Politicando com Jota Menon de 21 de novembro de 2023

DESRESPEITO – Existem atitudes que nem Sigmund Freud, no auge de suas interpretações psicológicas, conseguiria explicar. Depois de atuar por 15 anos no Mercado Municipal, animando as manhãs de sábados e domingos com o melhor da música brasileira, o multiartista cassilandense Paulo Prado (à esquerda foto do single “Mês de Junho”, lançado em dezembro passado no Mercadão) está sendo descartado pela direção da associação que administra o condomínio.

SEM EXPLICAÇÃO – A informação que se tem é de que no fim da semana retrasada Paulo foi comunicado, sem qualquer explicação, de que não precisava comparecer ao local de trabalho. O mesmo ocorreu no fim da semana atrasada e em seguida, na semana passada, consolidando uma “demissão sem justa causa” e, acima de tudo, inexplicável.

DESFILE DE ASTROS – As apresentações matinais de Paulo Prado no Mercadão sempre contaram com uma ou outra palhinha de artistas da terra e até de astros nacionais. Entre os muitos astros que passaram pelo local podemos elencar Delei, de sucessos nacionais gravados com Dorivan; Guarani, de famosa formação com Tostão; Castelo, que escreveu seu nome na história da música regional com o Mansão, o grande comunicador e cantor Zedu, o consagrado músico e cantor solo Santiago Lima e o Manoel que canta com Joaquim, dupla pioneira na gravação da música “Boate Azul”. Sem falar dos amigos Feiz, Vadico, Vanildo e Seu Afonso sempre dispostos a cantar uma canção ao lado do Paulo.

COVARDIA – Sintetizando o assunto: o que estão fazendo com o Paulo Padro é uma grande covardia e o Tempo, senhor da Razão, fará justiça aos que se sentem acima do bem e do mal.

SHOW MACABRO – O show da mega star Taylor Swift no Rio de Janeiro teve resultado tenebroso para os fãs de Mato Grosso do Sul. Ana Clara Benevides, de 23 anos, da cidade de Pedro Gomes, e o campo-grandense Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, perderam a vida na Cidade Maravilhosa num fim de semana que será de amargas lembranças.

ANA CLARA – A jovem universitária Ana Clara Benevides (foto à direita) morreu no show da cantora Taylor Swift, segundo mostra o laudo médico, de pequenas hemorragias pulmonares. Ela desmaiou logo na segunda música do primeiro dia de apresentação de Taylor Swift (17/11) e, apesar dos esforços de bombeiros e amigos, não resistiu. Com o calor que provocou sensação térmica de 59 graus, Ana teria morrido de insolação e desidratação. O corpo da universitária foi sepultado nesta terça-feira (21), em Pedro Gomes, a 303 quilômetros de Campo Grande.

GABRIEL – Já o estudante de engenharia aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos (foto à esquerda) foi ao Rio de Janeiro ver o show da mega star e acabou assassinado com uma facada, enquanto dormia em Copacabana. Sua mãe, Inês Mongenot é secretária-adjunta na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande e está muito abalada com a morte do filho único. “Ela só se deu conta da morte do Gabriel quando o corpo chegou em Campo Grande”, disse seu primo, o advogado Guilherme Mongenot. O sepultamento ocorreu na tarde desta terça-feira, 21, no Cemitério Santo Antônio. Triste. Duplamente triste!

O LADRÃO ENTRA… Horas após a morte da estudante sul-mato-grossense Ana Clara Benevides Machado, durante o show da cantora norte-americana Taylor Swift, na noite da sexta-feira passada (17), o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) anunciou que quer tornar lei a distribuição obrigatória de água em eventos e estabelecimentos comerciais.

O DONO PÕE TRANCA NA CASA – É sempre assim no Brasil. É preciso que a tragédia aconteça primeiro para as autoridades tomarem medidas para sanar problemas que numa sociedade democrática nem deveriam existir.

PROBLEMA ANTIGO – Nos estádios espalhados pelo Brasil, há décadas as empresas organizadoras proíbem a entrada de água durante as partidas de futebol. Da última vez que este colunista esteve em Presidente Prudente vendo um jogo do Palmeiras, foi necessário guardar a garrafa d’água e a guampa de tereré num barzinho próximo ao estádio para poder entrar no estádio e assistir ao jogo.

