Filho mais velho com a rainha Elizabeth II, o Príncipe Charles, de 72 anos, encabeça a lista de sucessão ao trono Foto: ANGELOS TZORTZINIS / AFP
A morte nesta sexta-feira do Príncipe Philip, aos 99 anos, depois de 74 anos de casamento com a rainha Elizabeth II, de 94, não altera a linha de sucessão ao trono britânico.
Quem encabeça a lista é seu filho mais velho com a rainha Elizabeth II, o príncipe Charles, de 72 anos, seguido do filho mais velho de Charles com a princesa Diana, o príncipe William, de 38.
Depois deles, em terceiro na linha de sucessão, vem o príncipe George, de 7 anos, filho de William com Kate Middleton. George é sucedido por sua irmã, Charlotte, de 5 anos. Em seguida, aparece o caçula do casal, o príncipe Louis, de 3 anos.
Morte do príncipe Philip, nesta sexta-feira, não altera linha de sucessão ao trono britânico Foto: Arte O Globo
O sexto lugar na linha de sucessão é ocupado pelo príncipe Harry, caçula de Charles e de Diana. Apesar de ter abandonado suas obrigações oficiais como integrante da família real, não perde seu direito de nascença ao trono. Ainda assim o rompimento com a Coroa fez com que perdesse seus títulos reais, honrarias militares honorárias e financiamento real, como foi anunciado pelo Palácio de Buckingham em fevereiro.
Seu filho com a ex-atriz americana Meghan Markle, Archie Harrison Mountbatten-Windsor, que completa dois anos no mês que vem, é o sétimo na linha de sucessão. Antes do nascimento de Archie, Meghan e Harry
revelaram em sua explosiva entrevista à apresentadora Oprah Winfrey que um integrante da família real teria questionado “o quão escura” a pele do bebê seria, já que Meghan é negra.
Na conversa com Oprah, que pôs a monarquia britânica em sua maior crise em décadas, o casal disse ainda que a decisão de não conceder títulos reais ou segurança a Archie veio da Coroa — até então, acreditava-se que tivesse sido uma opção dos pais para que o menino tivesse uma criação mais normal.
Durante a entrevista, Harry e Meghan disseram também que esperam um segundo filho, uma menina que deverá nascer no verão. Ela, portanto, será a oitava na linha de sucessão.
Em nono lugar aparece o príncipe Andrew, segundo filho homem da rainha Elizabeth II. Nascido quando sua mãe já era rainha, ele se afastou de suas funções reais em 2019, após uma criticada entrevista à BBC sobre sua amizade com Jeffrey Epstein, empresário bilionário acusado de tráfico sexual.
O duque de York disse nunca ter visto seu amigo, que cometeu suicídio na prisão enquanto aguardava julgamento, agir inadequadamente. Ele também nega as alegações de que teria estuprado uma das meninas traficadas por Epstein, à época bilionário.
Andrew esteve casado com Sarah Ferguson entre 1986 e 1996, com quem teve duas filhas, as princesas Beatrice, nascida em 1988, e Eugenie, nascida em 1990. Elas ocupam, respectivamente, o décimo e o 11o lugar na linha de sucessão ao trono. Em 10 de fevereiro, Eugenie deu à luz ao seu primeiro filho, August Brooksbank, que a segue imediatamente na ordem pelo trono.