Na estreia do programa “Prestando Contas”, Akira Otsubo comenta ações administrativas, na Portal FM
Criado pela direção da Rádio Portal FM 98.7 para ser um canal de comunicação entre a população e as autoridades constituídas de Bataguassu, o programa “Prestando Contas” teve sua edição inaugural levada ao ar neste sábado, 2 de março.
Comandado pelo jornalista e radialista Ademar Cardoso, o programa vai ao ar das 08h00 às 09h00 da manhã (horário de Brasília) e, nesta primeira edição, a Portal FM recebeu o prefeito Akira Otsubo (MDB) que abordou as principais ações administrativas que vem sendo executadas pela sua gestão em Bataguassu.
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS – Com 52 anos de mandatos, o prefeito Akira é um dos políticos mais experientes do Estado, motivo pelo que é conhecedor do fato de que alguns temas relacionados à administração municipal não podem ser postergados.
É o caso do Plano de Cargos, Carreira e Salários do grupo magistério. O PCC, como é mais conhecido, é de suma importância para o presente e o futuro, tanto dos professores quanto dos servidores administrativos do setor de educação.
Segundo Akira Otsubo, o PCC está em fase de elaboração.
Já autorizado, vem sendo elaborado em conjunto com os professores e a classe do magistério. “Tão logo esteja pronto, o projeto será enviado para apreciação da Câmara Municipal” explica o prefeito.
Segundo ele, o Departamento Jurídico da Municipalidade vem atuando em parceria com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação e, quando concluído e votado pela Câmara, o PCC garantirá à categoria do magistério de Bataguassu a condição de uma das mais avançadas do Estado.
“Nós concedemos o maior reajuste para magistério de Bataguassu em todo o Estado, por isso, hoje, não ficamos atrás de ninguém. Valorizamos os professores que hoje ganham um salário acima da média dos demais municípios de Mato Grosso do Sul” destacou o prefeito.
O prefeito garantiu ainda que novos avanços virão, porque o que for de direito dos professores será inserido no Plano de Cargos, Carreira e Salário, assim como mecanismos jurídicos que lhes deem segurança quanto aos direitos dos profissionais do magistério.
SEGURANÇA PÚBLICA – O prefeito ainda abordou o excelente clima reinante entre a administração municipal e os organismos da segurança pública estabelecidos no município. “Em Bataguassu há uma parceria muito boa com a Polícia Militar, a Polícia Militar Ambiental, com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Civil” pontuou o prefeito.
Na avaliação de Akira, as parcerias entre Prefeitura e as autoridades ligadas à segurança pública trazem maior tranquilidade à população. “Todos os eventos realizados pela nossa administração conta com parceria com a PM, PMA, CBM e Polícia Civil, motivo pelo qual só temos a agradecer, pois dão uma grande contribuição à segurança da nossa sociedade” avaliou Akira.
Na última sexta-feira, segundo o prefeito, foi realizada uma reunião para discutir soluções para o grande problema que é o crescimento dos números relacionados à dengue no município. Mais uma vez todos os órgãos da Segurança Pública se fizeram presentes, inclusive a Delegada da Mulher.
TROCA DE COMANDO – Dividido em dois blocos de 30 minutos, o primeiro bloco foi fechado com Akira comentando a solenidade de troca de comando na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar de Bataguassu.
No evento, que contou com a presença do alto comando da PM do Estado, o major Rafael Custódio Alves, que atuou por dois anos em Bataguassu, foi remanejado para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Campo Grande. O cargo de comandante, por sua vez, passou para o major Francisco Rogeliano Ferreira Cavalcante, que atuava em Três Lagoas.
O prefeito Akira Otsubo esteve presente na solenidade realizada na Câmara Municipal de Bataguassu na última segunda-feira, 26, e destacou durante a entrevista que a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar tem papel fundamental na segurança pública, não apenas de Bataguassu, mas também de Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e dos Distritos de Quebracho e Nova Porto XV.
PARCERIA COM O SEBRAE – O prefeito Akira também destacou como de suma importância a parceria que mantém com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa em Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS). “Em Bataguassu temos muito a agradecer ao Sebrae/MS, pela grande contribuição ao nosso desenvolvimento. Aqui, os técnicos dos Sebrae/MS cuidam com muito carinho dos pequenos empreendedores” disse.
Segundo o prefeito, desde o início da sua administração é mantida a parceria com o Sebrae/MS que tem dado cursos para empresários, para comerciários e para famílias do campo. “Com isso capacitamos muitas pessoas para chegarem bem preparados no mercado de trabalho” registra.
SELO BRONZE – O Sebrae/MS tem instalada em Bataguassu uma Sala do Empreendedor que funciona em horário comercial. Nela, as pessoas interessadas em capacitação profissional, encontram todas as informações sobre quais os cursos que melhor se adequam a cada perfil.
Ao falar sobre a parceria com o Sebrae/MS, o prefeito Akira destaca orgulhoso a premiação obtida pela Sala do Empreendedor instalada no município. Com mais de 1370 atendimentos em 2023, a sala recebeu o Selo de Bronze, colocando Bataguassu como o terceiro município melhor avaliado no atendimento que oferece aos munícipes que procuram o órgão.
“Aliás, somos todos os dias procurados por empreendedores que querem investir Bataguassu e por isso temos o dever de capacitar nossos trabalhadores para que ocupem as vagas que se abrem no mercado de trabalho local” frisou.
OFICINA – Ainda sobre o Sebrae/MS, o prefeito disse que o órgão está fazendo uma oficina denominada “Faça a Vitrine Para Atrair o Cliente e Vender Mais”.
A oficina tem como objetivo capacitar os comerciantes a se prepararem para atrair cada vez mais clientes. “Uma vitrine bem arrumada atrai clientes e não custa mais caro. É um instrumento eficaz para atrair e agradar a clientela” explica Akira acrescentando que a cidade está crescendo e a concorrência vai aumentando, por isso empreendedor, seja micro, pequeno, médio ou grande, precisa estar preparado para enfrentar essa nova realidade.
Finalização sua exposição sobre os benefícios que a parceria com o Sebrae/MS traz ao município e aos munícipes, Akira lembrou que o órgão garante gratuidade em todos os cursos oferecidos. “Desde o primeiro ano de nossa administração, temos essa parceria para atender empreendedores, comerciários e, inclusive, o homem do campo tudo 100% de graça” registra.
CASAS POPULARES – A administração municipal de Bataguassu efetuou a entrega de 45 casas construídas em parceria com o Governo do Estado. A prefeitura doou os terrenos para o Estado que, através do programa Lote Urbanizado, fez os alicerces e os beneficiários concluem a sua casa.
“Talvez seja esta a maior ação social realizada no município” avalia Akira, uma vez que, o município adquiriu uma área de 10 alqueires (242.000 metros quadrados) onde serão construídas casas populares.
São 736 lotes que já foram destinados aos seus beneficiários, mas não receberam ainda as benfeitorias do programa Lote Urbanizado. Akira explica que isso ocorre porque ele não conseguiu firmar a parceria, devido a troca de governo no começo do ano passado.
Mas ele não está parado. Conta que já esteve em Brasília onde se reuniu com autoridades políticas e com a direção Caixa. Lá ele conseguiu o contrato de parceria para a construção de 100 casas. “Ocorre que temos terrenos para a construção mais de 1.000 casas” conta.
Nos 10 alqueires que foram loteados surgiram 736 lotes, já distribuídos. A prefeitura ainda tem mais 200 terrenos no Distrito de Nova Porto XV e mais 100 na sede. “Estamos preparando a documentação para que possamos fechar nosso mandato com mais de 1000 famílias beneficiadas com o terreno ou com a casa própria” ressalta.
“Vamos correr atrás para conseguir a infraestrutura. Não sei se conseguiremos ainda para este ano, mas vamos organizar tudo, deixando o projeto montado e encaminhado às autoridades” sentencia o prefeito.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Bataguassu se prepara para realizar comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no Brasil e em boa parte do planeta no dia de março. “É uma data comemorada mundialmente, pela relevância da mulher. Mas aqui em Bataguassu todo dia é dia da mulher” diz Akira.
Sobre as comemorações, ele cita parcerias com a Suzano de Três Lagoas e a Brastel que estão oferecendo cursos de capacitação para a mulheres, como a oficina de confecção de uniformes.
Nesse caso, a Brastel cede maquinários e tecidos. O que as mulheres confeccionam ficam com elas dando início ao processo de geração de renda às famílias, muitas delas comandadas por mulheres.
No dia 8 de março, a parceria com a Suzano e a Brastel vai contemplar a população de Bataguassu com um show com Grupo Sampri, formado por três irmãs campo-grandenses que são especialistas no melhor do samba. O show acontece no dia 8 de março, em praça pública, sem custo algum pra prefeitura.
COMBATE À DENGUE – Por fim, o prefeito falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela administração municipal para combater a epidemia de dengue que avança por todo o Brasil.
Ele contou que foi realizada uma reunião com um Comitê de Mobilização, Prevenção e Combate ao Vetor Aeds com a finalidade de a população se organizar para tomar medidas preventivas. “Vemos no noticiário que o Brasil inteiro tem problemas sérios com a Dengue. Por isso chamamos a população a se mobilizar e se prevenir contra o vetor da Dengue, da Zyca e da Chikungúnya” conclama o chefe do Executivo Municipal.
A reunião contou com representantes de vários setores da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Ambiental, servidores saúde, educação, obras, ação social e de outras entidades da sociedade organizada.
Akira disse, já finalizando, que o engajamento da população é de primordial importância, porque o perigo pode estar dentro de casa e é preciso cuidar.
Ele relatou que até o fechamento do mês de fevereiro foram registradas 91 notificações de Dengue, sendo 10 casos confirmados, 46 casos descartados e os demais aguardando resultados.
Finalizando ele relatou que o município aderiu ao Programa Nacional de Vacinação Contra a Dengue e em Bataguassu estão sendo vacinados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Compartilhe
Notícias Relacionadas