Robbie Shakespeare, da icônica dupla musical jamaicana Sly and Robbie, morre aos 68 anos
“Estou em estado de choque e de tristeza depois de receber a notícia de que meu amigo e irmão, o lendário baixista Robbie Shakespeare, morreu”, disse a ministra da Cultura jamaicana, Olivia Grange, em um comunicado à imprensa na quarta-feira.
“Sly e Robbie estão entre os melhores músicos da Jamaica”, disse a ministra, acrescentando que “a perda de Robbie será sentida pela indústria (musical) em casa e no exterior”.
De acordo com o jornal jamaicano The Gleaner, Shakespeare morreu na Flórida, onde havia sido hospitalizado por problemas renais.
Nascido em 27 de setembro de 1953 em Kingston, o baixista ganhador do Grammy começou a tocar com Aston Barrett, um dos futuros membros de Bob Marley and the Wailers, principais nomes do reggae.
Em 1973 conheceu Dunbar e mais tarde eles fundaram uma das duplas mais conhecidas do reggae e dub, para depois se tornarem produtores de sucesso desse estilo.
A dupla colaborou com grandes nomes do reggae jamaicano como Black Uhuru, cofundador dos Wailers, o falecido Peter Tosh, Gregory Isaacs, U-Roy, que morreu em fevereiro, e Lee “Scratch” Perry, outra lenda mundial que morreu em agosto.
No início dos anos 1980, Sly and Robbie ganhou fama internacional tocando com artistas como Grace Jones, Bob Dylan, Madonna e os Rolling Stones.
Em 1984, o álbum “Anthem” de Black Uhuru, produzido por Shakespeare, ganhou o primeiro Grammy de reggae.
Sly e Robbie também conquistaram um Grammy com seu álbum de 1998 “Friends”.
No ano passado, a revista Rolling Stones classificou Shakespeare em 17º na lista dos maiores baixistas de todos os tempos.