Politicando com Jota Menon de 17 de dezembro de 2023

SACO SEM FUNDO – Respeito muito o produtor rural e faço parte do time de brasileiros que consideram o agronegócio de fundamental importância para a economia nacional. Mas, que têm coisas que não se justifica, isso tem. Imagine que estão discutindo a criação de um fundão para compensar os agropecuaristas estabelecidos no Pantanal que ficarão oficialmente proibidos por lei de usar suas terras para o cultivo de culturas agrícolas.

SACO SEM FUNDO (1) – Se a Lei do Pantanal causasse prejuízos aos fazendeiros que criam gado no território pantaneiro, tudo bem. Até se aceitaria a criação desse fundo para atender a classe do saco sem fundo. Porém, há séculos os fazendeiros enchem burras de dinheiro criando gado e só agora descobriram que precisam de ajuda governamental para continua criando gado.

ERROU – A deputada federal Camila Jara (PT/foto à direita) errou e votou contra a MP 1.185, chamada de MP das Subvenções, considerada estratégica pelo Governo Lula por garantir arrecadação de R$ 35 bilhões em 2025. A Medida Provisória foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quinta-feira (14) por 335 votos a favor e apenas 56 contrários. Ainda bem que seu voto não fez falta, né Camilinha?

SÓ TRÊS – De Mato Grosso do Sul, a proposta só teve o voto favorável de três deputados:  Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, do PSDB, e Vander Loubet (PT). Beto Pereira (PSDB) não votou e o Rodolfo Nogueira (PL), o Gordinho do Bolsonaro, participou da obstrução liderada pelo seu partido.

DOBRADINHA – Por falar em Camila, andam comentando nos meios políticos que a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) e a deputada federal do PT podem formar uma dobradinha “100% feminina” para disputar a Prefeitura de Campo Grande. São apenas fumacinhas, mas, como os grandes incêndios começam de pequenos focos de fumaça…

PRA LEVANTAR A CABEÇA – A Justiça de Mato Groso do Sul está de Parabéns em dose dupla. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por ter conquistado, de maneira inédita, o selo Excelência no Prêmio CNJ de Qualidade 2023, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao singular tribunal com o maior percentual relativo dentre todos os segmentos de Justiça (foto acima).

PRA LEVANTAR A CABEÇA (1) – A Corte sul-mato-grossense ficou em primeiro lugar dentre os 92 tribunais do país e foi consagrada a melhor do Brasil pela pontuação recorde de 98,8%, perfazendo 1.023 pontos de 1.035 realizáveis.

PRA LEVANTAR A CABEÇA (2) – Na categoria eleitoral, conquistou, pela terceira vez, o selo diamante, a mais alta honraria concedida pelo CNJ no segmento.  Ambos os prêmios foram entregues durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, na terça-feira (5).

MAIS JUSTIÇA – No mesmo evento, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foi agraciado com o Prêmio CNJ de Qualidade 2023 (foto à esquerda). Com novos critérios de avaliação, a condecoração promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconhece, por meio do acompanhamento das políticas judiciárias, as principais ações dos tribunais brasileiros nos eixos governança, produtividade, transparência, dados e tecnologia. Os tribunais de cada um dos cinco segmentos de Justiça são classificados nas categorias Diamante, Ouro e Prata.

POST RECUPERADO – A ação do Ministério Público, que recuperou um post publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agredindo o STF e que ele havia apagado dois dias depois dos ataques de 8 de janeiro (foto à direita), coloca muitos internautas de barbas de molho, principalmente aqueles que mantêm conversinhas suspeitas no WhatsApp e depois as apagam achando que estão livres da criminalização. Uma vez conversado, o fato está, de fato, documentando. Bolsonaro que o diga!

ENGANADOS – Durante a solenidade de inauguração da nova pista coberta para competições de laço comprido no Parque do Laçador, em Campo Grande, o governador montou um cavalo e causou frisson em quem não conhece a história do governador (foto abaixo). Parecia até que era a primeira vez que ele montava um cavalo, quando na verdade ele cresceu cercado de sangues puros e montando desde menininho. Arrasou governador!

META ADMINISTRATIVA – Pelo menos 92% das metas de Governo do Estado foram plenamente alcançadas até agora nesse primeiro ano de governo. Com esses números, o governador Eduardo Riedel avalia que a gestão estadual foi produtiva e que vem entregando o que planeja à população. Riedel se disse satisfeito com o desempenho das secretarias, mas assegurou que vai continuar cobrando os auxiliares para que a mesma qualidade nos contratos se repitam em 2024.

TRINCA MINISTERIAL – O Governo do Estado assina na manhã desta segunda-feira, 18, o decreto que institui o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas e Quilombolas de Mato Grosso do Sul (PROACINQ). O evento tem presença confirmada dos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.

CADA DIA MAIS FORTE – Quem sai fortalecido desse evento é o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello Pereira, que vem desenvolvendo um belo trabalho à frente da pasta que lhe confiada pelo governador Eduardo Riedel. Na foto acima, Humberto Mello e o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, o Edson da Farmácia, promovem a inauguração da Central de Comercialização da Agricultura Familiar daquele município.

CARA DE ADOLESCENTE – Quem completa 4.1 neste domingão, com essa carinha de adolescente, é minha sobrinha amada Sarah Menon do Nascimento (foto à esquerda). Servidora da UFPR, em Curitiba, ela reúne, hoje, em sua casa, os filhos, Amanda e Samuel, a mãe Ivy Menon, o maninho José Igor e um punhado de sobrinhos para celebrar a data.

EU ACHO – Quando vejo técnico de futebol mexendo aquelas bolinhas numa prancheta e falando com seus jogadores, que pouca atenção lhe dão, fico achando que, tanto em time muito ruim quanto em time muito bom, o técnico faz pouca diferença. Veja o caso do Flamengo: é um time formado por jogadores, todos, de nível de seleção nacional de seus países. Mas eles jogam quando querem e, sem fazer qualquer movimento público, despacham técnicos quando querem.

TÉCNICO MILAGROSO – São poucos os técnicos milagrosos. Um deles é Abel Ferreira. E não falo isso porque sou palmeirense, não. Falo isso porque, ganhar um campeonato brasileiro, com o time que ele tem, deixando para trás Grêmio, Atlético (MG) e Flamengo com seus elencos milionários, só mesmo um técnico capaz de tirar coelhos da cartola a cada rodada do campeonato.

FUTEBOL DE SALÃO – Em clima de espera para a chegada da Copinha São Paulo, quando buscaremos o tricampeonato real, vamos nos divertindo com o futsal que neste domingo teve uma final espetacular entre Joinville (SC) e Atlântico de Erechim (RS). O time catarinense estava vencendo o jogo até 26 segundos de seu final, quando os gaúchos empataram. Reiniciado o jogo, os atletas do Joinville perderam a bola e num rápido contra-ataque o Atlântico marcou novamente, virando o jogo a 9 segundos do final da partida; e ganhou o título inédito com a vitória por 2 a 1 contra o Joinville.

GINÁSIO LOTADO – Com a decisão em jogo único, a final entre Joinville e Atlântico aconteceu na cidade de Toledo (PR). O ginásio de esportes da cidade com capacidade para 4.000 torcedores recebeu uma lotação “de mais de 4.000 torcedores”. Estava literalmente abarrotado de torcedores gaúchos, catarinenses e paranaenses. Enquanto isso, em alguns estados, os estádios com capacidade para 3 mil torcedores nunca têm jogo com lotação completa.

VIVA O PORCO! Isto posto, resta-nos terminar a coluna como todos esperam que terminemos, até mesmo os que nos são contrários: viva o magnífico PORCO!

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta