Conjuminando de mamando a caducando, com Barbosires, de 20/02/2024
C om centenas de fiéis na Catedral de Santo Antônio, no último domingo foi realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2024 que tem como slogan “Fraternidade e Amizade Social”. O importante evento Cristão foi coordenado pelo arcebispo metropolitano dom Dimas, que contou com o auxílio do pároco Vagner e do auxiliar imediato reverendo Solimar.
O festivo acontecimento contou com as presenças de centenas de fiéis e várias dezenas de padres, presbíteros, freiras, beatos e ministros da Eucaristia, consagrando o ato festivo e conclamando os irmãos para desfrutarem dos benefícios da Quaresma.
N as igrejas, de onde os párocos não compareceram para a solenidade realizada na Catedral, também foram realizadas as manifestações de abertura de “Fraternidade e Amizade Social”, cujo objetivo é proporcionar uma maior convivência das igrejas com todos os segmentos da sociedade.
J á começam a repercutir negativamente noutras nações o discurso “desconectado” do presidente Lula sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, quando compareceu a ação israelenses aos atos protagonizados por Hitler na segunda guerra mundial. Por causa das suas intromissões exageradas, a Nação de Israel lhe deu um puxão de orelhas e o diplomou como “persona non grata”. Este fato está tendo repercussão internacional. O embaixador brasileiro em Israel foi chamado para ouvir poucas e boas do governo israelense ante as considerações presidenciais consideradas nocivas aos bons relacionamentos entre nações. Em resposta, o governo brasileiro chamou de volta ao Brasil o seu embaixador em Israel, Frederico Meyer. O clima esquentou.
U m clima de discordâncias vem se registrando nas hostes petistas onde os líderes deputado estadual Zeca do PT e deputado Vander Loubet (PT) se opõem à candidatura da jovem deputada federal Camila Jara (PT/foto acima) à Prefeitura de Campo Grande. Ela, contudo, resiste e insiste em ser candidata, contrariando as orientações dos seus mais expressivos líderes. A novel deputada é leiga e imatura, por isso cremos que ela ainda tenha tempo para mudar de ideia.
M uitas candidaturas ainda poderão surgir durante o período pré-eleitoral. Enquanto isto, o nome do jovem deputado estadual João Henrique Catan (PL/foto acima) está crescendo em popularidade e poderá deslanchar com o apoio dos bolsonaristas. O nome do ex-deputado Capitão Contar (PRTB) também tem boa aceitação.
I ndiscutivelmente tudo o que está circulando agora poderá parar no ar ou ser levado pelos ventos políticos que são instáveis e podem fazer com que desapareçam tão rápido o quanto apareceram no cenário da disputa eleitoral que se avizinha.
N as bandas da Assembleia Legislativa, os ventos também não estão tão seremos. Prova disso foi a cassação do mandato do agora quase ex-deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) que deverá ter sua cadeira ocupada pelo ex-deputado estadual e presidente regional do PSB, Paulo Duarte. Ainda relacionado à Alems, houve a citação do deputado Neno Razuk (PSDB/foto acima) como organizador do jogo do bicho na Capital, motivo pelo que ele terá de se explicar junto ao Judiciário. Há quem afirme que estão querendo queimar o líder douradense, filho do ex-deputado Roberto Razuk e da ex-prefeita de Dourados, Délia Razuk.
A Câmara Federal, a Câmara dos Deputados e as câmaras municipais estão se articulando para a dança das cadeiras. Muitos dos dançarinos, se brincarem, vão encontrar todos os assentos ocupados e terão de voltar para casa.
N a última edição de Conjuminando, por um lapso de memória, este redator cometeu um erro crasso pelo qual pede desculpas aos leitores, vez que nosso princípio, meio e fim sempre foi o de divulgar exatamente a verdade dos fatos. Na homenagem merecida ao guerreiro jornalista J. Barbosa Rodrigues, ele que foi um dos integrantes da equipe de fundadores do “Correio do Estado”, esquecemo-nos de fazer a ressalva de que ele iniciou a carreira como jornalista, mas o patrimônio gráfico era de um grupo da UDN (partido da época), do qual ele era parceiro e conselheiro político e pelo seu denodado trabalho adquiriu o jornal das mãos dos ex-governadores José Manoel Fontanilhas Fragelli e Wilson Barbosa Martins. Que nos desculpem os leitores pela informação incompleta veiculada na edição passada.
D eus queira que, além do que estamos passando de dificuldades para a sobrevivência com os aumentos, não sejam prolongadas as guerras que estão ameaçando nos deixar em falta de alimentos e produtos de primeira necessidade. Alguns países já estão se prevenindo com silos e outros tipos de armazéns, a exemplo da Noruega. Que Deus nos acuda!
O grupo bolsonarista de MS está se organizando para participar no próximo domingo, em São Paulo, de uma grande concentração política e democrática. Vários deputados e outras lideranças já confirmaram presença.