Governo quer fortalecer a produção nacional de insumos de saúde @agenciabrasil
[ad_1]
Para fortalecer a produção nacional de insumos de saúde, o governo federal recriou, nesta segunda-feira (3), o Geceis, Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Com a participação de 20 instituições de Estado, entre ministérios, fundações e agências, além de representantes da sociedade civil, a política de fortalecimento da indústria da saúde quer reduzir a fragilidade do país em tecnologias, como observado no auge da pandemia de covid-19.
A política pública, que havia sido desfeita às vésperas da emergência global em saúde, tem na própria pandemia um marcador social, conforme destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante evento que reuniu representantes do grupo executivo.
A expectativa é que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS em medicamentos, vacinas e insumos médicos passem a ser produzidas no país. Nísia Trindade destacou a importância de alavancar esse desenvolvimento.
O Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde vai trabalhar em iniciativas como estímulo à pesquisa e realização de parcerias para o desenvolvimento produtivo e inovação.
Um detalhamento das ações deve ser anunciado em até 30 dias. O decreto que recria o colegiado foi assinado nesta segunda-feira (3) pelo presidente Lula.
[ad_2]
Esta notícia pertence a: Agência Brasil
Acesse esta notícia no site da Agência Brasil – Link Original