Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 30/08/2021

C onjuminando chega um pouquinho atrasado nesta semana por problemas de última hora que nos impediram de postá-lo no sábado. Desde já nos desculpamos com nossos leitores e informamos que quarta-feira tem coluna novamente.

O momento atual faz com que governantes e especialistas preguem a necessidade de o mundo todo buscar fontes alternativas de energia. As chamadas energia limpa são mais do que necessária na atualidade, pois vemos o efeito estufa transformando a inverno em verão e vice-versa. A propósito de energia limpa, eu e o companheiro Jota Menon há cerca de quatro estivemos visitando Natal, no Rio Grande do Norte, de onde nos dirigimos a Mossoró, na divisa com o Ceará, oportunidade em que o colega pode conhecer e se admirar com o maior parque de energia eólica do país (foto acima). Está mais do que na hora das autoridades criarem projetos exequíveis de acesso barato à população para todos possamos usar energia gerada pelo vento e, claro, também a energia solar.

N esta semana, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos visitou as aldeias de Dourados em companhia de outras autoridades, entre as quais a deputada federal Rose Modesto (PSDB).

J á os nossos bons escritores, jornalistas, cronistas e historiadores regionais escrevem sobre nossos momentos. Há alguns dias li uma matéria muito interessante do professor Pedro Chaves dos Santos, ex-senador da República, por meio da qual ele narrava visita feita às obras de ampliação do hoje denominado Aeroporto Internacional Ueze Zahran, oportunidade em que relembrou sua infância quando, em companhia de seu pai, também visitava aquele local e disse de sua admiração pela aeronáutica revelando que fora criador de vários tipos de pandorgas (papagaios) em homenagem a Santos Dumont. Espero que o nosso brilhante professor continue tendo sonhos altos e os realize.

U ma coisa é certa: se as autoridades não tomarem alguma atitude concreta os brasileiros poderão enfrentar novo racionamento de energia elétrica. O nível dos lagos das hidrelétricas nunca esteve tão baixo como agora.

M ato Grosso do Sul está brilhando nos Jogos Paralímpicos do Japão conquistando medalhas e honrando nossa bandeira. Dentre os classificados Yestsim Jacques com Ouro na prova dos 5.000 metros. A atleta de Três Lagoas, Silvana Costa, também é destaque no Salto em Distância. Tudo isso mostra que o Estado tem crescido nos setores esportivos, artístico e cultural de forma invejável.

I nfelizmente, agravado pela pandemia, os setores de educação e cultura estão devagar mesmo com os esforços dos mestres em ensino. É uma pena, mas acreditamos que a pandemia deva acabar ainda neste ano e voltaremos à normalidade.

N o ranking nacional da vacinação contra a Covid-19, Mato Grosso do Sul tem dado um show de competência. A vacinação contra a Gripe já está concluída. Parabéns às equipes das secretarias Estadual e municipais de Saúde.

A situação, no entanto, não é convidativa aos comodismo, nem relaxamento dos cuidados preventivos, pois os vírus continuam no ar e em qualquer lugar.

N um pronunciamento o deputado Luiz Ovando (PSL) comentou de forma muito feliz a situação médica e da saúde no país. Ele foi muito objetivo em advertir ou sugerir que os médicos no atendimento do dia a dia sejam mais acessíveis aos pacientes. Inclusive, ele que é um dos médicos mais respeitados de nossa Capital, criticou os colegas profissionais que atendem os pacientes sem os tocar e às vezes até sem dialogar com os mesmos.

D eus queira que os médicos que ouviram o pronunciamento a sábia opinião do nobre deputado se sensibilize tornando-se mais íntimos dos pacientes.

O fato me reporta aos tempos em que o Doutor era sinônimo de médico e o médico era chamado da família, porque ia até a casa do paciente como fizeram Marcílio de Oliveira, Ary Coelho Fernando Corrêa da Costa, Nelson Buainain, Cícero de Castro faria e Willian Maksoud todos de saudosas memórias. Obrigado e até quarta-feira.

 

 

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta