Gustavo Sprotte, Gediana Rocha e Gelson Guimarães comentam andamento da administração municipal de Bandeirantes

O prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte, acompanhado pela vice-prefeita, Gediana Rocha, e do secretário de Obras, Gelson Guimarães, participou do programa “Bronca do Eli” na manhã desta segunda-feira, 3, oportunidade em que os três abordaram questões relacionadas com a administração municipal Bandeirantense.  concedendo entrevista exclusiva para o jornalista e radialista Eli Sousa, falando sobre o desenvolvimento da cidade e projetos a serem realizados na cidade de Bandeirantes.

Na entrevista comandada pelo radialista Eli Sousa, no estúdio da Moriá FM, com retransmissão pelas demais rádios do Grupo Impacto Mais de Comunicação, o prefeito explicou que no atual período chuvoso a precipitação ultrapassou mil milímetros no município de Bandeirantes, deixando várias regiões com problemas nas estradas, prejudicando retirada das safras. Segundo ele, os caminhões pesados acabaram danificando algumas estradas que não aguentaram o movimento.

Gustavo Sprotte disse que a administração municipal fez alguns serviços emergenciais nos locais que atolavam para ajudar os nossos produtores rurais a tirar suas safras. “Graças a Deus conseguimos tirar e, agora, com a ajuda do nosso secretário de Obras, estamos com um planejamento para podermos voltar ao trabalho, fazendo reparos pontuais por região atingidas pelas chuvas” relatou.

Para o prefeito é importante garantir condições de trafegabilidade aos produtores rurais. “Eles precisam trazer seus insumos, assim como escoar sua produção, seja do gado, de leite, do suinocultor ou da agricultura. Por isso estamos prontos para enfrentar esse grande desafio no nosso município que se tornou agrícola” diz.

O chefe do Executivo enfatiza que nos quase 3 mil quilômetros de estradas rurais por onde só passavam caminhões boiadeiros e transportadores de leite, com o fomento do agronegócio aumentou muito o fluxo de veículos pesados, tornando necessários melhoramentos na malha viária municipal.

“É um trabalho de todos. Por isso agradecemos todos os secretários que antecederam o atual secretário, Gelson Guimarães, que se dedicaram e ele agora tem se dedicado muito mais” falou o prefeito.    Ele disse que tem buscado junto ao Governo de Estado e à senadora Tereza Cristina, apoio para melhorar a estradas de escoamento da produção. Ele anunciou um convênio com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) que deve ser assinado ainda neste mês que visa a recuperação da estrada do Roda Viva que liga a entrada da MS – 441 até o Assentamento Roda Viva.

Ao todo cerca de 28 km que serão cascalhados e alargados, pois, se trata de uma estrada que tem uma grande produção de soja. “Também ali a estrada da Região do Matão, Nova Esperança e Vida Nova, também com grandes produtores e que serão recuperadas junto com o Governo do Estado”.

A estrada que sai do Jet Parque até a MS–245, é outra via carente de recuperação e que a gestão municipal pretende executar ainda neste semestre. “Eu sempre falo para o nosso secretário Gelson que não podemos deixar de atender o povo. Sempre que nos procuraram estivemos prontos para atender” afirma para explicar que baixou um decreto para poder ajudar os produtores rurais garantindo boas condições das estradas rurais.

“Temos duas pontes de concreto que serão realizadas na região do Jet Parque e também estamos fazendo outras pontes em parceria com os produtores rurais. Todo esse movimento, porque Bandeirantes saltou de 85 mil hectares de área plantada para 110 mil hectares e queremos que no próximo ano passar o município de São Gabriel do Oeste em número de área plantada. Bandeirantes tem crescido e se desenvolvido” pontua.

ORDEM DE SERVIÇO MS – 245 – Durante a entrevista Gustavo Sprotte anunciou que, na próxima semana, o governador do Estado, Eduardo Riedel estará em Bandeirantes, em companhia com o secretário estadual de Obras, Hélio Peluffo, dando a ordem de serviço da execução da primeira etapa de pavimentação da MS–245, ligando Bandeirantes a Ribas do Rio Pardo, começando na frente da Coamo e indo até o município de Ribas.

A empresa que ganhou a licitação já está instalada na cidade. São cerca de 100 homens que vão trabalhar no asfalto dessa região. Essa obra, na avaliação do prefeito, mostra a transformação pela qual passa Bandeirantes.

A ação do Governo representa mais de R$ 200 milhões de investimentos em obras e serviços públicos realizados em parceria com o governo do Estado. Sprotte diz que o ex-governador Reinaldo Azambuja acreditou no município, deixando os projetos encaminhados para serem executados pelo atual governador Eduardo Riedel. “O governador Riedel continua o trabalho deixado por Reinaldo acreditando e apoiando o agronegócio” diz Gustavo Sprotte.

MUITA CHUVA – Apesar do grande volume de chuvas nesse primeiro trimestre, o prefeito diz que não pode “brigar com Deus por Ele Deus mandar chuva”. Com casos de precipitação superior a 200 milímetros em apenas um período, o município vive um momento difícil para o produtor rural.

“Não há como por uma patrola na estrada depois de 200 mm de chuva” explica o chefe do Poder Executivo Bandeirantense. “Até o nosso cascalho estava virando no barro e só o asfalto ecológico para resolver isso” diz.

Ele recorda que no ano passado a equipe da Secretaria de Obras trabalho muito bem se comparar com municípios vizinhos que ficaram com estradas sem condições tráfego, enquanto Bandeirantes conseguiu, em parceria com muitos produtores, arrumar as estradas possibilitado a passagem de um caminhão com 70 toneladas. Hoje, com as estrada arrumadas é grande o fluxo de caminhões, bitrens e treminhões na região.

Para que tudo esteja no devido lugar, a Prefeitura deve intensificar esforços para melhorar a estrada que sai no distrito de Congonhas e vai até a região do Vale do Mimoso. É um trecho nunca mais deu problema, só precisa de alguns reparos agora.

Sobre críticas que a gestão acaba recebendo Sprotte diz que são muito importantes para que possam e corrigir falhas. “Quero lembrar também que a MS-441, a MS–340 e a MS–245 em parceria com o Governo do Estado, foram trabalhadas em parceria com a Agesul para resolver os problemas que dificultavam ao tráfego de caminhões” pontua.

UNIFORMES ESCOLARES – “Os uniformes já estão na licitação. Aderimos a uma ata de Sidrolândia e vamos entregar cinco mil kits, sendo saias, shorts e camisetas, um kit para cada criança. Esse foi o mais barato que encontramos. Já fizemos a licitação e acreditamos que no máximo em trinta dias entregaremos os kits para os alunos de Bandeirantes. Assinamos a Ata na sexta-feira em Brasília, com a prefeita de Sidrolândia, a Vanda Camilo, e logo estaremos com o material em mãos” diz Gustavo Sprotte.

PROBLEMAS ENTRE VICE-PREFEITA E PREFEITO – Sobre notícias dando contra da existência de problemas entre ele e a vice-prefeita Dediana, Gustavo Sprotte diz que não passam de fake news.

“Nós não tivemos problemas nenhum. A nossa vice-prefeita teve que se afastar para cuidar dos negócios dela, porque ela também é empresária, mas, conseguiu se organizar e voltar a se dedicar a Prefeitura. Vamos continuar trabalhando em parceria até 2024 e prepará-la para ser minha sucessora” afirmou Sprotte.

VICE-PREFEITA GEDIANA ROCHA – Na mesma linha respondeu a vice-prefeita sobre as notícias versando sobre desentendimentos entre ela e o chefe do Executivo Municipal. “Precisei me ausentar por alguns dias para resolver questões empresariais” explicou.

Gediana diz que na administração pública, mesmo entre companheiros, pode haver divergência de pensamento. “Concordar muitas vezes não concordamos, o que é natural. Mas conversar é sempre necessário e estou de volta para trabalhar pela melhoria da nossa cidade” diz. “A população confiou em nós com seus votos e espero que algumas mudanças na gestão sejam de grande valia para a nossa população. Mudamos o secretário de Educação e, se Deus quiser, teremos sucesso e estamos trabalhando a quatro mãos” comenta.

SECRETÁRIO DE OBRAS GELSON GUIMARÃES – Nesse ponto quem entra na conversa é o secretários de Obras, Gelson Guimarães. “Ser secretário ou vereador são duas missões árduas. Eu gosto de atender as pessoas, servir. E para isso tem que gostar de servir. Graças a Deus, eu recebi esse dom” diz o secretário de Obras.

Ele assumiu o cargo no dia 9 de fevereiro passado, sendo sabatinado por duas vezes na Câmara Municipal, onde os parlamentares indagaram o titular da Obras devido algumas situações que se verificam na cidade, entre elas a iluminação pública. “Quando fomos lá para falar sobre isso, as melhorias no setor já estavam quase todas prontas. Eu estava fazendo todo o levantamento com um funcionário da secretaria de Obras e os investimentos em melhorias na iluminação pública estão sendo feitos da melhor forma possível. Onde tivermos que colocar novos braços, já serão feitos com lâmpadas de Led” anunciou.

O prefeito Gustavo Sprotte complementou dizendo que a Prefeitura está realizando uma licitação para adquirir, em parceria com o Governo do Estado, 384 lâmpadas de Led.

Também, próximo ao aniversário da cidade, o município pretende trocar mais 210 lâmpadas, chegando a quase 70% de iluminação de Led na cidade. “Esse é um compromisso meu e da Gediana que pretendemos chegar a 100% da cidade com lâmpadas de Led em 2024 no município de Bandeirantes”.

Segundo ele, o município pretende trocar cerca de 600 lâmpadas no momento atual que se juntam às mais de 700 já trocadas. “Ai, vai faltar muito pouco para deixar a cidade iluminada e bonita com 100% de Led que será atingido com a realização de mais uma licitação” ressalta.

O secretário Gelson Guimarães volta ao bate-papo e fala da preocupação do produtor rural em escoar sua produção. “Sabemos também da preocupação dos munícipes com algumas vias urbanas da cidade, mas a Secretaria de Obras não tem parado, como disse o prefeito e a vice. Temos trabalhado das 4 da manhã às 2 da manhã. Meu celular fica ligado 24 horas para atendermos a todas as demandas” conta Gelson.

Ele diz que a equipe da Obras avalia tudo o que é apresentado. “Trabalhamos com manutenção corretiva, evitando que trechos fiquem intransitável. Antes que isso ocorra resolvemos porque tem o transporte escolar, tem o escoamento de safra, assim como têm casos que não são uma urgência” exemplifica. Devido ao alto índice de precipitação pluviométrica, Gelson diz que pontualmente a administração deixa de trabalhar com a manutenção corretiva e vai trabalhar quando chegar o período de estiagem.

“Falaram na Câmara que tínhamos o dobro do inventário de máquinas de 2009 e eu parabenizei o prefeito Gustavo Sprotte quanto a isso, por esse bom trabalho, essa confiança, esse crédito que recebemos” afirmou. Mas, para Gelson, esse número de veículos próprios municipais ainda não é o suficiente. “Enquanto não podemos fazer essa compra, vamos trabalhar com aluguel. Hoje a prefeitura conta com dois caminhões e estamos fazendo a licitação para mais dois ou três caminhões para que a prefeitura possa utilizar e a dinamizar os serviços oferecidos à população”.

Gelson Guimarães também elenca o trabalho de limpeza de lotes, que é uma questão de saúde pública. “Estamos fazendo o registro fotográfico, retirando a localização com GPS do lote para informar o proprietário que terá o valor de uma multa aplicada acrescido no seu IPTU” revela o secretário.

“Não paramos um dia de trabalhar. Lixo não é mais permitido; o cidadão não pode mais limpar o quintal e jogar na rua. Estamos retirando esse material e vamos trabalhar com agendamento. A pessoa que quer fazer a limpeza no terreno dela pode ter o suporte da Prefeitura que colocará uma caçamba para que a pessoa deposite o lixo nela e não mais na rua” explica para arrematar dizendo que a Prefeitura trabalhando com a desobstrução das ruas e calçadas, que são públicas e não do dono da casa ou do estabelecimento. “O direito de propriedade não é absoluto. Não podemos fazer o que queremos, temos que respeitar as normas públicas” relata.

O prefeito Gustavo Sprotte complementa dizendo que a gestão pública vai fazer a limpeza porque não deve deixar a cidade suja. Disse que já conversou com o secretário Gelson e decidiram estabelecer uma taxa a ser cobrada da população. “Desde 2021 que estou à frente da prefeitura e não parei de tirar lixo da cidade. Agora vamos panfletar e conscientizar a população de que se a gente se unir, vamos manter a cidade limpa” afirma.

PROJETOS – A administração municipal tem projeto para a construção de algumas praças públicas em terrenos da municipalidade. Um projeto a ser concluído no segundo semestre para o início de 2024. “A avenida Afonso Pena está com quase todo o projeto de drenagem pronto, mas com a quantidade de chuva que está caindo o pessoal não pode trabalhar” frisa o prefeito lembrando que faltam 300 metros de tubulação para concluir a obra de drenagem, possibilitando o início das obras do asfalto que vai ligar a avenida Afonso Pena à Rua Luís Flores.

“Temos do outro lado da BR, também, no bairro Nova Bandeirantes, 23 quadras de asfalto e a drenagem de 30 quadras, saindo do Sindicato, subindo até o Clube Serrado, dando a volta no Conjunto Denise Deko, passando na frente da Escola no Polo do CEMEI, virando na rua Padre Scampini, passando próximo à residência do vereador Mário e saindo de onde fizemos uma drenagem no fundo da Só Sal” explicou minuciosamente o prefeito ao falar sobre as 23 quadras que estão com as obras a todo vapor.

Ele disse que assinará a ordem de serviço para começar os trabalhos na Antônio Mario da Rocha, com recursos próprios. As obras terão início em maio. “São três frentes de asfalto que estamos tendo no município de Bandeirantes, mas com as fortes chuvas não tem como medir e não tem como fazer. Agora, com a estiagem, vamos começar e acredito que em setembro ou outubro já estaremos com tudo pronto para entregar à população”.

LEGISLATIVO E EXECUTIVO – Conclamado a comentar as relações entre os poderes Executivo e Legislativo, Sprotte diz que sempre manteve um bom relacionamento com a Câmara Municipal, não tendo deixado de atender no seu telefone ou no do gabinete nenhum dos vereadores bandeirantenses. “Eu sei que a população cobra deles, pois eles são a frente, assim como cobram o secretário de Obras que esteve lá respondendo”.

Gustavo Sprotte afirma que os demais secretários se foram chamados atenderão os vereadores para falarem de suas pastas.

O prefeito diz que está próxima entrada do ano político, da pré-campanha, período em que todo mundo tem direito a ser candidato a prefeito, vice-prefeito, vereador. “Também eu vou enfrentar as eleições junto com a Gediana e vamos para vencer. Hoje eu tenho um bom relacionamento com os vereadores. Temos um bom diálogo franco e trabalhamos com boa conversa” diz.

Gustavo diz entender a cobrança do eleitor em relação ao seu vereador. “Muitas vezes querem que resolvamos o problema na hora, mas eu vejo hoje um período crítico onde tivemos uma chuva de mais de 200 milímetros, então não paramos de limpar a cidade. A Secretaria de Obras não parou e não tem sido fácil fazer tudo ao mesmo tempo. Se a pessoa andar pela cidade, verá que fizemos 80 quadras de recapeamento, obras realizadas desde 2022. Então temos poucos buracos e vamos terminar 2024 com 70 quadras entregues de asfalto. Nossa administração será a que mais fez asfalto em Bandeirantes”.

TROCA DE SECRETÁRIOS – Gustavo Sprotte aponta trocas de secretários para atender necessidades da administração municipal. “Troquei o secretário de Educação, Pastor Humberto, pelo Lucas Soreano, e o secretário de Agricultura que agora é o Romario que é um funcionário de carreira, além do Gelson que agora é o nosso secretário de Obras” enumera.

Ele diz que as trocas foram feitas para que a gestão possa continuar as melhorias em todos os setores administrativos. “Trocamos também a Diretoria e Coordenadoria da Apae, com a saída do Lucas para a Agricultura. Acreditamos que todos vão fazer um bom trabalho e vão dar continuidade ao que foi deixado pelos gestores anteriores”.

“Minhas prioridades são terminar as obras em andamento de asfalto e o hospital e acredito que, em três meses, já entregamos o tão sonhado hospital para a população. Temos o dinheiro e precisamos que a empresa trabalhe de acordo com o esperado. O que é a nossa contrapartida com as empreiteiras estamos cumprindo” relata.

Em uma nova intervenção o secretário Gelson Guimarães diz que há um planejamento que já está sendo executado desde o primeiro dia e que vai garantir a manutenção preventiva e corretiva. “Fizemos a manutenção de várias bocas de lobo, obras de tapa-buracos, manutenção de vias e quem já pode e quem já teve a oportunidade de visitar os seus entes queridos no cemitério, pode ver as mudanças. Já tinha um trabalho feito pelo ex-secretário e eu dei continuidade, dei continuidade nas pontes e estivemos visitando locais da cidade que precisam de manutenção junto com o vereador Cícero” concluiu.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta