Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 09/10/2023

C onjuminando de Mamando a Caducando e a nossa equipe abrem a coluna com os corações doloridos de profundo luto. Trata-se da leitora e amiga Emerinda Barreto que foi convocada para sua eterna morada no paraíso divino, despedindo-se de nós e nos deixando imensa saudade. Além de reconhecida parteira, Emerinda foi exímia dona do lar, tendo morado no lar deste articulista por 50 anos, ajudando a sua saudosa companheira Ana cuidar dos cinco filhos do casal. A ela, só Deus pode pagar pelos cuidados pela família. Mas nós temos sentimento e gratidão e vamos orar para ela ser bem acolhida na nova morada.

O público infantil e os jovens que apreciam a literatura de cordel na região da Grande Dourados, muito em breve terão em mãos uma valiosa coleção lançada pela cordelista Aurineide Alencar (foto de Maritô do Céu à direita), paraibana, atualmente considerada sul-mato-grossense. Ela já proporcionou muitas alegrias ao público adulto.

N esta quarta-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que autoriza venda de plasma humano, um dos componentes do sangue utilizado na produção de novas tecnologias de tratamento de saúde e de medicamentos. A aprovação da referida PEC está gerando muita polêmica por ser considerada prejudicial, principalmente aos mais carentes. Depois de aprovada no Senado, a PEC segue para a Câmara Federal onde precisa ser aprovada por dois quintos da Casa, sem emendas, para ser enviada à sanção do presidente Lula. Especialistas da Fiocruz são do entendimento de que a aprovação da referida emenda constitucional pode gerar vários riscos. A comercialização do plasma pode trazer impactos altamente negativos nas doações aos bancos de sangue como o nosso Hemosul. Ainda está em tempo de se rever esse que pode ser um grande retrocesso à manutenção de estoque nos bancos de sangue brasileiros.

J á estão pipocando manifestações insatisfeitas por parte de várias entidades sociais que podem prejudicar o projeto de reeleição do senador Nelsinho Trad (foto à esquerda). Vamos esperar para então conjuminar.

U ma alegria muito grande foi a festinha surpresa para a aniversariante Maria Lima feita especialmente para comemorar neste sábado os seus longínquos 80 anos. As visitas ilustres foram da sua irmã Mirna, sua sobrinha Cristiane e o esposo Augusto, que representaram todos os demais familiares. Na foto à direita os que vieram da Casa Verde, este colunista e sua companheira Marilza Barbosires, também irmã de Maria Lima.

M uitas conversas movimentam os bastidores da política em busca de acordos que viabilizem coligações ou federações partidárias fortes com vistas à sucessão da atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) que, por sinal, também já se articula buscando apoio à sua almejada reeleição. Segundo o ex-senador Waldemir Moka (foto à esquerda), presidente estadual do MDB, no seu partido a decisão passará pelo crivo do ex-governador André Puccinelli. Ele fala que o partido quer ter candidatura própria, mas não descarta a possibilidade de integrar uma coligação.

I nfelizmente o calor abrasante que está se verificando em todo o país já está prejudicando sensivelmente a saúde humana. Nosso conselho é para que nossos leitores bebam muita água para correrem risco de sofrerem uma desidratação e usem protetor solar para evitar danos à pele.

N os mais diversos pontos do Brasil muita gente já morreu em função das elevadas temperaturas. Quem avisa, amigo é!

A s entidades religiosas que pregam e praticam os sentimentos do amor às nossas vidas estão se movimentando para a realização da caminhada contra o aborto. Pastores de várias entidades evangélicas e outras entidades que conservam as Leis Divinas do “crescei e multiplicai-vos” estão integradas na comunhão pela preservação da vida e não pela destruição da vida ainda na fase de concepção.

N este esforço cristão, Dom Dimas Lara Barbosa (foto à direita), que é um dos participantes da campanha e caminhada contra o aborto, está em franca atividade na qualidade de Chefe da Igreja Católica no âmbito da Arquidiocese de Campo Grande.

D eus queira que os parlamentares se inspirem nos princípios da cristandade e votem contra o famigerado projeto.

O assunto que mais repercutiu favoravelmente na primeira semana deste mês foi a realização de mais uma campanha Outubro Rosa. O Hospital de Câncer e outras instituições que cuidam da saúde de uma maneira geral, e especialmente os especialista em Oncologia, estão se desdobrando e dando conta do recado. Parabéns à classe médica e a todas as demais categorias que lutam pela vida humana.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta