Saúde Mental: Acompanhe os artistas que revelaram crise de ansiedade no último mês

Foto: Globo

No último domingo (10), Wesley Safadão anunciou uma pausa nos shows por tempo indeterminado. Em entrevista ao Fantástico o cantor abriu o coração e explicou que a rotina intensa de shows o levou ao esgotamento mental.

Essa não é a primeira pausa do cantor, com mais de 20 anos de carreira, ele já esteve no hospital em 2018, quando passou pela primeira crise. E agora, depois de sentir a intensificação dos sintomas, decidiu dar um tempo.

Segundo o portal Gshow, o relato fez com que diversas pessoas se identificassem e deixassem mensagens nas redes sociais.

De acordo com a psicóloga Beatriz Vilela, o transtorno é mais comum do que imaginamos, “Vivemos na correria, num mundo hiper estimulado, com descontrole sobre alguns fatos, com mais tarefas a realizar do que tempo para efetuá-las, entre outros. Então, alguém que vive nesse mundo e que não convive com um certo nível de ansiedade é quase impossível”.

Além de Wesley Safadão, outros 7 famosos relataram problemas com a saúde mental no último mês,  pontua o portal.

São eles:

Tatá Werneck – após o resultado positivo para a covid-19, a apresentadora foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com forte crise de ansiedade.

Giovanna Ewbank – a apresentadora publicou o motivo que a fez se afastar das redes sociais. Ela abriu o coração e comentou que, ao longo da sua carreira, passou por diversas “quedas emocionais” e internações por estresse, além de crises de ansiedade e um burnout causado pela exaustão e esgotamento físico no trabalho.

Preta Gil – a cantora fez um desabafo nas redes sociais sobre o término do seu relacionamento e a crise de ansiedade que enfrenta: “Ter ansiedade é você ir dormir três horas da manhã e acordar às sete com um bolo na garganta, dor de barriga, vontade infinita de chorar”.

Segundo a psicóloga Beatriz Vilela, os mais comuns são:

“Muito medo, sudorese intensa, taquicardia, tremores, tontura, enjoo, dor no peito, muita angústia, falta de ar, sensação de desmaio, fraqueza nas pernas, dor no estômago, choros descontrolados, insônia”.

Mel Maia – a atriz usou as redes para falar sobre a sua rotina extremamente agitada, que está lhe ocasionado crises de insônia e ansiedade: “Vou para São Paulo, depois volto para o Rio, e depois vou para outro lugar. Não consigo dormir, acho que é a ansiedade”.
Kauan – o cantor, da dupla com Matheus, foi filmado jogando o microfone no palco e saindo do show que os dois faziam na Festa do Peão de Tabapuã, no interior de São Paulo. O cantor se pronunciou nas redes sociais e disse que teve uma crise de ansiedade na apresentação.

Tomate – um dos maiores puxadores de trio elétrico do país, ficou cinco anos afastado e voltou aos palcos este ano. Em sua rede social, ele contou que o retorno o fez pensar em desistir e comentou crise de ansiedade e síndrome do pânico.

Bonnie Wright – a atriz de Harry Potter dividiu sua decepção com o tempo de tela que teve com sua personagem Gina Weasley, gerando ansiedade e frustração profissional.

Ainda segundo a profissional da saúde, ao listar os famosos que passaram por problemas com a saúde mental recentemente, podemos perceber que as causas são diversas, que vão desde carreira até relacionamento e demais doenças. A psicóloga Beatriz conta ainda ao portal Gshow, que os sinais aparecem e aumentam com o passar do tempo:

De acordo com Vilela, “Alguns exemplos são: pressão no trabalho ou na família, falta de tempo, estresse, baixa autoestima, dificuldade em lidar com frustrações, entre outros. Geralmente um indivíduo já apresenta características da ansiedade e elas se agravam com algum fato de sua vida”.

Esteja atento aos sinais, agora que você já entendeu o que é a crise de ansiedade e viu alguns exemplos de como ela pode se manifestar, vale ficar atento. “Deve-se procurar ajuda quando os sintomas começarem a atrapalhar seu dia a dia, impedindo de realizar atividades que antes lhe eram comuns”, alerta Beatriz Vilela, que completa:

A psicóloga alerta ainda, “Para ser considerado o transtorno, que é diagnosticado por médico psiquiatra ou neurologista, esses sintomas precisam aparecer pelo menos três vezes na semana, num período maior que um mês”.

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta