Em entrega de carteiras, Presidente Mansour destaca o compromisso da instituição com a advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu aos seus quadros cinco novos advogados (as) e quatro estagiários (as), em cerimônia de Entrega de Carteiras realizada no auditório, na manhã desta segunda-feira (30). Ao discursar, o Presidente Mansour Elias Karmouche destacou o compromisso da instituição com os seus profissionais.

“A Ordem dos Advogados tem um trabalho inesgotável e permanente: garantindo as prerrogativas profissionais para que vocês exerçam as atividades de forma livre e que possam defender a cidadania e o estado democrático de direito. Garantindo também honorários dignos e justos para essa nossa fonte de sobrevivência lícita, honesta e de direito. Gostaria que vocês, que ingressam nesta instituição, somassem esforços conosco. Essa instituição só ganhou a fortaleza e dimensão que tem hoje graças ao esforço de muitos. É uma construção diária. Um trabalho de compromisso com a nossa profissão”, frisou.

Em sua fala, o Presidente Mansour fez referência ao Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos Presidente Marco Antônio Barbosa que intermediou a participação da Ordem em Mato Grosso do Sul em um momento histórico: no resgate inédito de 270 juízas afegãs que se encontram ameaçadas pelo regime Talibã.

“A atuação da OAB/MS é muito importante, pois visa a liberdade, preservação de vidas e de pessoas que muitas vezes não terão quem as defender naquele país. É um trabalho gratificante. Junto ao Marco Antônio com todo o prestígio que empresta à esta instituição, Forças Armadas e Governo Federal, estamos envidando esforços para tentar contribuir com a preservação da vida dessas mulheres, que por muito tempo proferiram decisões em um país onde a restrição da atuação feminina é muito grande. A OAB junto ao Governo Brasileiro tem a obrigação, principalmente neste momento, de prestar não somente a solidariedade, mas também de fazer as cobranças necessárias para trazer essas mulheres para o Brasil. Uma nação tem recebido pessoas de diversos países para uma nova oportunidade de vida”.

Compuseram a mesa de honra ao lado do Presidente Mansour Elias Karmouche, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional Luis Cláudio Alves Bito Pereira, Conselheiro Federal e Corregedor-Adjunto Luiz Renê do Amaral, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Marta do Carmo Taques, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado, Coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia (Litech) Dayane Lupoli, Madrinha da Turma Rafaela Kasai, Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos Presidente Marco Antônio Barbosa e Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Silvia Bontempo.

Janine Delgado demonstrou imensa alegria em participar da entrega de carteiras no auditório, depois de mais de um ano fechado devido à pandemia de Covid-19 e deixou mensagem positiva aos novos colegas. “São nos períodos de crise que a advocacia tem a possibilidade de ajudar a construir uma sociedade mais forte. Vocês têm a melhor profissão do mundo, têm a capacidade de mudar vidas e, principalmente, mudar as suas vidas. Para isso, tudo que precisam é exercer a ética, honestidade, dedicação e muito trabalho”.

Coordenadora do Litech, Dayane Lupoli explicou como os trabalhos funcionam. “O nosso Laboratório é formado por pessoas do setor privado e setor público. Ofertamos mentorias visando a modernização do escritório do advogado, empreendedorismo jurídico e planejamento de carreira. O profissional pode, ainda, criar startups. O projeto passa pela Diretoria e sendo aprovado, é possível criar uma empresa de tecnologia dentro da OAB/MS”.

A Advogada Rafaela Kasai, falou da honra de ser nomeada Madrinha da Turma e aconselhou: “a nossa profissão depende dos nossos clientes. A primeira coisa que temos que ter em mente é sempre saber ouvir o que os clientes têm a nos dizer. Vivemos de resolver os problemas alheios e os clientes precisam das nossas respostas. Para que tudo isso aconteça estudem e sempre se especializem. Tenham a OAB/MS como a segunda Casa de vocês”.

Receberam a carteira para exercício da profissão Advogados (as) Bruna Rech Lima, Gerson Benedito dos Santos, Luiz Fernando de Oliveira Moraes, Osvaldo Amauri da Silva, Silvio Rodrigo da Cruz Benites. Estagiários (as) Camila Bloch Weiler, João Marcos Tavares Ferreira, Murillo Feitosa Campo e Sara Xavier Barbosa.

Leu o juramento Silvio Rodrigo e orador da turma foi Osvaldo Amauri da Silva que por 30 anos atuou como Delegado de Polícia e, nesta segunda-feira, retornou aos quadros da Ordem dos Advogados. “Para mim é muito importante depois de tantos anos retornar com essa inscrição. Grande é o desafio de falar em nome dos colegas advogados e estagiários, que ora são contemplados com a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Todos que agora passam a compor os quadros da nossa instituição carregam na consciência um dever a cumprir preservando a ética profissional para se obter o sucesso”.

João Marcos tem deficiência visual e na ocasião o Presidente Mansour Karmouche proferiu juramento para que o Bacharel acompanhasse. “Essa é a nossa OAB/MS. Mais humana, inclusiva e participativa”, destacou Mansour ao final.

 

 

   

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta