Marcello Neves
O GLOBO

O Campeonato Brasileiro de 2021 mal chegou ao fim, mas a edição de 2022 da Libertadores já está na mira de clubes tradicionais espalhados pelo país — e no continente. Tanto que, com a definição dos classificados brasileiros ao torneio, já estão 44 equipes garantidas para tentar o título na próxima temporada. Das 47 equipes que irão disputar a Libertadores, 44 já estão definidos, restando a definição de vagas apenas na Bolívia (uma vaga) e na Colômbia (duas vagas).

O Brasil terá direito a nove postos — o recorde na história da competição. Seis já estavam garantidos para tentar o quarto título seguido para o país: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, Fortaleza e o Athletico — este último por ter sido campeão da Copa Sul-Americana. O Brasil ainda tinha mais três vagas a serem distribuídas, preenchidas todas via Brasileirão: Bragantino, Fluminense e América-MG.

  • Brasil (9 vagas): Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, Fortaleza, Athletico, Bragantino, Fluminense e América-MG

Já no segundo país com mais direito a vagas para a Libertadores, a Argentina tem seis nomes garantidos na próxima edição. Primeiramente, o Colón, que fez história ao conquistar o título nacional pela primeira vez em 116 anos — a Copa da Liga Argentina. Na ocasião, venceu o Racing por 3 a 0, no mês de junho.

Como na Argentina há dois torneios locais por ano, o segundo foi conquistado pelo River Plate, outro que já está garantido. A equipe de Marcelo Gallardo foi campeã da Liga Argentina com três rodadas de antecedência e seguirá na luta pelo pentacampeonato. Completam a lista: o Boca Juniors, o Estudiantes, o Talleres e o Vélez Sarsfield.

  • Argentina (6 vagas): Boca Juniors, Cólon, Estudiantes, River Plate, Talleres e Vélez Sarsfield

Na Bolívia, o The Strongest vive situação parecida com a do Vélez: já está classificado pela boa campanha, mas ainda não está definido se irá como campeão, vice ou classificado através das Copas. A Bolívia ainda tinha mais três vagas, que foram completadas por Always Ready e Independiente Petrolero. Ainda falta definir um classificado.

  • Bolívia: (4 vagas): Always Ready, Independiente Petrolero e The Strongest

No Chile, a situação está encaminhada. O Colo-Colo, que conquistou a Copa do Chile, e o Everton, que foi o vice-campeão, já estão garantidos. Pela boa campanha no torneio nacional, a Universidad Católica também tem vaga. Faltava um representante do país, que foi definido nesta semana: o Audax Italiano.

  • Chile (4 vagas): Audax Italiano, Colo-Colo, Everton e Universidad Católica

Na Colômbia, a metade dos representantes já se definiu: o Deportes Tolima, que foi campeão do Torneio Abertura, e o Atlético Nacional, que conquistou a Copa da Colômbia. Faltam duas vagas.

  • Colômbia (4 vagas): Atlético Nacional e Tolima

O Equador terá o Emelec, campeão da primeira etapa da Serie A equatoriana, e o Independiente del Valle, que já está garantido pela boa campanha e falta definir em qual vaga ficará. Também estão garantidos o Barcelona de Guayaquil e a Universidad Católica.

  • Equador (4 vagas): Barcelona de Guayaquil, Emelec, Independiente del Valle e Universidad Católica

No Paraguai, três nomes de peso: o Libertad, campeão do Abertura, o Cerro Porteño e o Guaraní, a definir em qual vaga irão ficar.

  • Paraguai (4 vagas): Cerro Porteño, Libertad, Guaraní e Olimpia

No Peru, todos estão definidos: Sporting Cristal e Alianza Lima, os finalistas da Liga Peruana, o Universitario, terceiro colocado, e o Universidad Cesar Vallejo, quarto colocado.

  • Peru (4 vagas): Alianza Lima, César Vallejo, Sporting Cristal e Universitario

O Uruguai terá a tradição do Peñarol e Nacional e Plaza Colonia, menos conhecido no continente. O Montevideo City Torque, que pertence ao Grupo City, que comanda o Manchester City, também estará presente. Na Venezuela, as vagas estão garantidas.

  • Uruguai (4 vagas): Montevideo City Torque, Nacional, Peñarol e Plaza Colonia
  • Venezuela (4 vagas): Caracas, Deportivo Lara, Deportivo Táchira e Monagas

A Copa Libertadores começará na semana do dia 9 de fevereiro. Os adversários serão conhecidos no dia 23 de março, quando ocorrerá o sorteio da Conmebol.

Os jogos das oito chaves serão disputados da semana do dia 6 de abril até o fim de maio. Para as oitavas de final, haverá novo sorteio, programado para o dia 1º de junho.

As semifinais ocorrerão na semana do dia 31 de agosto e na primeira semana de setembro. A final está agendada para o dia 29 de outubro. A data ainda pode ser alterada pela Conmebol. O grande palco da final será o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador.