Especialista em Odontologia Hospitalar, Dra. Margarete Gaban ministra palestra na reunião do GAL/CG/ACBG/Abrapec
Da Redação
O Grupo de Acolhimento aos Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço de Campo Grande (GAL/CG) realizou, na última quinta-feira, 27, a sua reunião mensal que teve um gostinho especial por se tratar do mês de julho, oficializado desde o ano passado como Julho Verde, período dedicado à conscientização sobre a doença do câncer que incide sobre a cabeça e o pescoço das pessoas.
Este encontro, que é realizado toda última quinta-feira do mês, contou com a participação da dentista Dra. Margarete Gaban, especialista em Odontologia Hospitalar, que proferiu palestra aos presentes com informações preciosas sobre o câncer de boca.
As reuniões do GAL/CG são realizadas com apoio da Associação Brasileira Câncer Cabeça e Pescoço (ACBG) e da Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (Abrapec), que cede gentilmente suas dependências e seu pessoal de apoio em Campo Grande para garantir o sucesso dos encontros mensais.
Data especial, o dia 27 de julho é quando se comemora o “Dia Mundial de Conscientização do Câncer Cabeça e Pescoço” e a Dra. Margarete Gaban proporcionou aos presentes muitas informações, se colocando à disposição dos participantes para responder perguntas sobre as várias formas de aparecimento do câncer de boca, além de esclarecer quais os melhores métodos para evitar o surgimento da doença.
Margarete Gaban atua diretamente com pacientes assistidos pela equipe médica do Hospital de Câncer Alfredo Abrão de Campo Grande e, como especialista em Odontologia Hospitalar, aproveitou o encontro com os pacientes e os familiares presentes na reunião para reiterar a importância de detectar o mais cedo possível lesões que possam se configurar como cancerígenas. “Os cânceres de boca detectados na fase inicial são passíveis de serem 100% curados” informou.
Ele explicou que a pessoa ao constatar o surgimento de ferimentos com dificuldade de cicatrização nos lábios, no céu da boca, nas paredes bucais, enfim, em qualquer parte da boca, deve procurar a orientação de um dentista que, mediante qualquer suspeita, a encaminhará a um estomatologista que é o especialista capacitado pela odontologia para diagnosticar todos os tipos de cânceres bucais.
Em todos os encontros do GAL/CG/ACBG/ABRAPEC, a equipe que recepciona os participantes prepara um lanchinho para o fim da reunião, afinal ninguém é de ferro e após muitas informações nada melhor do que um lanche e um suquinho gelado para refazer as forças e refrescar o calor escaldantes do inverno 2023.
CONVITE – No dia 31 de julho, o médico e cirurgião cabeça e pescoço, Dr. Maurício Simões Corrêa, foi convidado a ministrar palestra sobre o tema em uma reunião do GAL/CG/ACBG/ABRAPEC. Secretário de estado de Saúde, ele precisa adequar sua agenda diária para viabilizar a data que poderá comparecer e contribuir com todos do Grupo com o seu know-how e, com certeza, receber uns apelos para que a SES adote a lista padronizada de insumos do SUS em benefício dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço.
SOBRE O GAL/CG – Criado neste ano com a finalidade de dar apoio e assistência aos laringectomizados de Campo Grande, o GAL/CG manteve a sigla inicial, mas ampliou sua área de atuação a todos os pacientes com câncer de cabeça e pescoço e realiza reuniões todas as últimas quintas-feiras de cada mês na sede da Abrapec/MS
SOBRE A ACBG – Assim como o GAL/CG, a Associação Brasileira Câncer Cabeça e Pescoço (ACBG), surgiu com uma denominação, mas ampliou sua área de atuação sem, contudo, mudar a sigla. Tem sede em Florianópolis, Santa Catarina, onde atua no apoio aos pacientes com históricos de tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Primeira entidade a atuar na área, a ACBG foi, também, a primeira a conseguir com que o seu estado de atuação empunhasse a bandeira da entidade e adotasse a lista de insumos padrão do SUS, propiciando 100% de atenção aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Hoje, além de coordenar as ações estaduais em Santa Catarina, a ACBG assessora os GALs espalhados por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal
SOBRE A ABRAPEC – A Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer – Abrapec -, além de auxiliar no tratamento, busca levar informações importantes, através de profissionais capacitados, e trabalhar com a prevenção e orientação aos assistidos. A Abrapec tem papel primordial na luta diária dos familiares dos pacientes com câncer, fornecendo semanalmente a dieta alimentar gratuita de acordo com prescrição da nutricionista que atua na entidade, entre outras ações de importância fundamental para o bem-estar do paciente e de seus familiares.