Prefeitura licita mais de 28 km de asfalto para concluir pavimentação do Nova Lima

PARA CONCLUIR PAVIMENTAÇÃO DO NOVA LIMA

Na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial, a Prefeitura de Campo Grande lançou duas licitações para execução de 28,4 km de asfalto e 2,5 km de recapeamento no Bairro Nova Lima.

Serão asfaltada 31 ruas e recapeadas outras 6, abrangendo o quadrilátero formado pelas ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha. São duas concorrências públicas, dos lotes C e D, para terminar a pavimentação do bairro mais populoso da Capital, com mais de 40 mil habitantes. As propostas das empresas serão abertas dia 25 de outubro (etapa C) e 26 de outubro (etapa D). As obras estão programadas para começar no primeiro trimestre de 2022.

Entre as vias que serão asfaltadas, a terceira pista da Avenida Cônsul Assaf Trad será prolongada em mais um 1km , da Zulmira Borba até a Lino Vilacha (acesso ao Hospital São Julião) que no trecho inicial será alargada e recapeada, complementando o serviço feito há dois anos, quando foi asfaltado o Jardim Anache. Nas outras duas etapas, a terceira pista da Cônsul foi feita da Rua Alfredo Borba até a Rua Jacinto Máximo.

Com estas duas etapas que serão feitas de forma simultânea, a região ganha uma via asfaltada em toda sua extensão com duas pistas, a Avenida Cândido Garcia Lima, que começa na Rua Marquês de Herval, atravessa o Nova Lima e termina na Lino Vilacha , divisa com o Jardim Anache e Columbia.

Desde 2017 a região recebeu grandes investimentos em drenagem, obras de controle de enchente. Foram executados 54 km de pavimentação, abrangendo as duas etapas do Nova Lima e nos conjuntos habitacionais Oscar Salazar, José Tavares e Parque Iguatem , construídos no bairro.

Mobilidade urbana – Junto ao asfalto, também foram feitas intervenções que melhoraram a mobilidade urbana, como a duplicação da Avenida Zulmira Borba, que serve de acesso a vários conjuntos habitacionais e concentra boa parte do comércio da região. No conjunto habitacional Oscar Salazar, a construção de duas rotatórias na Rua Martim Francisco garantiu a conexão com a Rua Marquês de Herval que leva a Avenida Cônsul Assaf Trad, e daí ao centro da cidade.

A Rua Francisco Pereira Coutinho foi duplicada e prolongada, ligando os conjuntos José Tavares e Oscar Salazar. A construção de um piscinão com capacidade para reter 26 milhões de litros vai ajudar a proteger de erosão as nascentes do Córrego Segredo.

Qualidade de vida – Na opinião do aposentado Assil Gomes da Silva, 77 anos, que há 25 anos mora na Rua Alberto da Veiga, a chegada do asfalto ao Nova Lima melhora a qualidade de vida da população e valoriza os imóveis. “Não é fácil morar onde não tem asfalto, convivendo com poeira, o barro e a rua cheia de buraco. Foram tantas promessas ao longo das últimas décadas que eu nem achava mais que seria asfaltado. Estamos agradecidos e felizes pela Prefeitura olhar para essa nossa região”.

O porteiro Edson Leocádio Aparecido, morador há 40 anos na Rua Jerônimo de Albuquerque, que teve parte da drenagem e do asfalto antigo refeitos, diz que a realidade do bairro sofreu uma transformação desde a chegada da infraestrutura. “Quando mudei aqui, eram poucas casas e praticamente não tinha comércio. Hoje, tem tudo no bairro, nem precisa ir ao centro fazer compra”, relata.

O presidente da Associação dos Moradores do Nova Lima, Pedro Domingos, lembra que, além do asfalto trazer melhoria da qualidade de vida e valorizar os imóveis, a obra de infraestrutura proporciona conforto à população, melhorando as condições de limpeza e, assim, contribuindo para a saúde pública.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta