Não tem plano B, porque “o Beto Pereira está preparado para resolver os problemas de Campo Grande” diz Reinaldo
Reinaldo diz que não divergência e Beto Pereira é o candidato do PSDB na Capital (Foto: Divulgação)
O ex-governador do Estado Reinaldo Azambuja pôs um fim às especulações de bastidores de que se não deslanchar rapidamente, o pré-candidato a prefeito de Campo Grande pelo PSDB, deputado federal Beto Pereira, poderá ser substituído.
Ao discursar na convenção do partido que o reelegeu para comandar a legenda por mais um período, Reinaldo lembrou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) passou por esse mesmo processo enfrentando boatos de que seria substituído, mas acabou indo para a disputa e venceu a eleição em 2022.
No seu discurso, Reinaldo também deu os primeiros sinais de como será o tom da campanha que se avizinha: o PSDB fará uma campanha de oposição à prefeita Adriane Lopes (PP) e deverá centrar foco na apresentação do ex-prefeito de Terenos como o mais preparado para administrar Campo Grande.
Prefeito de Maracaju e governador do Estado por dois mandatos, deputado estadual e deputado federal, Reinaldo descartou disputar a prefeitura pelo PSDB em 2024.
O ex-governador adotou um tom crítico à gestão de Adriane, mas não citou nominalmente a atual prefeita. “A atenção básica de saúde não está bem na Capital, a cidade não vai bem, não está bem”, criticou.
Reinaldo destacou que é preciso colocar iluminação pública nas praças, limpar as ruas e canteiros e melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde. “Os postos de saúde, pergunta para qualquer morador de Campo Grande, não está bem”, afirmou.
O presidente regional do PSDB disse que o projeto é buscar um grande arco de alianças para dar musculatura e força para a candidatura de Beto Pereira, que foi prefeito de Terenos por dois mandatos, deputado estadual e está no segundo mandato de deputado federal.
Pré-candidato a senador em 2026 e cotado para assumir a presidência nacional do PSDB, Reinaldo anunciou que a meta do partido é eleger 52 prefeitos no próximo ano. Atualmente, com a onda de filiações, o ninho tucano conta com 50 prefeitos.
Ele voltou a negar divergência no partido. Além de frisar que a sua candidatura a prefeito não passou de boato, ele garantiu que o PSDB está com os nomes definidos em vários municípios. Em Dourados, ele disse que existem três pré-candidatos a prefeito – Zé Teixeira, Lia Nogueira e Geraldo Resende – e pode surgir um 4º nome, fazendo referência ao retorno do ex-deputado Marçal Filho.
A disputa em Campo Grande começa a ser definida para 2024, mas a principal novidade será o racha entre o PSDB e a atual gestão na Capital. Marquinhos Trad foi reeleito com o apoio do PSDB. Adriane vai disputar a reeleição com as bênçãos da senadora Tereza Cristina (PP), uma das principais aliadas de Reinaldo.
Além dos dois nomes, a disputa conta com as pré-candidaturas da deputada federal Camila Jara (PT), do deputado estadual Lucas de Lima (PDT), do ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) e do vereador Professor André Luís (Rede). (Com informações de O Jacaré).