“Calor Infernal” faz de Cuiabá (MT) a capital mais quente do Brasil 

Com massa de ar seco estacionada e ação do fenômeno El Niño, Brasil tem promessa de altas temperaturas pelo menos até sexta-feira (17)

Com recorde de 44,2°C, Cuiabá (MT) segue como a capital com o maior índice de temperatura do país. Isso porque os cuiabanos têm vivido dias com os termômetros acima dos 40°C e com umidade do ar mínima que pode chegar a 20%. Capital de Mato Grosso, Cuiabá foi fundada após o avanço dos bandeirantes paulistas, entre 1673 e 1682. Mas só depois da Guerra do Paraguai é que o município voltou a crescer, com a produção de cana-de-açúcar e extrativismo.

O clima da cidade é tropical e úmido, mas a capital mato-grossense passa boa parte do ano convivendo com massas de ar seco que estacionam sobre a região central do Brasil. A temperatura média no município gira em torno dos 26 °C, mas nos meses mais quentes é frequente os termômetros superarem os 40 °C.

Para além dos efeitos naturais e geográficos, Cuiabá passou a sofrer com as ilhas de calor. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a alta densidade de construções e a ausência de áreas verdes no centro são um dos principais fatores que contribuem para o surgimento desses bolsões de calor.

Segundo o estudo, o fenômeno pode aumentar a temperatura no centro de Cuiabá em mais de 10ºC, quando comparado a regiões mais afastadas — O centro de Cuiabá é uma grande área continuamente edificada e com poucos espaços verdes. Esse alto adensamento de áreas edificadas promove um efeito bola-de-neve na concentração do calor urbano e é o que observamos ali — explicou o pesquisador responsável, Hugo Ferreira, em publicação da universidade.

Aspecto da mancha urbana e áreas vegetadas de Cuiabá — Foto: HUGO VILELA LEMOS FERREIRA em "A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A ESTRUTURA TÉRMICA DA CIDADE DE CUIABÁ-MT" / UFMTAspecto da mancha urbana e áreas vegetadas de Cuiabá — Foto: HUGO VILELA LEMOS FERREIRA em “A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A ESTRUTURA TÉRMICA DA CIDADE DE CUIABÁ-MT” / UFMT

A origem do nome da cidade tem algumas versões, sendo uma delas a que diz que o nome vem da palavra bororo ikuiapá, que significa “lugar da ikuia”. O nome diz respeito ao local onde os bororos costumavam caçar e pescar com a flecha ikuia.

Ranking do calor

O Rio de Janeiro chegou a registrar 40,4°C no último domingo (12). Com promessa de duração até a próxima sexta-feira (17), a atual onda de calor tem grau de intensidade vermelho, que corresponde àquelas temperaturas com 5°C acima da média por mais de 5 dias.

Em 12º lugar no ranking das maiores temperaturas entre as capitais brasileiras no ano, Vitória (ES) fechou o último domingo (12) com pico de temperatura em 37,7°C. São Paulo (SP) teve sua maior temperatura do ano com 37,1°C. Já Curitiba (PR), conhecida pelo frio, marcou 34,8°C.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta