“Nosso objetivo é pensar o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste” diz Rose Modesto na “Bronca do Eli”
A superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste – Sudeco), Rose Modesto, está em Campo Grande, participando do 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul e na manhã desta quarta-feira, 4, esteve na redação de Impacto, onde foi recebida pelo jornalista Eli Sousa que aproveitou o momento e a entrevistou dentro do programa “Bronca do Eli”, levada ao ar pela Rádio Diamante FM.
Ela começou o bate-papo fazendo uma avaliação do encontro de prefeito dizendo que é uma iniciativa importante para os gestores municipais, porque, “nesses eventos eles (os prefeitos) podem encontrar muitos representantes da bancada federal, deputados federais e senadores”.
Ele citou a presença de ministros e de outros representantes do governo Lula. “São em encontros como estes que os gestores buscam saída para os problemas que as cidades têm vivido” avalia.
“Eu sempre falo que ninguém mora no estado, você mora é na cidade. A nossa vida acontece no município onde a gente vive temos os problemas de saúde que têm que ser resolvido, a questão da educação, do emprego e da renda. Então eu avalio de forma muito positiva. Uma iniciativa é como essa para a gente poder realmente encontrar as saídas no momento difícil” pontuou.
Ex-vereadora, ex-vice-governadora e ex-deputada federal, Rose Modesto disputou a prefeitura de Campo Grande em 2016 quando já defendia um pacto federativa com o fortalecimento dos municípios.
“Entendo que esse é um grande momento para a gente fazer esses debates e discussões’ que o congresso de prefeitos mostra que o caminho. “Esse congresso tem esse objetivo, o que acho muito positivo, os dos 79 municípios do estado, a maioria é formada por municípios pequenos, que vivem de repasse do governo do Estado”.
Para Rose Modesto os prefeitos devem estar cada vez mais organizados para encontrarem as melhores saídas; estabelecer modelos de planejamento. Ela cita que a Sudeco, onde é superintendente regional, trabalha com essa visão. O objetivo na pasta é pensar no desenvolvimento de forma regionalizada. “Nosso objetivo é pensar o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste” diz.
Rose Modesto chegou em Campo Grande ontem e aproveitou a estada na capital para realizar reuniões com grupos de prefeitos aos quais expôs os vários programas existentes na Sudeco destinados às administrações municipais.
Rose iniciou por Campo Grande as visitas que pretende fazer às capitais do Centro Oeste ainda este ano. As visitas a Cuiabá e Goiânia estão programadas para o fechamento deste mês.
Com base nos dados colhidos nessas visitas, Rose acredita que entrará no ano 2024 com definições significativas sobre projetos a serem custeados com recursos da Sudeco. “É com o orçamento que a gente está definindo este ano que vamos trabalhar o ano que vem. Estamos trabalhando pra ver se a gente consegue pelo menos uns 250 milhões de reis em recursos públicos para dividir entre os três estados e o Distrito Federal” explicou
Rose explicou que como superintendente da Sudeco tem que buscar isonomia na divisão de recursos entre as quatro unidades federativas, mas admitiu que “lá no fundinho do coração” sempre haverá aquela paixão por Mato Grosso do Sul e Campo Grande, capital em que foi professora e vereadora e que disputou a prefeitura. “Como deputada federal tive quase 50.000 em Campo Grande.
Durante a entrevista retransmitida ao resto do Estado e para o Estado de São para as demais emissoras que compõem o Grupo Impacto Mais de Comunicação, Rose Modesto fez um breve relato das principais emendas parlamentares que conseguiu liberar para municípios de todo o Estado e fez questão de frisar que mais de 50% das minhas emendas nos quatro anos de seu mandato foram destinadas hospitais e outras organizações sem fins lucrativos.
No decorrer da entrevista Rose Modesto praticamente conversou com ouvintes de vários municípios do Estado, inclusive prefeitos e assessores municipais conectados nas mídias sociais do Grupo Impacto Mais de Comunicação aproveitando o momento até para passar pequenas orientações sobre como dar início à entrada de um projeto visando a obtenção de recursos para programas geridos pelas administrações municipais.
Sobre a possibilidade de vir a disputar a Prefeitura de Campo Grande, Rose que foi candidata a governadora do Estado na eleição passada, não descartou, mas no momento está focada em administrar a Sudeco e por meio do órgão da administração do presidente beneficiar com o máximo de recursos os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e o Distrito Federal.
“Temos um grupo político e no ano que vem, no momento oportuno, serão esses companheiros que definirão o caminho que seguiremos e se será uma candidatura ou a continuidade no comando da Sudeco isso só saberemos em 2024” afirmou superintendente da Sudeco.