voltar e ainda há de chegar em casa todo molhado de… felicidade!
MAIS RÁDIOS – Já que o assunto vem de rádio, o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual e tesoureiro nacional do PSDB, esteve na manhã de hoje no programa “Bronca do Eli”, na Rádio Diamante FM (foto à esquerda), onde foi entrevistado pelo companheiro de labuta jornalista Eli Sousa. Reinaldo falou de tudo um pouco e uma coisa ficou claríssima: ele e o governador Eduardo Riedel (foto à esquerda) mantêm-se afinadíssimo um com o outro. Não economizou elogios quando falou de seu sucessor. “Pode fazer um governo melhor que o meu” admitiu.
ELOGIOS A BETO – Azambuja também não economizou predicados ao deputado federal Beto Pereira, pré-candidato do PSDB a prefeito de Campo Grande. O ex-governador descartou essa conversa sobre “plano A” ou “plano B” e frisou que Beto Pereira (foto à direita) já provou sua competência ao administrar Terenos por oito anos. “Quem tem capacidade para administrar um município pequeno, tem capacidade para administrar uma grande cidade como a nossa Capital” frisou o ex-governador que saiu de Maracaju, onde foi prefeito por oito anos, para se tornar um dos melhores gestores, senão o melhor, do Estado de Mato Grosso do Sul.
PAUTA DE 2012 – Reinaldo disse que, juntamente com Beto Pereira e membros da equipe política do PSDB, estão sendo feitas pesquisas sobre as carências mais urgentes da Capital. “Para nossa surpresa, a pauta de reivindicação que a população nos apresentou em 2012, quando fomos candidato a prefeito de Campo Grande, é a mesma apresentada pela população após a passagem de três prefeitos pelo comando do Executivo” pontuou.
OS MESMOS PROBLEMAS – Postos de saúde abarrotados de pessoas em busca de atendimento; farmácias básicas vazias; ruas da cidade em estado lastimável; problemas na área de segurança pública, entre outros, são demandas apresentadas a Reinaldo em 2012 e que estão sendo reapresentadas em 2024 a Beto Pereira e sua equipe.
PT E CAMILA JARA – Se por um lado, Reinaldo descarta qualquer tipo de plano e avaliza de pronto a candidatura de Beto Pereira, por outro lado o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) reafirma a candidatura da também deputada federal Camila Jara (foto à esquerda). Ela foi oficialmente anunciada como pré-candidata a prefeita de Campo Grande no começo da tarde desta segunda-feira (19) sede do Diretório Municipal da sigla.
FIGURÕES AUSENTES – Pré-candidata avalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Camila Jara teve o nome oficializado pelo diretório partidário sem a presença dos deputados estaduais, bem como de seu companheiro de bancada em Brasília, Vander Loubet. Todos justificaram a ausência enviando representantes.
COORDENADOR – Provável coordenador da campanha de Camila Jara, o deputado estadual Pedro Kemp foi a ausência mais sentida. Ele se justificou alegando emergência familiar. A ausência do deputado estadual Zeca do PT era esperada, pois, ele tem se demonstrado contrário à candidatura própria no atual momento.
AINDA PRÉ-CANDIDATURA – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou o nome do deputado estadual João Henrique Catan (foto à direita) como pré-candidato a prefeito de Campo Grande pelo PL. Deixou a ver navios o deputado estadual Coronel Davi que acreditava que era a sua vez e em pior situação o ex-deputado estadual Capitão Contar que disputou o segundo da eleição passada pelo nanico PRTB. A Contar, sem o apoio de Bolsonaro, restaria disputar uma cadeira à Câmara Municipal da Capital para vislumbrar algo maior em 2026.
VICE, DE NOVO! – Atual vice-prefeito de Campo Grande pelo fato de Campo Grande não ter vice-prefeito, o presidente da Câmara, vereador Carlão Borges (PSB/foto à esquerda), trabalha com a possibilidade de disputar a reeleição, mas não descarta compor chapa como vice de algum (a) candidato (a) com boa densidade eleitoral. Hoje, ele é visto muito próximo da prefeita Adriane Lopes (PP) que vai disputar a reeleição e está de olho em um bom candidato a vice em sua chapa.
GOVERNO E ALEMS, JUNTOS! – As grandes transformações que deram ao Estado Sul todas as condições para vencer crises e atravessar sucessivos períodos de desenvolvimento, têm no centro de seu protagonismo institucional e político os poderes Executivo e Legislativo. Os programas e projetos vitoriosos que o governo estadual vêm criando e executando têm na Assembleia Legislativa (Alems) um suporte fundamental e, juntos, seguem oferecendo soluções aos diversos desafios do Estado. “Estamos fazendo a nossa parte” afirma o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP).
TODOS PELO MS – “É assim que todos nós, os 24 deputados, exercemos os mandatos. Somos um ambiente onde se preserva o interesse público como primeira e maior condição. Mas, cada deputado faz e exerce sua escolha livremente, tendo sempre o foco no interesse coletivo. Divergência é da democracia, assim como o diálogo”, salienta Gerson (foto à direita). A seu ver, todos os deputados têm consciência que contribuem, cada um à sua maneira, com os avanços que Mato Grosso do Sul experimenta.
CORUJA DO ELI – Reinaldo Azambuja, depois de longa entrevista ao vivo no programa “Bronca do Eli”, continuou no clima descontraído e apresentou a coruja que “conta tudo e não esconde nada” ao radialista Eli Sousa (foto à esquerda).
NAT NIVER – Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, quem estará assoprando 26 velinhas será minha neta primogênita Danielly Christine (foto à direita com sua mãe Eva Cristiane). Residindo atualmente em Barueri (SP), com seu marido Lucas, Danny recebe, por meio da coluna, beijos e afagos de todos nós que ficamos aqui em Campo Grande. Beijos no coração neta amada!
VIVA O PORCO – Os gambás fizeram a maior fuzarca diante o empate inesperado com o Maior da América Latina. Parecia que tinham ganhado o campeonato e olha que o empate foi um péssimo resultado, pois deixou a equipe bem longe da classificação para o mata-mata do Paulistão. Mas, ficamos felizes em ver amigos corintianos encerrando uma semana cheios de alegria. E viva o Porco, uai!