Rose Modesto no g1: promete construir quatro novos terminais de ônibus e agilizar compra de medicamentos em Campo Grande
Entrevista faz parte de uma série de sabatinas do g1MS com os candidatos à prefeitura de Campo Grande.
Rose Modesto, candidata à prefeitura de Campo Grande pelo partido União Brasil, participou da sabatina do g1MS. Na entrevista, conduzida pela jornalista Rafaela Moreira, a candidata prometeu construir quatro novos terminais de ônibus, concluir obras emblemáticas inacabadas, valorizar os professores e romper o contrato de concessão de transporte coletivo.
Entre os concorrentes à Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto é a sexta a ter a entrevista divulgada pelo g1MS. A ordem de participação foi estabelecida através de sorteio. Confira, abaixo, os principais assuntos da entrevista:
Educação
O primeiro tema discutido foi a educação de Campo Grande. Em seu plano de governo, Rose promete valorizar os professores e melhorar as condições de trabalho dos servidores. A candidata afirmou que irá manter a lei que estabelece piso de 20h para professores.
“Quando se fala em valorização, estamos falando de salário. Em Campo Grande a lei está sendo cumprida e vamos dar sequência naquilo que já foi pactuado de pagar os salários baseado na lei do piso de 20 horas. O administrativo é um grande desafio porque tem o plano de cargos e carreiras, mas que não avançou e por isso vamos enxugar a máquina. No primeiro ano é organizar a casa, precisamos enxugar a gastança”.
Outro assunto abordado pela candidata foi a saúde dos profissionais de educação. “A saúde do professor e de todos que trabalham no ambiente escolar e inclusive do aluno é muito importante, e por isso, vamos criar uma equipe multidisciplinar para fazer um trabalho itinerante atendendo esse profissional com atendimento psicológico e psiquiátrico de prevenção”.
Compra de medicamentos
Durante a sabatina do g1, Rose aposta na descentralização de compra para melhorar os problemas de falta de medicamentos na capital. “Atualmente a central de compras de medicamentos está equivocada, a prefeitura só tem um lugar que compra e lícita todos os processos de tudo que precisa para a cidade. Os remédios precisam ser comprados dentro da Sesau. Essa descentralização vai fazer com que não faltem medicamentos”.
Obras inacabadas
Em seu plano de governo, Rose defende que é prioridade concluir obras inacabadas de Campo Grande, como exemplo o Centro de Belas Artes, a Avenida Ernesto Geisel e o Teatro do Paço Municipal. A candidata diz que irá buscar recursos estaduais e federais para cumprir a promessa.
“As sete obras de Emeis que estão paradas é porque perdeu de apresentar o projeto certo no FNDE, e isso não é diferente com a Ernesto Geisel, Centro Belas Artes. Ou seja, vamos apresentar bons projetos para resgatar essas parcerias com o governo federal e estadual. Eu tenho certeza que o governador Eduardo Riedel não vai virar as costas para Campo Grande”.
Mobilidade Urbana
Durante a sabatina, Rose prometeu construir quatro novos terminais de ônibus para melhorar a mobilidade urbana de Campo Grande. A candidata disse que os novos equipamentos estarão nas saídas para São Paulo, Três Lagoas, Corumbá e Sidrolândia.
“Campo Grande é uma cidade de quase 900 mil habitantes e que hoje trabalha com um plano de mobilidade que é do século passado. Temos quatro grandes regiões na cidade e por isso vamos construir quatro novos terminais. Vamos fazer canaletas nos canteiros, sem precisar parar muito tempo nos semáforos, fazendo uma pessoa sair da saída de Sidrolândia até o Centro no tempo de 15 minutos a menos”.
Rose também disse que pretende romper o contrato de concessão atual do transporte público, devido a qualidade do serviço entregue à população. “Se o contrato não for cumprido, vamos romper de imediato. O contrato nasceu para ser cumprido, isso não está acontecendo e a população não pode pagar a sétima passagem mais cara entre as capitais no Brasil e não ter o serviço adequado. Nós vamos revogar o contrato porque ele hoje não está sendo cumprido”.
Sincerão
g1MS – Qual o seu maior medo nesta eleição?
- Rose Modesto: “Fake News”.
g1MS – Redução da maioridade penal a favor ou contra?
- Rose Modesto: “É preciso investir em educação, o melhor caminho é esse”.
g1MS – Equipara aborto a crime de homicídio?
- Rose Modesto: “Contra”.
g1MS – Descriminalização da maconha?
- Rose Modesto: “Contra”.
g1MS – Qual o seu livro favorito?
- Rose Modesto: “Minha história – Michelle Obama”.
g1MS – Qual música não sai do seu repeat?
- Rose Modesto: “Tocando em Frente – Almir Sater”.
Fizeram parte deste material:
- José Câmara, produção executiva e roteiro;
- Anderson Viegas, coordenação.
Fonte: G1 MS