CLIQUE AQUI E ACESSE A BOLA DE CRISTAL DO BRASILEIRÃO

Quais as chances do meu time ser campeão? E de ir para a Libertadores ou de cair para a Série B? No próximo jogo, qual é a probabilidade do meu time vencer ou empatar? E quais são as possibilidades para os rivais? Todas as perguntas serão respondidas pela ferramenta, que será lançada na manhã de hoje no site, com menu navegável para cada um dos 20 times do campeonato. Basta escolher o seu.

As informações de probabilidade são atualizadas de hora em hora, ou seja, depois do jogo do seu time ou do rival, basta voltar à plataforma e ver como o resultado impactou as perspectivas de futuro da classificação.

— Matérias sobre chances de título e rebaixamento são comuns no Brasileirão há alguns anos. O que o GLOBO oferece agora é uma plataforma que vai dar ao leitor o acesso a esses dados o tempo todo, antes e depois de todas as rodadas, para que ele mesmo busque o número que quer saber sobre o seu time ou o rival. Tudo em um ambiente digital bonito, interativo e didático. E o torcedor ainda vai poder compartilhar as probabilidades que garimpou nas suas redes sociais, dando base para as teorias que tiver sobre as chances do seu time de coração — destaca Thales Machado, editor de Esportes.

Os dados também vão guiar a cobertura do GLOBO do campeonato, com reportagens e análises que utilizarão os números da plataforma.

Além das chances de título, Libertadores e rebaixamento, a “Bola de Cristal do Brasileirão” prevê a próxima rodada do campeonato, mostrando as probabilidades de vitória do time mandante, visitante ou do empate em cada uma das dez partidas. No duelo de tricolores de hoje, por exemplo, a vitória do Fluminense tem probabilidade de 37,8%, contra 23,2% do Bahia e 38,9% de chance de empate. Tais estatísticas costumam ser usadas por sites de aposta para calcular quanto se pagará em cada resultado, bem como por usuários.

— Costumo dizer que as pessoas devem ter noção dos riscos que estão assumindo, isso é o mais importante. A probabilidade não é certeza — ressalta Gilcione Nonato da Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG responsável pelos cálculos.