Entenda porquê as novelas turcas fazem sucesso no Brasil

Foto: Reprodução/IMDb

Pontos de interesse passam pelas tramas e suas reviravoltas, beleza dos atores e enfoque da cultura local

As tramas turcas têm conquistado cada vez mais o coração do público brazuca, com seus enredos recheados de dramas, paixões, amores impossíveis e vinganças, muitas vinganças, em produções com qualidades técnicas e roteiros elaborados.

Os folhetins ganharam o mundo e são um dos grandes ativos do país euro-asiático, não à toa a trama “Yargi: Segredos de Família” faturou o Emmy, maior prêmio internacional da TV, na categoria Telenovela, competindo com as brasileiras Pantanal, Cara e Coragem e com a trama portuguesa “Para Sempre”.

Os brasileiros foram se encantando aos poucos, pelo universo tão distante da Turquia, como é o caso da empresária mineira Flávia Silva, cujo hobby a levou duas vezes ao país como residente.

Para a empresária, “Em ambas as vezes fui para estudar a língua turca. Eu me interessei pelas séries turcas em 2019 e, durante a pandemia de Covid-19, decidi aprender o idioma para conseguir assisti-las sem esperar pela tradução. Enquanto estive lá conheci vários atores que admiro, visitei sets de filmagem e acompanhei gravações”, contou ela, encantada pela cultura local.

Diferentemente do Brasil, onde boa parte das tramas são gravadas em estúdio, na Turquia o trabalho é feito na rua, o que aproxima muito os fãs dos ídolos.

Ainda segundo a empresária, “As gravações acontecem nas ruas e prédios, então, o acesso dos fãs acaba sendo bem tranquilo. Os atores são muito acessíveis e ficam radiantes quando falamos que somos do Brasil. Eles ficam encantados de saber que têm fãs de tão longe e que vão até lá para vê-los. O elenco grava o episódio que será transmitido na semana. Cada capítulo tem duração de cerca de duas horas e cada série é transmitida semanalmente. Assim, tudo precisa ser feito de forma otimizada para não atrasar as programações.”

Uma outra empresária mineira, Isabela Ferreira uniu o amor pela tramas turcas ao trabalho. Dona de uma marca de roupas, a primeira coleção foi inspirada numa personagem turca, vivida pela jovem atriz Hande Erçel. E não é que a atriz não só recebeu as peças como postou em suas redes sociais o look made in Brazil!?

Segundo Isabela Ferreira, “A marca nasceu inspirada na Hande e na personagem dela em ‘Sen Çal Kapimi’ (Será Isso Amor?). Mas a minha ligação com ela começou antes, com a Hande usando um filtro do Instagram que fiz e coloquei seu nome… Saber que ela vestiu o look porque gostou e saber que ela tem ciência de que a marca foi inspirada nela é algo inexplicável”, disse Isa, já nos preparativos de sua primeira viagem à Turquia para, mais uma vez, unir diversão e trabalho: “Iremos fazer uma campanha especial por lá.”

O interesse de Isa pelas tramas turcas surgiu durante a pandemia, justamente com a comédia romântica “Sen Çal Kapimi”. Ela se apaixonou pela fotografia e pelos looks dos personagens, depois foi arrebatada pelas histórias.

Para Isa, uma noveleira de carteirinha, o diferencial das tramas turcas é a construção da narrativa dos personagens, principalmente dos casais. “Você acompanha do primeiro contato ao surgimento do interesse, da paixão, e isso cativa o público. O sentimento que se tem é de que não se perdeu nada na construção daquela história.”

 

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta