Varizes: 76% dos casos atingem as mulheres @agenciabrasil
[ad_1]
Dor e sensação de peso nas pernas. Inchaço e cansaço. Esses são os principais sintomas das varizes, doença que atinge muito mais as mulheres do que os homens, 76% dos casos acontecem no sexo feminino.
Julio Cesar Peclat, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular destaca que as varizes não são apenas incômodos estéticos, como muitas pessoas pensam. Essa é uma doença que, se não tratada, pode evoluir para situações graves, como tromboses e AVCs.
Ele destaca quais os fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença.
Dr Julio explica que há diversas formas de tratar as varizes e que, quanto mais cedo a pessoa buscar ajuda médica, mais fácil fica o tratamento. Existem técnicas pouco invasivas e de fácil recuperação, mas o médico destaca que a cirurgia, quando bem indicada, é segura e muito eficaz.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 46 mil mulheres foram internadas por varizes em 2022 o que representa aumento de mais de 100% em comparação a 2021. Esse número pode representar uma consequência de casos represados por conta da pandemia, mas o crescimento preocupa as autoridades.
O médico Julio Cesar reforça que fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação e ir ao médico quando surgir qualquer sintoma de varizes pode ajudar a diminuir as complicações da doença.
[ad_2]
Esta notícia pertence a: Agência Brasil
Acesse esta notícia no site da Agência Brasil – Link Original