Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado do país a sair desta pandemia. “Mais é necessário vacinar aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, os municípios precisam fazer a busca ativa e continuar a vacinação na população até completar a imunização”.
Resende ainda destaca que, “por determinação do governador Reinaldo Azambuja foi disponibilizado R$ 17.886.884,40 em forma de incentivo aos municípios para reforçar as ações de vacinação contra a Covid-19. Esse incentivo tem como objetivo premiar as equipes que trabalham diariamente aplicando as vacinas no nosso Estado”.
Em junho, a Secretaria de Estado de Saúde já havia criado incentivo financeiro no valor de R$ 5.899.727,40 aos municípios para que ampliassem os horários de vacinação nos municípios, mediante o cumprimento das metas estabelecidas.
Com 60% da população geral imunizada, o Estado encaminha para alcançar a imunidade coletiva e ser o primeiro a sair desta pandemia no país. Para isso, Mato Grosso do Sul tem avançado na imunização, com 76,92% da população geral vacinada com pelo menos uma dose e 60,07% com o esquema vacinal totalmente completo.
Mato Grosso do Sul registra 95% da população adulta vacinável maior de 18 anos que já receberam a 1ª dose do imunizante e 78,61% já foram imunizados com a segunda dose. Até o momento foram vacinados 74,34% dos adolescentes vacinados com a primeira dose da Pfizer. Quanto a dose de reforço, o Estado já aplicou 40,73% do público alvo. Outros dados sobre a pandemia da Covid-19 pode ser conferido no Boletim do Coronavírus, clique aqui.
Rodson Lima, SES
Foto: Saul Schramm