Zeca do PT solicita instalação de restaurantes na cidade, no Parque dos Poderes e na Alems

O parlamentar sugeriu que sejam construídos restaurantes populares em regiões estratégicas da capital, além de criar pontos para servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário se alimentarem

O deputado estadual Zeca do PT apresentou três expediente regimentais nesta semana sugerindo às autoridades do Executivo e Legislativo a implantação de restaurantes em pontos estratégicos de Campo Grande e no interior do Estado, os conhecidos restaurantes populares, e específicos que atendam servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, além das pessoas que se dirigem ao Parque dos Poderes para tratar de assuntos diversos e que hoje não têm um local para fazer as refeições quando o atendimento demora, o que não é fato incomum.

POPULARES – Em uma primeira indicação endereçada ao governador Eduardo Corrêa Riedel, com cópia à secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Sra. Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, ele solicitou estudos para a elaboração de projeto de implantação de restaurantes populares, que ofereçam alimentação de qualidade e com preços acessíveis para a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar no Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo ele afirmou em sua justificativa, a indicação visa atender a população de baixa renda de Mato Grosso do Sul, com a implantação de restaurantes em bairros populares em bairros de Campo Grande e nas regiões do Estado que tenham maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

“Os restaurantes populares são uma ferramenta importante no combate ao problema da fome e insegurança alimentar, oferecendo refeições saudáveis e com preços acessíveis a pessoas em situação de rua, desempregados, famílias e trabalhadores de baixa renda, aposentados, entre outros públicos, que todos os dias sofrem dificuldades para se alimentar de maneira nutritiva, sendo ainda as pessoas mais atingidas pelos desdobramentos da pandemia que assolou o mundo nos últimos anos e que causou um empobrecimento ainda maior da população” asseverou o parlamentar.

Ele ainda se amparou em pesquisa divulgada em setembro 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), que afirma que 9,4% da população de MS se encontra em situação de insegurança alimentar grave, sendo de extrema importância que o Poder Público viabilize maneiras de combater este mal, oferecendo à população mais vulneráveis a possibilidade de alimentação digna, com preços que caibam em seu orçamento.

“Cabe ressaltar que em vários Estados do país os restaurantes populares são realidade, com funcionamento pleno, através de parcerias do Poder Público com o setor privado, e também com o incentivo da utilização nos restaurantes, de alimentos produzidos por produtores em regime de agricultura familiar, o que demonstra o quanto um projeto como este, implantando em larga escala no Estado de MS, poderia impactar de forma positiva na vida de inúmeros cidadãos sul-mato-grossenses” finalizou Zeca encarecendo apoio dos demais parlamentares para a aprovação da indicação.

PARQUE DOS PODERES – Também endereçada ao governador Eduardo Corrêa Riedel, mas com cópias ao secretário de Estado da Casa Civil, Sr. João Eduardo Barbosa Rocha, e à secretária de Estado de Administração, Sra. Ana Carolina Araújo Nardes, Zeca sugeriu estudos de viabilidade para a implantação de um restaurante dentro do Parque dos Poderes, em local a ser construído propriamente para este fim ou em algum dos prédios já existentes no parque, visando atender a grande demanda dos servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que trabalham naquele complexo.

“A presente indicação tem como base inúmeras reclamações dos servidores dos três Poderes que trabalham no Parque dos Poderes, que necessitam de um local onde possam realizar suas refeições a um preço justo durante a semana, sem a precisarem se deslocar para casa, ou até mesmo para o centro da cidade para procurar um local onde possam almoçar, otimizando a utilização do tempo de intervalo daqueles que possuem a jornada de 8 horas de trabalho” explanou ao justificar a proposição.
Para Zeca do PT, além da comodidade de haver um restaurante próximo do local de trabalho, como menor tempo de deslocamento e maior proveito do horário de almoço, “o local em questão seria também um ponto de encontro e congregação entre os servidores dos Poderes, contribuindo para um ambiente amistoso e próspero entre os trabalhadores que convivem diariamente dentro do Parque dos Poderes”.

O parlamentar petista ainda explana que, além da possibilidade da construção de um novo prédio a ser utilizado para o fim do pleito em questão, também há no complexo do Parque dos Poderes prédios que poderiam ser adequados para servir a este propósito, como o Clube dos Servidores de MS ou o Palácio Popular da Cultura, por exemplo, além da possibilidade do Executivo Estadual realizar parceria com os demais Poderes, bem como, com a iniciativa privada, visando o atendimento desta importante demanda trazida pelos servidores públicos.

ALEMS- Por fim, apresentou à Mesa Diretora um Projeto de Resolução criando comissão especial, sob a coordenação do 2º Secretário da Mesa, para elaboração de estudo visando a imediata implantação de um restaurante na Alems para atendimento de seus servidores que hoje fazem sua alimentação pelos corredores do prédio. A comissão em questão, segundo ele, deverá, necessariamente, contemplar membros representantes dos servidores.

“As instalações físicas desta Casa tem passado por profunda modernização, merecendo elogios de todos que nela adentram. Uma falha, que é absolutamente reparável, é a falta de um restaurante que possa dar aos seus servidores um espaço digno e confortável para suas refeições” afirmou o deputado ao apresentar o projeto.

Finalizando ele que é justo que sejam tomadas todas as medidas regimentais cabíveis, “para que esteja em andamento o quanto antes o processo de implantação de um novo restaurante para atender com a devida dignidade todos os servidores efetivos, comissionados e terceirizados desta Assembleia Legislativa”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta