Previsão do tempo: Sistema avança e final de semana terá chuvas espalhadas por todo Brasil
O final de semana chega com previsão de chuvas espalhadas por todo Brasil. Nuvens carregadas se formam em importantes áreas de produção agrícola e de acordo com as previsões da Climatempo, a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e a grande disponibilidade de ar quente e úmido favorecem as chuvas. Para a região Sul do Brasil, a consultoria destaca a formação de um ciclone extratropical.
“Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e dá origem a um ciclone extratropical, que vai passar o dia na costa gaúcha”, afirma a previsão. O ciclone tem como característica levar rajadas de ventos que podem ultrapassar os 100km/h.
O centro, leste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm muitas nuvens e pancadas de chuva moderadas a fortes a qualquer hora. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra o avanço das chuvas para Santa Catarina e Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas.
Também nesta sexta-feira (26), as chuvas retornam para o Sudeste do Brasil. O estado de São Paulo, segundo o Cosmo, deve receber os maiores volumes, com destaque para o centro-leste que deve registrar os acumulados expressivos. A partir de amanhã, dia 27, nuvens carregadas começam a chegar em Minas Gerais, o centro-sul do estado pode registrar chuvas de até 60mm em algumas áreas. Também volta a chover no Rio de Janeiro e no Espírito Centro.
A condição de chuva persiste no Centro-Oeste do Brasil e nuvens se formam em todos estados da região. Os maiores volumes continuam sendo esperados para o noroeste do Mato Grosso. Já no Matopiba, a previsão mantém a condição de chuva no Tocantins, Maranhão e pontos isolados do Piauí, porém com volumes mais baixos quando comparados com as demais áreas do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: