Eleição 2024: se depender da vontade do povo de Costa Rica, Waldeli volta para administrar o município pelo quinta vez
Waldeli administrou o município de Costa Rica por 16 anos e o povo quer repeteco _ Foto: Arquivo
Se depender da vontade do povo costa-riquense o pleito eleitoral de 2024 será quase um referendum. Pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto de Pesquisas Pontual (IPP) aponta uma vitória esmagadora do ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), seja qual for o adversário que ele enfrente no pleito eleitoral de outubro vindouro.
A aferição da tendência de votos em Costa Rica foi feita pelo Instituto de Pesquisas Pontual (IPP), que na eleição de 2020 contrariou todos os demais institutos, inclusivos os mais famosos, que davam a vitória ao candidato Leandro Bortolazzi do MDB, mas que perdeu as eleições para o candidato da oposição, o Delegado Cleverson Alves do Partido Progressistas (PP), eleito com 50,61% dos votos.
O resultado cravado pelo IPP, inclusive sendo a pesquisa registrada na Justiça Eleitoral.
NÚMEROS – O levantamento foi realizado pelo IPP nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023, ouvindo 320 eleitores distribuídos por cotas nos itens sexo, faixa etária e escolaridade, na regiões urbana e rural do município de Costa Rica, ouvindo eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro da pesquisa é 4,0% para mais ou para menos num espaço de confiança de 95%.
A pesquisa foi feita levando em conta um cenário com apenas duas candidaturas, a do atual prefeito Delegado Cleverson (PP) à reeleição, e a do ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB).
Nesse cenário, no geral, Waldeli é apontado como candidato preferido de 62,5% dos entrevistados. Já para 25% dos eleitores ouvidos, o Delegado Cleverson deve continuar na Prefeitura. Brancos e nulos somaram 3,44% e eleitores indecisos ou que disseram não votar em nenhum dos dois somaram 9,06%.
Retirados os votos brancos, nulos, indecisos e os que não votam em nenhum dos dois candidatos, Waldeli seria eleito com 72% dos votos válidos contra 28% dos votos dados ao Delegado Cleverson.
OUTROS QUESTIONAMENTOS – A pesquisa foi feita de forma ampla ouvindo também a avaliação da atual administração pelos eleitores, assim como os nomes melhores avaliados para serem candidatos a vice-prefeitos ou para serem indicados como uma candidatura terceira via, apoiada pelo atual prefeito Delegado Cleverson.
No quesito vice-prefeito, os nomes mais bem avaliados são o de Leandro Bortolazzi e vereadora Rosângela Marçal. Já como terceira via, o nome mais indicado é o de Luiz Bocalan tendo como candidato a vice-prefeito Ranier.
Fato curioso ocorre na avaliação administrativa do prefeito. Apesar de obter apenas 25% das intenções de votos na pesquisa estimulada, a maioria dos entrevistados avalia como positiva a sua administração.
RECORDE – Prefeito por quatro mandatos (2001/2004-2005/2008 e 2013/2016-2017/2020), Waldeli caminha para estabelecer um recorde em Costa Rica: cinco eleições consecutivas sendo sempre eleito e reeleito pelo povo de sua cidade.
Nascido em Itambé, no interior do Paraná, em 14 de abril de 1960, a idade ainda contribui para que Waldeli possa pensar em futuras eleições reeleições, haja vista estar com apenas 63 anos, apesar das tantas vitórias que já conquistou nas urnas costa-riquenses.
ONDE FORAM FEITAS AS ENTREVISTAS – As entrevistas para representar o universo eleitoral de Costa Rica foram feitas no Centro e em todos os bairros da cidade e em número proporcional aos habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS). Foram colhidas amostragens no Centro; Jardim Buenos Aires; São Francisco; Vila Nunes; Vale do Amanhecer; Jardim das Oliveiras; Jardim Afonso; Jardim Eldorado; Cachoeira; Flor do Cerrado; Residencial Jatobá; Che-Roga-Mi; Sonho Meu 1; Sonho Meu 4; Sonho Meu 5 e 6 e Bairros Diversos.