CONDENADOS – O ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo César Lima Silveira, o Paulo Tucura, e o também ex-prefeito, mas, na época dos crimes, assessor informal, Roberson Luiz Moureira (foto à direita), foram condenados por crime de responsabilidade. Além da prisão, deverão pagar R$ 70 mil de indenização. A prisão deve ser em regime aberto, porque ninguém é de ferro.

FAVORITO – Apesar da condenação, o ex-prefeito Roberson Moureira anda rindo de orelha a orelha. É que, como nenhuma condenação foi confirmada em instância superior, Roberson continua elegível e as pesquisas mostram que ele é o preferido do eleitorado da cidade que mais cresce em Mato Grosso do Sul. Durma-se com um barulho destes.

ENROLADO – Outro que anda mais enrolado que maçaroca é o ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB/foto à esquerda). Vira e mexe, a Justiça enfia o nome dele num imbróglio, mas não tem nada que afete a sua imagem. Uma espécie de semideus para o povo de Costa Rica, Waldeli é outro pré-candidato que só aguarda a eleição para chegar ao comando da Prefeitura de sua cidade… e pela quinta vez.

ESQUENTA – Não será apenas a meteorologia que marcará tempo quente nos próximos meses. A aproximação do período eleitoral também esquentará o clima nas casas legislativas, onde os debates serão mais acirrados entre defensores de candidaturas antagônicas.

HORA DA VERDADE – Na virada do ano e findo o recesso parlamentar, os analistas políticos poderão ter uma melhor noção de como se comportarão as representações partidárias, principalmente na Assembleia Legislativa. No Palácio Guaicurus, se fosse mantida a posição do pós-eleição 2020, certamente o ex-presidente Jair Bolsonaro seria maioria entre os 24 deputados estaduais.

MUITA COISA MUDOU – Salvo os parlamentares que firmaram posição em favor de Bolsonaro desde o primeiro dia do atual mandato, Coronel Davi, João Henrique Catan e Rafael Tavares, e os parlamentares de posição sempre conhecida, os petistas Pedro Kemp, Grace Jane e Zeca do PT, os demais 18 deputados estaduais, divididos em vários partidos, deverão se posicionar somente após as primeiras definições de candidaturas à Presidência da República.

NÃO É TÃO RADICAL – O presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente eleito, Javier Milei, se reuniram pela primeira vez, nesta terça-feira (21), para tratar do processo de transição no poder (foto à direita). De acordo com comunicado oficial emitido pela Presidência da Argentina, o encontro aconteceu na Quinta de Olivos, residência oficial do presidente, em Olivos, na região de Buenos Aires. O encontro mostra mais uma vez que o discurso radical nem sempre representa a real personalidade de um político.

BOAS RELAÇÕES – Analistas políticos dos principais meios de comunicação do país são do pensamento que não passaram de bravatas as afirmações de Javier Milei em relação ao presidente Lula. É só esperar a poeira baixar e a diplomacia bilateral se encarregará de passar um pano e restabelecer o clima de parceria que sempre reinou em Brasil e Argentina.

JOGOS ATRASADOS – Estamos aguardando os jogos da quinta-feira, especialmente o que envolve o Fortaleza e Botafogo, para ver, enfim, a real tábua de classificação do Brasileirão. Se o Glorioso vencer, reassume a liderança do campeonato por um ponto de diferença. Se empatar, o Palmeiras continuará líder pelo saldo de gols. Se perder, o Verdão mantém os dois pontos de diferença na liderança do certame. O outro jogo atrasado da quinta-feira envolve Bragantino e Flamengo.

VIVA O PORCO – Não quero nem saber. Meu Verdão vai ganhar os quatro jogos que lhe restam – Fortaleza, no Ceará, América e Fluminense, no Alianz Park, e Cruzeiro em BH – e vai ser campeão porque o concorrente direto, o Botafogo, não dá conta de vencer os cinco jogos que tem. Então, viva o Porco! E é bom a concorrência ir se acostumando com o termo duodecacampeão que só o meu Verdão pode ser! E viva, de novo, o Porco!

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta