Festa da Rapadura movimentará Furnas do Dionísio sábado e domingo próximos

Claudião, presidente da Câmara de Jaraguari, vereador Renê e Vera Rodrigues, presidente da Associação da Comunidade Furnas do Dionísio, falaram no programa “Bronca do Eli” sobre a festa que já se destaca no calendário de eventos turísticos de Mato Grosso do Sul  

O presidente da Câmara Municipal de Jaraguari, vereador Cláudio Ferreira, o Claudião, esteve em Campo Grande na manhã desta quarta-feira, 2, acompanhado do seu colega vereador Renê e da presidente da Associação Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, Vera Lúcia Rodrigues. Na oportunidade eles participaram de uma entrevista no programa “Bronca do Eli”, na Rádio Diamante FM, falando sobre o grande momento pelo qual passa o município de Jaraguari e em especial sobre a Festa da Rapadura que acontece nas Furnas do Dionísio neste fim de semana.

Claudião enfatizou a verdadeira transformação pela qual vem passando Jaraguari, graças a investimentos da iniciativa privada que coloca a cidade como novo polo de desenvolvimento em Mato Grosso do Sul, assim como pelo grande volume de obras que está sendo executado no município, envolvendo parcerias entre os poderes constituídos do município e os governos Federal e, em especial, do Governo Estadual, comandado pelo governador Eduardo Riedel.

“São mais de 100 milhões em obras que se encontram em andamento no município de Jaraguari que, finalmente, despertou para cumprir sua vocação de desenvolvimento” afirma Claudião no que é corroborado pelo vereador Renê.

Para os integrantes da Câmara Municipal de Jaraguari, o bom relacionamento entre os poderes municipais e a parceria com o governo estadual, principalmente, são fatores primordiais para o desenvolvimento local.

FESTA DA RAPADURA – Acompanhando os dois vereadores na visita à Rádio Diamante FM, de onde o programa comandado por Eli Sousa foi transmitido ao vivo e retransmitido pelas demais rádios do Grupo Impacto Mais de Comunicação, a presidente da Associação Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, Vera Lúcia Rodrigues participou da entrevista comentando as ações que estão sendo desenvolvidas na comunidade que pertence ao município de Jaraguari.

Ela assumiu o comando da Associação em 2022, depois de ser vice-presidente da mesma no período 2018/2022.

Na Presidência procurou dar uma nova dinâmica na realização do Festival da Rapadura que esse ano chega com uma nova roupagem. “O Festival está cada dia melhorando mais. Cada ano que passa, a diretoria da Associação inova e vai fazendo o melhor para aquela comunidade que eles tanto amam” afirma Claudião antes mesmo de Vera iniciar o bate papo.

Vera, por sua vez, começou contando que depois de ficar quatro anos na vice-presidência, foi escolhida para presidir a Associação. “Aí, ano passado a gente assumiu. Montamos um grupo de mulheres para fazer algumas inovações, as quais contaram com o apoio dos homens da nossa comunidade. Mas, são as mulheres que estão à frente das iniciativas” ressalta Vera.

Ela recorda que em um passado recente um grupo de 11 mulheres assumiu a Associação. Vera não se lembra bem a data porque estava ausente da comunidade. “Mas esta é a primeira vez que um grupo de jovens toma a frente e está tentando fazer uma renovação mesmo. Queremos com essa ação trazer definitivamente nossos jovens para dentro da Associação para participar ativamente e movimentar a nossa cultura” enfatiza.

A Festa ou Festival da Rapadura será realizado nestes dias 5 e 6 de agosto, próximos sábado e domingo.

Vera afirma que serão 48 anos de festa, sem parar. “Isso acontece porque o povo não para. Começa as oito da manhã do sábado e vai parar só na noite do domingo, depois das 19, 20 horas” conta.

Mas a festa não é apenas de rapadura, não. Pelo contrário, tem muitas outras coisas boas e para todos os gostos.

O festival contará com inúmeras barracas com produtos fabricados artesanalmente pelas famílias quilombolas ali radicadas. Rapadura, claro, queijos, doces derivados do leite, melado, entre outras delícias que integram o “cardápio” do Festival da Rapadura darão o toque especial da festa.

O evento terá abertura solene na manhã do dia 5 com a presença das autoridades da comunidade, do município de Jaraguari, do Estado e até de nível nacional. São aguardadas visitas de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, que devem ser recepcionados pela direção da Associação e pelo prefeito Edson Nogueira e vereadores de Jaraguari.

Para o evento estão previstas ainda diversas manifestações culturais, tendo como atores o pessoal da Escola Zumbi dos Palmeiras com apresentação do Grupo Os Guardiões da Memória. Está previsto o lançamento de livro, seguido do já consagrado jantar no começo da noite a qual terminará com show musical com a dupla Gilson e Junior, seguido de um bailão pra ninguém ficar parado.

Uma informação importante refere-se a como chegar às Furnas do Dionísio. Basta tomar a saída para Rochedinho logo após o campus da UCBD e seguir em frente. A estrada, segundo Vera Lúcia, está muito boa e o asfalto já está chegando à comunidade.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta