Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 04/12/2023

Escritora de MS leva sucesso do novo livro para o exterior - Crédito: DivulgaçãoC onjuminando bem, a gente chegou à conclusão, que o prestígio da mulher sul-mato-grossense tem se consolidado política e socialmente além fronteiras, projetando o nome do Estado. Falando no cenário cultural, não faz muito tempo que a nossa poetisa e embaixadora da Paz, Deslanieve Despet (foto acima), com ótimo desempenho comandou em São Paulo um evento internacional de cultura com sucesso além do esperado. Mesmo sem o apoio preciso e merecido dos altos comandos culturais dos governos federal, estadual e municipal, ela desempenhou com grandeza o mister de divulgar o nosso Estado. Ativista de causas sociais, Deslanieve Despet é também presidente da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, integrante de diversas associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais.

Contemporâneos Prosa e Poesia e Vice Versa  Foto-Di-Bonetti 3 crônicas de Raquel Naveira O meio cultural feminino de Mato Grosso do Sul também se engrandece quando sente o trabalho da presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, Maria Madalena Dib Mereb Greco, que tem realizado promoções valorizando nossa cultura. Outro estímulo que eleva o nosso patamar cultural é ver a nossa jornalista, poetisa e imortal Raquel Naveira (foto acima) tomando posse na Academia Paulista de História, ocupando a cadeira de número 30, de Nely Martins Ferreira Candeias, grande intelectual, e por fim dando seguimento e preservando o nosso patrimônio, as escritoras e poetisas Sylvia Cesco e Melícia T. Sylvia e dando seguimento ao nosso nobre ofício, lançando uma grande obra social contando a história do Abrigo São João Bosco sobre seu consagrado e abençoado centenário.

N a próxima coluna voltaremos a exaltar os benefícios inenarráveis das obras sociais e de amparo a milhares de carentes que foram ou estão sendo atendidos pelo benemérito Asilo São João Bosco.

Deputada Tereza Cristina (DEM-MS) preside atualmente a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), conhecida como "bancada ruralista"J á na arena política não precisamos ir longe para encontrar nomes que vêm se destacando em nível nacional como a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (foto acima), atual senadora da República, com boa possibilidades de voos de brigadeiro nos ares presidenciais ou noutros setores de alto comando.

Pobres estarão no orçamento público, diz Simone Tebet ao assumir cargo |  Agência BrasilU ma outra figura que tem brilhado como estrela é a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB/foto acima). Mas, o povo não está muito certo se o PT vai concordar com o seu crescimento o que sem dúvida diminuirá o foco em torno dos objetivos radicais, já que ela parece de bom senso e equilibrada. Observadores neutros ou imparciais até hoje não entenderam esta mistura de azeite com água que Lula conseguiu juntar trazendo Alckmin e Simone para seu palanque. Se você é fenômeno, mágico ou adivinho ligue para Conjuminando se for capaz de desvendar esse mistério que está mais misterioso que as forças ocultas do Jânio Quadro.

M uito jogo de cintura quem tem demonstrado mesmo é a prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP/foto acima) que onde quer que vá em eventos representando o Poder Executivo tem se saído muito bem e até assumido outros comandos como, por exemplo, o comitê que é responsável pelo comando das atividades relacionadas à Rota Bioceânica, assunto que vem tendo repercussão internacional. De parabéns a nossas estrelas políticas femininas e que Deus as iluminem sempre!

I ndiscutivelmente é muito importante o papel que vêm desenvolvendo tradicionais meios de comunicação de nosso Mato Grosso do Sul, especialmente os dois jornais diários impressos que continuam lutando uma batalha hercúlea para não sucumbirem aos tempos modernos do jornalismo da internet, aquele que não exige a checagem imediata da veracidade da notícia, mas que hoje é o meio de informação preferido pela maioria da população brasileira. Queremos aqui, neste espaço, cumprimentar os jornalistas Bruno e Eduardo, do Jornal Correio do Estado, pela conquista de importantes prêmios de jornalismo. Que continuam essa labuta, que é honrosa, e nos premiem com jornalismo de qualidade.

Jaime Valler Archives - O Estado OnlineN esta semana o jornal O Estado se emancipou completando maioridade. Estão sendo comemorados 21 anos consolidados com bons serviços prestados e com o reconhecimento da sociedade que desfruta desse benefício. Ao jornalista e empresário Jaime Valler (foto acima) desejamos todo o sucesso do mundo, felicitações e votos já externados, com certeza, por centenas de personalidades de nosso Estado.

A propósito, as articulações político-partidárias continuam em efervescência. Muitos dirigentes tendo de fazer da tripa o coração para poder disputar a eleição municipal em algumas cidades do Estado. Mesmo em partidos tido como grande em passado bem recente a situação não é das melhores e alguns podem repetir o exemplo do PT no pleito de 2020 quando não conseguiu eleger um prefeito sequer.

N essas reformulações partidárias e ações que visam levar os partidos a melhores condições para a disputa que se avizinha, em MS, pelo visto, o PSDB, do ex-governador Reinaldo Azambuja (foto acima) está nadando de braçada. A cada dia que passa, os tucanos se fortalecem com adesões importantes que vão somar positivamente nas próximas eleições. Ele, discreta ou convenientemente, continua no comando, mas se mantendo na moita para não despertar ciumeira.

D eus queira que as movimentações da Rota Bioceânica se tornem de fato um novo despertar para alavancar cada vez mais as sonhadas perspectivas do Mercosul.

O s hospitais, casas de saúde e clínicas estão alertando as comunidades de Mato Grosso do Sul para se prevenirem de um novo surto epidêmico de diversas doenças outrora tidas como erradicadas em território tupiniquim. O número de leitos dos principais hospitais de Campo Grande não tem aumentado e já há casos de hospitais que não têm vagas suficientes para atender um aumento de demanda por internações. Quem avisa amigo é. A propósito, o nosso colega Waldemar Hosano está se recuperando. Ele foi surpreendido pela nova onda de Covid. Estamos torcendo pelo Waldemar e demais atingidos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta