Matéria institui canal de ajuda aos jovens e adolescentes em vulnerabilidade emocional
Matéria apresentada por Antônio Vaz cria um canal de telefone para auxiliar quem tem vulnerabilidade emocional – Foto: Luciana Nassar
Christiane Mesquita
Foi apresentado nesta manhã (26) pelo deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 282/2023, que institui no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul a criação do canal “DISK HELP”, um canal de atendimento anônimo para os jovens e adolescentes, em situação de vulnerabilidade emocional.
O canal tem o objetivo de atender jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade emocional, por meio de denúncias feitas por familiares ou qualquer cidadão que perceba ou testemunhe a necessidade deste atendimento. A existência do serviço e o canal deverão ser amplamente divulgados por meio de campanhas e conscientização sobre Saúde emocional.
“Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, as taxas mundiais de suicídio estão diminuindo, mas na região das Américas os números vêm crescendo. Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%, sendo a quarta causa de morte mais recorrente entre os jovens de 15 a 29 anos”, justifica o autor da matéria, deputado Antonio Vaz.