Apesar de ser destaque do PNI, taxa de ocupação de leitos de UTI ultrapassa os 100% em Mato Grosso do Sul

O Estado de Mato Grosso do Sul continua sendo destaque no Programa Nacional de Imunização (PNI), segundo documento da OPAS – Organização Panamericana de Saúde – que demonstra a situação epidemiológica da COVID 19 no Brasil. Apesar do sucesso na imunização de sua população, há um dado preocupante: o Estado é hoje, a única Unidade da Federação com taxa superior a 100% de ocupação dos leitos de UTI/Covid.

Conforme o documento diário distribuído pela OPAS, constando dados de todo o Brasil, nas últimas 24 horas compreendidas entre os dias 14 e 15 de junho foram aplicadas 1.337.152 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.231.725 primeira dose e mais 105.427 para público de segunda dose.

Ainda de acordo com o mesmo documento, a proporção da população com 18 anos ou mais vacinada com a segunda dose representa 15% e nesse contexto Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Amazonas e Roraima apresentam os maiores percentuais de população alvo vacinada com a 2ªdose, enquanto Rondônia e Amapá continuam com a menor proporção de vacinados para a 2ª dose destinada ao mesmo público.

Outro dado importante refere-se à ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 e leitos UTI para o público em geral. O documento diário da OPAS aponta que 10 Unidades da Federação apresentam taxa de ocupação de leitos de UTI maior ou igual a 90%.

Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina permanecem com taxa de ocupação de UTI maior ou igual a 90%.No documento, infelizmente, destaca-se o fato de Mato Grosso do Sul ser, atualmente, o único estado brasileiro que apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI maior ou igual a 100%, a despeito de ser o Estado com melhor desempenho na vacinação de sua população.

Outra informação relevante refere-se ao aumento do número de casos e óbitos provocados pela Covid-19. De acordo com a OPAS, isso se registra na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. Também cita que a maior proporção de pessoas completamente vacinadas é observada no Chile (44,8%), enquanto a menor verifica-se na Venezuela (0,5%).

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta