História de Poder: 2º Estado mais jovem do Brasil, MS já foi governado por 12 homens

Estado foi criado há 46 anos e os três primeiros governadores foram nomeados por militares
Em 1º de janeiro de 1979, Harry Amorim Costa é empossado governador no Teatro Glauce Rocha (Foto: Arquivo/Governo de MS)Em 1º de janeiro de 1979, Harry Amorim Costa é empossado governador do Estado no Teatro Glauce Rocha (Foto: Arquivo/Governo de MS)
Com Cassia Modena

Do Campo Grande News

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado mais jovem do Brasil, ficando atrás apenas do Tocantins. o Estado foi criado pela Lei complementar 31, assinada em 11 de outubro de 1977, sendo desmembrado de Mato Grosso e se tornando efetivamente independente a partir de 1º janeiro de 1979. Já são 46 anos desde a criação.

A história de poder em Mato Grosso do Sul começa com a nomeação de Harry Amorim Costa, da Arena (Aliança Renovadora Nacional), como seu primeiro governador. Não houve eleições. A indicação dele foi feita durante a ditadura militar, quando o País era presidido pelo general Ernesto Geisel, o mesmo que assinou a Lei Complementar número 31.

Atualmente, o Estado é chefiado por Eduardo Riedel, eleito no pleito de 2022. O atual chefe do Executivo é filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e cumpre o primeiro mandato.

Considerando os eleitos direta ou indiretamente, e também um governador interino que ocupou o cargos duas vezes, Mato Grosso do Sul teve em sua história 12 governantes. Desses, seis estão vivos.

Confira um a um na galeria abaixo:

Harry Amorim Costa

Harry Amorim assina termo de posse (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Harry Amorim assina termo de posse (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Gaúcho de Cruz Alta, nasceu em 23 de maio de 1927 e morreu em 19 de agosto de 1988. Formou-se em engenharia civil.

Governou entre 1º de janeiro de 1979 e 12 de junho de 1979. Foram só cinco meses e 11 dias na chefia do Executivo antes de ser demitido por desagradar a oposição ao nomear um secretariado enxuto e técnico.

Quando morreu, em 1988, em um acidente na BR-262, exercia o mandato de deputado federal pelo PMDB (hoje MDB).

Londres Machado

Londres Machado é deputado estadual atualmente (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Londres Machado é deputado estadual atualmente (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

É natural do município sul-mato-grossense de Rio Brilhante. Tem 81 anos.

Foi governador interino após a demissão de Harry Amorim, entre 12 de junho e 30 de junho de 1979. Foram apenas 17 dias no cargo. Assim, como o primeiro governador, era filiado ao Arena.

Mais tarde, voltou a ser interino por mais 10 dias: de 28 de outubro até 7 de novembro de 1980.

Atualmente integra o PP (Partido Progressista) e cumpre o 13º mandato como deputado estadual de Mato Grosso do Sul.

Marcelo Miranda Soares

Segundo da lista de governadores nomeados, foi precedido por Harry Amorim e o interino Londres Machado (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)Segundo da lista de governadores nomeados, foi precedido por Harry Amorim e o interino Londres Machado (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)

Nasceu em Uberaba (MG) e também é formado em engenharia civil. Tem 84 anos.

Nomeado pelo general João Baptista Figueiredo, último presidente da era dos militares, Marcelo Miranda governou entre 30 de junho de 1979 e 28 de outubro de 1980. Ficou pouco mais de um ano no cargo ocupado por indicação da Presidência. À época, era filiado ao PDS (Partido Democrático Social). Também “caiu” por desagradar a oposição, muito forte, à época no Estado.

Na eleição de 15 de novembro de 1982, Marcelo se elegeu senador da República, ficando no cargo até 15 de março de 1987, quando renunciou ao mandato por ter sido eleito governador, desta feita pelo voto popular, em 15 de novembro de 1986. Seu lgar no Senado foi ocupado por João Totó da Câmara.

Ele também foi prefeito de Campo Grande. Atualmente, não está na política.

Wilson Barbosa Martins 

Wilson Barbosa Martins viveu 100 anos e foi o 1º eleito diretamente (Foto: Arquivo/Governo de MS)Wilson Barbosa Martins viveu 100 anos e foi o 1º governador do Estado de MS eleito diretamente (Foto: Arquivo/Governo de MS)

Natural de Campo Grande, ainda no Mato Grosso Uno, morreu aos 100 anos, com a cidade sendo a capital Mato Grosso do Sul. Era formado em Direito e, além de advogado, foi professor.

Participou da campanha Diretas Já! para a Presidência da República como senador da República, mas antes foi o primeiro governador eleito pelo voto dos sul-mato-grossenses.

Cumpriu mandato de 15 de março de 1983 até 14 de março de 1986 e, depois, de 1º de fevereiro de 1995 até 1º de fevereiro de 1999. Foram mais de sete anos no poder.

Fundou o UDN (União Democrática Nacional) no Estado e depois se filiou ao atual PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) sigla que só deixou por um curto período quando era senador para ajudar o grupo liderado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a fundar o PSDB. Logo depois de se tornar fundador do PSDB, voltou ao PMDB (hoje MDB), pelo qual se elegeu governador pela segunda vez e nele permaneceu até morrer.

Ramez Tebet

Ramez Tebet foi o 2º político de MS a presidir o Senado Federal (Foto: Roosevelt Pinheiro/Agência Senado)Ramez Tebet foi o 2º político de MS a presidir o Senado Federal (Foto: Roosevelt Pinheiro/Agência Senado)

Nasceu em Três Lagoas e morreu aos 70 anos, em Campo Grande. Foi advogado, sociólogo e professor.

Assumiu o cargo de governador entre 15 de março 1986 e 15 de março de 1987, pelo período exato de um ano, substituindo Wilson Martins que renunciara para concorrer ao Senado.

Era filiado ao MDB pelo qual foi eleito senador nas eleições de 1994. Presidiu o Senado Federal no biênio 2002/2004. Foi ministro da Integração Nacional no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Antes, ao iniciar a carreira, foi prefeito de Três Lagoas, secretário de estado de Justiça e deputado estadual Constituinte, sendo o relator da primeira Constituição do Estado promulgada em 1989. Foi eleito ao Senado pelo período de 2003/2011, mas faleceu em 17 de novembro de 2006. Sua cadeira foi ocupada pelo seu suplente, o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Valter Pereira, também do MDB.

Pedro Pedrossian

Pedro Pedrossian foi governador por três vezes (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)Pedro Pedrossian foi governador por três vezes (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

Engenheiro civil, Pedro Pedrossian nasceu na cidade de Miranda. Governou Mato Grosso/Mato Grosso do Sul do Sul por três vezes. Morreu em 2017, aos 89 anos.

Seu primeiro mandado se deu ainda pelo Mato Grosso ainda indiviso. Ele se elegeu governador democraticamente pelo PSD ao derrotar Lúdio Martins Coelho da UDN.

Em 1978, se elegeu senador da República, mas renunciou ao mandato em 1980 para ocupar o cargo de governador, nesse segunda vez indicado também pelo ex-presidente da República, general João Baptista Figueiredo. Ocupou o cargo entre 7 de novembro de 1980 e 15 de março de 1983, governando o Estado por pouco mais de dois anos.

Em 1990 foi eleito pelo voto direto para ser governador pela terceira vez na vida e pela segunda vez em Mato Grosso do Sul. Ele ficou no Governo no período de 1º de fevereiro de 1991 e 1º de fevereiro de 1995.

Autor de obras e projetos emblemáticos como UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o seu Estádio Morenão, Parque dos Poderes e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ele foi também uma das primeiras lideranças políticas a proporem saídas do Estado para a Ásia pelo Pacífico, projeto hoje em andamento sob a denominação de Rota Bioceânica.

José Orcírio Miranda dos Santos 

"Zeca do PT" cumpre mandato como deputado estadual atualmente (Arquivo/Kísie Ainoã)“Zeca do PT” cumpre mandato como deputado estadual atualmente (Arquivo/Kísie Ainoã)

Nascido em Porto Murtinho, José Orcírio Miranda dos Santos, tem 73 anos e é formado em Direito. Atualmente, é deputado estadual pelo PT (Partido dos Trabalhadores) e está aposentado da profissão de bancário.

Mais conhecido como “Zeca do PT”, ele governou Mato Grosso do Sul por oito anos, durante dois mandatos. Tomou posse em 1º de fevereiro de 1999 e em 1º de fevereiro de 2003, no segundo, permanecendo no cargo até 31 de janeiro de 2007.

Antes de ser governador, foi deputado estadual por dois mandatos (1991/1998). Após se eleger governador, foi vereador em Campo Grande (2009/2012) e deputado federal (2013/2017). Concorreu à prefeitura de Campo Grande em 1996, sendo derrotado por André Puccinelli pela diferença de 411 votos. Na eleição de 2018, tentou o Senado da República, mas não obteve êxito. Em 2022 retornou à Assembleia Legislativa onde começou a sua carreira política.

André Puccinelli 

Puccinelli foi o primeiro governador de MS nascido em outro país (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)Puccinelli foi o primeiro governador de 2007 a 2014 (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Natural de Viareggio, na Itália, André Puccinelli tem 75 anos e é médico formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Governou Mato Grosso do Sul por oito anos, em dois mandatos que iniciaram em 1º de fevereiro de 2007 e terminaram em 1º de fevereiro de 2015. Era, à época, e ainda é, filiado ao MDB.

Foi prefeito de Campo Grande por oito anos (1997/2000-2001-2004). Antes, foi secretário municipal de Saúde, deputado estadual por dois mandatos (1995/1999 e 1999/2003) e deputado federal (2003/2005). Tentou voltar ao cargo de governador nas eleições de 2022, mas não se elegeu.

Reinaldo Azambuja

O último ex-governador de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)O último ex-governador de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Natural de Campo Grande, tem 60 anos e é agropecuarista com base em Maracaju. Seu partido é o PSDB.

Foi governador de Mato Grosso do Sul também por dois mandatos. Assumiu em 1º de fevereiro de 2015 o cargo pela primeira vez e o deixou em 1º de janeiro de 2023, entregando ao sucessor que ajudou eleger, Eduardo Riedel.

Antes, de ser governador ele foi prefeito de Maracaju por dois mandatos, deputado estadual e deputado federal.

Eduardo Riedel

Atual governador de MS (Foto: Arquivo/Alex Machado)Atual governador de MS (Foto: Arquivo/Alex Machado)

É natural do Rio de Janeiro (RJ) e tem 54 anos. Cursou bacharelado em Biologia, se especializou em administração e é empresário do setor rural com base em Maracaju. Como já citado, é filiado ao PSDB.

Tomou posse como governador em 1º de fevereiro deste ano e deve encerrar o mandato em 31 de janeiro de 2027.

Riedel não teve experiência anterior em cargos eletivos. Venceu a a primeira eleição que concorreu na que foi considerada  a disputa mais acirrada pelo Governo do Estado, obtendo 56,90% dos votos válidos no segundo turno. (Com informações do Campo Grande News).

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta