Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 23/9/2023

C onjuminando de Mamando a Caducando, numa análise sobre o crescimento progressivo da mulher sul-mato-grossense na política, observou que as “barras de saias” estão avançando muito em número em suas conquistas pelas várias esferas do poder. Isso não é de hoje, vez que nos idos de 1960 já marcavam presença no cenário político Dona Maria Roma e a Professora Oliva Enciso (foto à esquerda), primeira deputada pelo antigo Mato Grosso, representando o Sul do então Estado uno. Isto aconteceu quando mulher na política, para os machistas, era sinônimo de atrevimento propriamente dito ou intromissão, pois os meios políticos conservadores boicotavam as aspirações femininas em qualquer área do poder.

O pioneirismo das citadas, dentre outras como Maria Nazareth, em Cuiabá, despertou mais na frente tomadas de posições por parte de dezenas de mulheres bem sucedidas na arena política, dentre as quais aqui no Estado podemos citar Marilu Guimarães que foi vereadora, deputada estadual, deputada federal e vice-prefeita de Campo Grande; Nelly Bacha (foto à direita), vereadora e primeira prefeita de Campo Grande; Marilene Coimbra, vereadora e deputada estadual; Mara Caseiro, hoje deputada estadual, depois de ser vereadora e prefeita de Eldorado; Marisa Serrano, vereadora, deputada federal, vice-prefeita de Campo Grande, senadora e conselheira do Tribunal de Contas; Rose Modesto, vereadora, vice-governadora do Estado, deputada federal e atual superintendente da Sudeco; Tereza Cristina, secretária de estado de Agricultura, deputada federal, ministra da Agricultura do Governo de Jair Bolsonaro e atual senadora; Simone Tebet, deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora de Mato Grosso do Sul, senadora da República e atual ministra do Planejamento e Orçamento do Governo Lula, e Adriane Lopes, vice-prefeita e agora prefeita da nossa Capital, entre outras mulheres de brilho como as que estão se destacando agora como as deputadas estaduais Gleice Jane e Lia Nogueira e a deputada federal Camila Jara. Claro que aqui não citamos inúmeras outras personalidades femininas que têm feito a diferença no cenário político estadual. A verdade é que as mulheres devagar, devagarinho vão dando um susto em uma boa parcela do segmento político masculino que, se continuar dormindo no touca, vai acordar de bermuda para não dizer de calça curta.

N o lar do nosso amigo Serginho da Tabacaria Principal do Mercado Municipal, estão ainda comemorando festivamente o aniversário da sua querida esposa Marisley. Os festejos ficaram sob o comando da filha vitória e do genro Wesley e demais familiares (foto à esquerda). Parabéns!

J untamente com o renomado jornalista Valdemar Hosano, ex-assessor de Comunicação do saudoso Ramez Tebet e de outras entidades como o Procon/MS, este articulista teve a  grata satisfação de visitar, como sempre faz prazerosamente, o grande guerreiro e conceituado jornalista Jota Menon para quem em orações os familiares e amigos rogam a Deus pelo seu restabelecimento.

U m flagrante da nossa visita ao nosso colega. Essa foto (à direita) tem um significado muito grande porque representa uma amizade que já passou a casa dos 40 anos entre este colunista e os colegas Jota Menon e Valdemar Hosano.

M uito movimentada a semana política em Mato Grosso do Sul com as presenças do ex-presidente da República Michel Temer e da ministra do Planejamento e Orçamento do Governo Lula, a nossa Simone Tebet. Ambos vieram somar em favor do projeto já em andamento da Rota Bioceânica que transformará Mato Grosso do Sul no mais importante corredor de exportação de commodities brasileiras para os países asiáticos e do Oriente Médio.

I mportante para nós foi o ex-presidente destacar o conceito de Simone Tebet no cenário nacional colocando-a como a mais importante figura do governo do presidente Lula. Conjuminei.

N o Brasil, em especial nos estados do Sul e do Centro-Oeste, a população tem sofrido muito com as mudanças climáticas inesperadas, e mesmo com as anunciadas que trazem tempestades jamais vistas. O problema é que as autoridades responsáveis pela área não têm sido capazes de encontrar mecanismos para ao menos minimizar os efeitos dos eventos climáticos adversos. Infelizmente, faltam mecanismos tecnológicos sofisticados que não estão implantados porque não há recursos para tal, e quando um recurso aparece é mal aplicado, fatos que vêm ocorrendo desde administrações passadas e até agora, infelizmente. Planejamento prévio no investimento em infraestrutura seria a garantia certa de proteção às comunidades localizadas em áreas de riscos.

A s classes ligadas às comunicações, à polícia, à cultura e à assistência social tiveram no início da semana a despedida irreparável e insubstituível do jornalista e imortal da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Antônio João Hugo Rodrigues (foto à esquerda). Ele, mesmo não sendo afoito aos holofotes nem às fantasias sociais e políticas, por trás das cortinas discretas promoveu muitas entidades através da Fundação Barbosa Rodrigues que foi fundada pelo também benemérito cidadão José Barbosa Rodrigues, seu pai que foi fundador também do jornal Correio do Estado. Nos últimos anos, o jornalista Antônio João dirigiu e dinamizou a Fundação Barbosa Rodrigues aumentando o número de músicos de sua orquestra. Os operarianos, como este articulista, agradecem e oram por ele pelo que foi feito no clube durante sua gestão. Uma coisa ficou marcada em sua vida: ele foi bom amigo, bom colega e bom patrão. Descanse em paz, amigo Antônio João!

N os meios políticos, acenam com mais um nome forte dentre os tantos que já estavam no páreo, como a própria prefeita candidata à reeleição. Trata-se do nome badalado por merecimento da senadora Tereza Cristina.

D eus queira que ela não aceite, pois tem chances mais altas nas eleições para governador e presidente da República, pois conquistou lastro e cacife nesses patamares. Se ela sair candidata a prefeita não tem pra ninguém, mas ela estaria queimando oportunidades maiores.

O nome da consagrada e renomada jurista humanista desembargadora Jaceguara Dantas Silva (foto à direita) vem repercutindo favoravelmente para sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é detentora de todos os títulos e de comprovada competência devido sua luta em defesa dos direitos humanos, da preservação do meio ambiente e da igualdade racial. Seu nome tem recebido apoio da OAB/MS, de inúmeras Ongs, fundações, institutos e de outros órgãos superiores que defendem com justiça a qualidade de vida humana. Conjuminando de Mamando a Caducando espera que ela galgue essa nova e merecida graduação.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta