Paraíba e Amapá atingem meta de 95% de crianças vacinadas contra pólio @agenciabrasil

[ad_1]

Paraíba e Amapá foram as primeiras unidades da Federação a alcançarem a meta de 95% de crianças vacinadas contra a poliomielite na última campanha nacional. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz.

No Brasil, a queda da cobertura vacinal teve início em 2012, ganhou força a partir de 2016 e foi agravada pela pandemia de Covid-19. Diante deste cenário, a Fiocruz lançou o projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais.

Os estados do Amapá e da Paraíba foram escolhidos para participar da iniciativa devido aos baixos índices de vacinação. O Amapá também foi o estado com maior número de casos de sarampo. A coordenadora da assessoria clínica da Bio-Manguinhos da Fiocruz, Lurdinha Maia, explica quais fatores estavam atrapalhando a vacinação nesses locais.

Em 2021, a cobertura vacinal da poliomielite em crianças menores de 1 ano de idade no Brasil foi de 69,9%. No Amapá, o índice foi o pior do país: cerca de 44%, e a Paraíba ficou na décima oitava posição, com 68%.

Em dezembro de 2022, após a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a cobertura vacinal contra a doença, em crianças menores de 5 anos de idade no Brasil, se aproximou de 73%. Nos dois estados, em que houve atuação do projeto, a meta de 95% do público alvo vacinado foi superada. A Paraíba como primeira colocada, e o Amapá em segundo lugar.

A poliomielite é uma doença contagiosa que pode causar paralisia nos membros inferiores. E a vacina, disponível na rede pública de saúde, é a única forma de prevenção.

[ad_2]

Esta notícia pertence a: Agência Brasil

Acesse esta notícia no site da Agência Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Comments are closed

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta