Reinaldo Azambuja ressalta Mato Grosso do Sul como sexto estado mais competitivo do Brasil
“Ficamos muito feliz em ver Mato Grosso do Sul ser apontado como s sexto estado mais viável e mais competitivo do Brasil e o primeiro do Centro Oeste. E nos sentimos orgulhoso por estar tocando esse processo que planejamos desde o primeiro mês de nossos mandatos em 2015”. A afirmação partiu do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que participou hoje de manhã de uma entrevista na Rádio Difusora Pantanal com veiculação em um pool de emissoras de rádio de Campo Grande e do interior do Estado.
Durante a entrevista que teve como âncora o radialista B. de Paula Filho, o governador afirmou que, prestes a completar 44 anos de sua criação – dia 11 de outubro –, Mato Grosso do Sul hoje é um estado consolidado e moderno. “Sempre sonhamos com um estado forte moderno, solidário e mais justo”. Ele disse que o MS avançou muito e vem cumprindo seu papel devolvendo mais à sua população através de obras e serviços há muito reivindicados pelos sul-mato-grossenses.
O governador destacou ainda o fato de o governo estar sempre atuando junto aos prefeitos para o estabelecimento das políticas públicas que melhor se adequem à realidade de cada um dos municípios de Mato Grosso do Sul.
“Hoje somos um estado diferenciado em nível de Brasil. Adiantamos no programa de vacinação o que nos permitiu retomarmos as atividades econômicas com a realização de obras nos segmentos prioritários. Temos uma equipe focada naquilo que Mato mGrosso do Sul precisa” enfatizou.
Reinaldo lembrou que 11 de outubro de 1977, ainda adolescente, festejou na Rua 14 de julho a divisão do Estado de Mato Grosso para a criação de Mato Grosso do Sul e hoje, 44 anos passados, o Estado ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. “Hoje temos os investidores olhando para nós como um Estado viável porque oferecemos segurança jurídica, compromisso e boas lei que garante novos investimentos” disse. Para Reinaldo o MS cresce uniforme com geração de empregos, oportunidades e melhorias que são realizadas em todas as regiões do Estado”.
FRONTEIRA – Falando para uma rádio de Ponta Porã, Reinaldo disse que o governo mantém uma parceria positiva com a administração do prefeito Hélio Peluffo (PSDB) que está possibilitando a execução da obra do da segunda alça do anel viário que tira o trânsito do perímetro urbano. O governo já executou a parte norte e vai assinar um novo convênio para a execução parte sul. “É um grande investimento que resultará na duplicação desde a Rua Kamel Saad até saída para o Assentamento Fazenda Itamarati” explicou.
Outro ponto positivo elencada pelo governador referiu-se à titulação dos imóveis populares ocupados por famílias ponta-poranenses. “É o maior programa de regularização fundiária já desenvolvido no Estado dando a escritura definitiva ao morador que se torna, realmente, os donos de seus imóveis”.
Reinaldo ainda anunciou para a população de Ponta Porã a execução da obra do pronto socorro e muitos outros investimentos em parceria com a prefeitura de Ponta e demais cidades da fronteira.
ANASTÁCIO E AQUIDAUANA – Para os municípios de Anastácio e Aquidauana Reinaldo registrou os investimentos na região do 21 que será ligada até o ponto das Águas de Miranda. Citou o asfaltamento de Bonito até as margens do Rio Miranda diminuindo a distância entre Campo Grande e Bonito em 70 km passando pelas duas cidades que margeiam o rio Aquidauana.
“Muitas outras coisas importantes acontecerão em Aquidauana e Anastácio. Estamos licitando o novo acesso de Piraputanga até a BR-262. Criamos uma nova rota turística com a pavimentação da Estrada Parque passando pela Serra de Maracaju e estamos finalizando detalhes com a bancada federal para levantar recursos para a pavimentação da BR-419 ligando Rio Verde a Aquidauana”.
O governador disse que esteve com o ministro do Turismo obras na rota turística de Mato Grosso do Sul que garantiu aporte de recursos para a retomada das obras da BR-419 saindo de Aquidauana em direção a Rio Negro. De Rio Verde para Rio Negro a obra já vem sendo executada. “Ainda temos investimentos na área de saúde, pois vamos assinar com o prefeito Odilon Ribeiro um convênio no valor de 4,6 milhões de reais para a modernização do Hospital Regional”.
RIBAS DO RIO PARDO – O governador ainda anunciou a pavimentação asfáltica ligando Ribas do Rio Pardo a Camapuã ligando as BRs 060 e 262, além da construção de um hospital e modernização da delegacia de polícia, bem como a ampliação das escolas estaduais e municipais de Ribas que ganhará um projeto para levar de saneamento básico.
O governo vai investir, a pedido do prefeito da cidade, na ligação da avenida principal de Ribas à BR-262 na altura do novo núcleo industrial onde se instalarão empresas satélites que vão trabalhar em parceria com a Suzano. “Estive duas vezes na cidade discutindo inclusive com a direção da Suzano os investimentos que precisam ser feitos na cidade” explicou o governador.
Ribas do Rio Pardo recebe o maior empreendimento em construção em todo o Brasil, que consiste na maior planta de celulose do mundo. Para Reinaldo esse empreendimento que vai gerar 10 mil empregos diretos só chegou a Ribas do Rio Pardo porque o governo assinou uma carta compromisso e todos os compromissos assumidos serão cumpridos com qualificação de mão de obra para aproveitar a mão de obra d Rio pardo nesses 10 mil empregos que serão gerados.
BRASÍLIA – Durante a entrevista o governador anunciou que ao término iria se deslocar a Brasília onde tem duas reuniões ainda hoje, a primeira com o relator do orçamento na Câmara, deputado Márcio Bittar e depois uma reunião com os 11 integrantes da bancada federal com quem ele discutirá as emendas impositivas que cada deputado federal e cada senador poderá indicar para Mato Grosso do Sul
Reinaldo enfatizou que a bancada federal tem sido grande parceira do seu governo, daí a importância de visitar deputados e senadores para discutir com eles e eleger prioridades de obras e serviços. O governador disse que após as reuniões em Brasília retorna ainda hoje ao MS para cumprir agendas à noite. e.
Reinaldo ainda falou sobre investimentos na área social, com a entrega de 7.600 cartões para famílias de baixa renda, investimentos na área cultural, beneficiando mais de mil artistas, além de estabelecimentos comerciais que foram isentados do ICM; investimentos no esporte e muitos outros aportes feito pelo governo estadual e que colocam Mato Grosso do Sul nessa posição privilegiada no país que é ser o sexto estado mais atrativos para investimentos em todo o Brasil.