Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 16/09/2023

prefeito Marcelo Iunes – Município de CorumbáC om muito aperreio e desalento a nossa querida Cidade Branca, Corumbá, iniciou a semana com chuvas torrenciais e outras anomalias desastrosas, culminando com tempestade e morte na região. O trágico acontecimento movimentou o prefeito Marcelo Iunes (foto acima) e outras autoridades locais para os primeiros socorros e outros atos de atendimento às pessoas atingidas pelo fenômeno natural. A solidariedade dos corumbaenses e de pessoas de outras regiões minoraram os danos e sofrimentos. Se Deus permitir, tudo em breve estará resolvido.

O utros municípios da região de fronteira, como Ponta Porã, também sofreram os efeitos das intempéries que se repetem nesta época, seguida e crescentemente. Em alguns casos os causadores é a falta de estruturas urbanísticas, mas, na maioria dos casos, é a força da Natureza contra as ações humanas que constroem pontes, rodovias e outras obras sem terem as estruturas necessárias e muito menos respeito ao meio ambiente. Com a palavra os construtores do mundo, para não dizer as autoridades.

N os meios intelectuais estão circulando os belos e consagrados volumes de “Poesia Mulher”, cuja edição está esgotada e vai ser reeditada em breve por uma editora do exterior que escolheu dentre inúmeras publicações renomadas a do nosso companheiro jornalista, turismólogo, poeta e escritor consagrado Edson Contar. Já lemos a obra autografada pelo autor e sugerimos aos que gostam de leitura sadia e de classe que leiam e releiam. Em síntese, aconselho adquirir o brilhante compêndio.

J á foi aprovada a construção do maior hospital veterinário das Américas na Cidade Morena que sempre primou pelo bem estar da população no setor de saúde tendo como exemplos a Santa Casa, o Hospital da Cassems, Hospital Universitário, Hospital Regional, Hospital da Unimed, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Hospital do Amor, Hospital Adventista, Hospital São Julião, Hospital do Pênfigo, Maternidade Cândido Mariano, entre tantos outros. Vem agora essa bela iniciativa dos governantes de construir um suporte mais seguro para os animais. O ato demonstra a preocupação das autoridades em valorizar o bem-estar da sociedade, dispensando atenção especial também aos chamados animais domésticos.

U m estado que precisa ser olhado e atendido pelo Governo Federal que está negligenciando nos socorros imediatos é o Rio Grande do Sul que está passando por uma das maiores calamidades de sua história e que é provocada por ciclones extratropicais. As autoridades do poder central ainda não acudiram a população sofrida como ela precisa e merece.

M uitas entidades de Campo Grande, como já dissemos em matérias anteriores, têm tido um belo papel no assistencialismo social como o caso de clubes prestadores de serviços como o Lions, o Rotary, a Maçonaria e outras organizações não governamentais. Esses órgãos têm atuado para minimizar o sofrimento das classes sociais menos favorecidas. Infelizmente alguns setores, como o trânsito, e ações individualizadas, como o vandalismo praticado pelos drogados, continuam a ser um entrave. Parece-nos que falta algo mais sério para acabar com os pequenos assaltos, roubos e desastres com veículos automotores. As multas continuam alta, mas o que precisamos são de ações práticas com fiscalização efetiva para evitar as mortes. 

I nfelizmente parece que tem mais guardas, policiais e fiscais nos gabinetes dos políticos ou em repartições do que nas ruas orientando, educando e até punindo os infratores.

N o último dia 12, a microempresária Cleonice Barbosa de Oliveira (foto acima com familiares) que teve sua família aqui em Campo Grande, onde criou seus filhos, comemorou sua data natalícia com familiares na Praia de Ponta Negra, em Natal (RN), onde tem o seu instituto de beleza e comércio de cosméticos. A propósito, o articulista de Conjuminando, que é irmão da festejada, e o editor do DSM, jornalista Jota Menon, já passaram dias festivos recepcionados e hospedados pela anfitriã Cleonice.

A notícia mais importante e gratificante em Campo Grande nesta semana foi a dando conta que a Prefeitura prevê contratar 1.500 profissionais para o sonhado Hospital Municipal que ainda falta na nossa progressista Cidade Morena. No entanto, existe uma parcela de políticos que está questionando e até certo ponto criticando a iniciativa da construção do Hospital Municipal em nossa Capital. Pode?

Grupo Sampri - LETRAS.MUS.BRN o cenário musical sul-mato-grossense, sempre surgem novos grupos ou duplas musicais que se projetam e cantores solos, como Almir Sater e Michel Teló, dentre outros, que atravessam as fronteiras estaduais e fazem sucesso Brasil afora. As irmãs que formam o trio Sampri (foto acima) são animadíssimas divulgadoras da MPB e de diversificado repertório. O trio tem crescido bastante e sido contratado para importantes eventos. As três irmãs dominam o palco com bons ritmos e muita simpatia. Parabéns ao Sesc e outras entidades que prestigiam os astros da terrinha.

D eus queira que as tempestades violentas com chuvas torrenciais e ventos devastadores não voltem a atingir o nosso país.

Na tentativa de retornar à Alems, Junior Mochi é pré-candidato a deputado  estadualO projeto do deputado estadual Júnior Mochi (MDB/foto acima) integrando ao nome de Mato Grosso do Sul o slogan Estado do Pantanal agradou muito aos que querem aproveitar as raízes com uma identificação regional. Mas, de outro lado aparecerem opositores que acham que a lei não será sancionada pelo governador Eduardo Riedel. Vamos aguardar para então conjuminar.

 

 

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta