Hospital Cassems de Campo Grande realizou 1º Simulado de Evacuação no próximo sábado
Foto: Messias Ferreira
Gustavo de Deus
O Hospital Cassems de Campo Grande realizou ontem, 12, entre as 14h às 16h, o “1º Simulado de Evacuação de Hospital em Situação de Incêndio com Múltiplas Vítimas”. A ação foi idealizada pela Unidade Hospitalar da Caixa dos Servidores e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Hospital Unimed, sendo uma inciativa dos setores de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP).
O simulado aconteceu nas dependências do Hospital Cassems de Campo Grande e teve a participação de toda a equipe hospitalar envolvida numa situação real de evacuação.
A gerente de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital da Caixa dos Servidores, Geovânia Martins, explicou que objetivo da ação foi o de preparar a equipe para casos críticos.
“O treinamento é uma atividade essencial para fortalecer a segurança e proatividade de todos os membros da equipe, em situações de emergência. O objetivo principal deste simulado é de garantir que nossos colaboradores estejam devidamente preparados para agir de forma adequada e segura em casos críticos”, pontuou.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Cassems, Robson Appel, o objetivo principal do simulado foi o de oferecer aos profissionais de saúde do hospital de um treinamento prático de situações de emergência.
“Esta é uma iniciativa estratégica projetada para fortalecer as competências e a preparação da equipe diante de cenários desafiadores de atendimento, em situações de evacuação do hospital. Sendo assim, o nosso principal objetivo com a simulação foi no sentido de é proporcionar aos profissionais de saúde do Hospital Cassems, uma oportunidade de treinamento prático e realista em situações de emergências. A ação também buscou aprimorar a capacidade de resposta rápida e eficaz da equipe em momentos críticos, promovendo assim, a excelência no atendimento ao cliente”, disse Appel.
Para o diretor Administrativo do Hospital Cassems da capital, Alessandro Depieri, as equipes da unidade hospitalar estão em constante reciclagem e treinamentos para estar alinhadas com as necessidades de um hospital.
“A Cassems foi criada com o propósito de oferecer o melhor e mais humanizado atendimento possível aos seus beneficiários. As unidades hospitalares também adotam essa meta e toda ação de treinamento e capacitação que possam garantir essa excelência de atendimento, nós apoiamos. Este simulado estava previsto há muito tempo, porém, a pandemia nos impediu de realizá-lo e, agora, nós o colocamos em prática”, finalizou Depieri.