Conjuminando de Mamando a Caducando com Barbosires – 29/12/2024

C onjuminando de Mamando a Caducando tem notado que sistemas de saúde no país inteiro estão na UTI a ponto de quem não tiver dinheiro ou um bom plano de saúde, se passar por estado de emergência, poderá vir a falecer sem atendimento, como aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento – UPA – Coronel Antonino, onde a paciente Marcelly Almeida, de 33 anos (foto à esquerda), pereceu após várias horas de espera. Os responsáveis estão sendo punidos, mas para os enlutados isso não resolve nada, porque Justiça Humana e nem outras formas de compensação vão devolver a vida de ninguém.

O s planos de saúde, com raríssimas ressalvas, também estão atendendo com negligência e cobrando caro. Os que podem mais choram menos, mas o grosso da população, indigente, está padecendo sem uma atenção maior dos hospitais e clínicas dos governos, desde os municipais até e dos  estaduais e federal. No Brasil se tem dinheiro pra tudo: turismo, carnaval, passagens especiais para carnavais oficiais do Governo e para outros penduricalhos, mas para atendimento, conforme mandam as leis da Educação e da Saúde, não temos recursos ou, se temos, estão sendo desviados para outros fins.

N ão faz muito tempo que a imprensa encabrestada divulgou escândalo vergonhoso das cotas de petróleo para os legisladores correrem o mundo com abastecimentos fantasmas e notas frias. Só Deus mesmo dará jeito.

J á frisamos por mais de vez que os passeios públicos de Campo Grande continuam sendo muito mal utilizados, ou seja, quem tem direito de usar o calçamento, que é a população pedestre, é a que menos se beneficia desse bem público. E as autoridades parece que não vêm a série de irregularidades cometidas diariamente nas portas de lojas da nossa Capital.

U ma coisa que também vem prejudicando os que utilizam as calçadas públicas é o emaranhado de fios espalhados pelos passeios, colocados nas calçadas ou nos pés de postes de iluminação que foram cortados por malandros ou até mesmo esquecidos por funcionários da companhia de energia elétrica ou empresas de telefonia.

M esmo com passagens intermunicipais muito caras em todos os meios de transportes, estamos sendo informados de que a moçada que gosta da folia momesca está arrumando as malas para passar o período que se aproxima nos grandes centros. Mas, temos uma grande leva de sul-mato-grossenses que prefere a folia em cidades turísticas de nosso Estado como Bonito, Costa Rica, Corumbá, Paranaíba com seu tradicional Carnaíba, Jardim e outras cidades.

I ndiscutivelmente aqueles que podem mudar de ares para desfrutar de lazer mais animado irão para os grandes centros do Sul e Sudeste do país, como Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, o próprio Litoral Paulista. Quem pode vai unir Festa do Momo com uma gostosa praia brasileira.

N a lista dos destinos mais badalados e preferidos do Nordeste aparece Recife, pela bela e animada Folia do Frevo, do Galo da Madrugada e os Bonecos de Olinda. Outra parte dos turistas que quer um carnaval animado e diferente embarca para a Bahia, Terra do Axé, onde Castro Alves afirmou que “a praça é do povo!”.

A s Capitais do Ceará e do Rio Grande do Nortes, Fortaleza e Natal, respectivamente, também atrairão milhares de turistas e foliões que gostam dos carnavais nas praias abertas a todos, sem comprometimento com blocos ou escolas de samba.

Almir Sater caracterizado como Eugênio na nova versão de Pantanal (2022) - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBOD os carnavais de MS, a galera da Cidade Morena parece estar bastante empolgada com promessas de muita animação nos clubes e através de blocos e cordões, além de outras iniciativas particulares. Corumbá terá uma motivação muito grande para atrair foliões de todo o Estado e em especial da região pantaneira com a homenagem ao Cantor do Pantanal, Almir Sater (foto acima) que será destaque da Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá pela qual desfilará como destaque principal.

O famoso ator da novela Pantanal e violeiro raiz de Mato Grosso do Sul manifestou-se emocionado e agradecido pela honraria, mas com a humildade de sempre que lhe é peculiar. EM TEMPO: continua repercutindo o aniversário de 50 anos de casados de Waldemar Hosano e Leopoldina que, agora, “recasados”, comemorou o aniversário dela ocorrido na última sexta-feira, 25. Parabéns.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta