Kamilla Ratier
Para desenvolver ações voltadas à população idosa de Mato Grosso do Sul e sua rede de suporte social, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, realiza nesta segunda-feira (4) a oficina de planejamento de ações com foco no envelhecimento saudável, na ESP (Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser), em Campo Grande.
A oficina auxiliará no planejamento e alinhamento de ações futuras. “É fundamental pensarmos na saúde da pessoa idosa, em ações em prol dessa parcela da população. Serão ações construídas a várias mãos e que serão um divisor de águas para o bem-estar e qualidade de vida dessas pessoas”, disse a gerente de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Neiva Figueiredo.
A SES tem buscado levar informações técnicas às equipes de saúde sobre os temas relacionados ao envelhecimento saudável e ativo, além de realizar o levantamento de informações para ações destinadas às pessoas idosas e sua rede de suporte social. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.
Mato Grosso do Sul possui uma população idosa de 384.247 pessoas, o que representa 13,94 % da população total do Estado – de acordo com dados extraídos do sistema DataSUS.
E para promover a saúde e o bem-estar da população idosa do Estado, a SES atua para atender as necessidades da população idosa. A oficina é uma oportunidade para a construção do plano de ação que atenda a população idosa de maneira integral.
“A intenção é sair com ações já sistematizadas por eixos e alguns dos eixos trabalhados serão relacionados à saúde digital, intergeracionalidade, prestação de serviços, criação de espaços e comunidades amigas da pessoa idosa, ações transversais com o propósito de ofertar qualidade de vida à população idosa”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante da Costa.
A consultora para o envelhecimento saudável da Opas, Maria Cristina Correa Lopes Hoffmann, considera esse tipo de evento essencial para o fortalecimento das ações. “Esses eventos são muito importantes, pois trazem o tema para a pauta técnica e política, possibilitando uma ampla discussão que subsidia a tomada de decisão dos gestores a partir da construção participativa e colaborativa entre Estado e sociedade”.
A oficina é uma parceria entre SES e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), com apoio da ESP e ETSUS (Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão) e participação de representantes do CES (Conselho Estadual de Saúde), Escolagov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e prefeituras de Maracaju, Vicentina, Fátima do Sul e Maracaju.
Serviço
A ESP está localizada a Avenida Senador Filinto Müler, n. 1480 – Pioneiros, Campo Grande/MS.