Politicando com Jota Menon – 06 de novembro de 2023
PASSOS DE ZECA – O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (foto abaixo) parece ter calçado as sandálias da humildade e, tal qual Zeca do PT, que depois de ter sido governador se tornou vereador de Campo Grande, vai disputar uma cadeira da Câmara Municipal da Capital. Isso, depois ser derrotado em disputas pelo Governo do Estado e Senado da República.
COM TEREZA CRISTINA – Ainda filiado ao PSD, partido que lhe proporcionou o gosto amargo da segunda eleição perdida, Odilon deve se desfiliar da legenda e se filiar ao PP da senadora Tereza Cristina que o derrotou no pleito senatorial. O herdeiro do ex-juiz federal, Odilon de Oliveira Júnior já se encontra no PP e não deve disputar a eleição para ajudar o pai a realizar o sonho de ter ao menos um carguinho eletivo na vida.
SEM LUZ – Em São Paulo, pelo menos 500 mil pessoas seguem sem energia elétrica devido à tempestade da última sexta-feira. Um panelaço, com um pisca-pisca de celulres nas janelas dos prédios, marcou o retorno da luz para cerca de 2 milhões de paulistanos na noite de domingo. Essa parcela de moradoras da maior metrópole da América Latina ficou sem luz por mais de 50 horas.
FISCALIZAÇÃO DOS PORTOS… – Desde a manhã de hoje, 6 de novembro, 6 mil, 3 mil e 7 mil militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, respectivamente, passaram a atuar em ações de combate ao crime organizado em três portos e dois aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, e no Lago de Itaipu, no Paraná. O objetivo é prevenir e reprimir o tráfico de drogas e de armas e outros tipos de crimes.
… SOB ATUAÇÃO DA GLO – A instituição da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e atuação das Forças Armadas nos portos e aeroportos foram autorizadas por meio do Decreto nº 11.765, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros José Múcio Monteiro (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).
VIOLÊNCIA – Nas últimas semanas, foi registrada uma escalada de violência. No Rio de Janeiro, por exemplo, criminosos queimaram 35 ônibus e até uma cabine de trem, provocando o caos em sete bairros da zona oeste da capital fluminense, depois de um líder miliciano ter sido morto em uma operação da Polícia Civil.
FOGO PELAS VENTAS – Integrantes da bancada do agronegócio na Câmara dos Deputados e no Senado Federal estão soltando fogo pelas ventas diante de algumas questões pautadas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado ontem, 5, em todo o Brasil (foto acima e foto abaixo). A questão que relaciona o agronegócio à “pragatização” dos seres humanos e não-humanos, violência simbólica, à superexploração, chuva de agrotóxicos e a violência contra a pessoa, foi a que mais causou ojeriza nos referidos parlamentares.
UMA HORA É DA PESCA … Nas provas do Enem que antecederam o Governo Lula, eram os esquerdistas que reclamavam dos conteúdos de “cunho ideológico” embutidos nas questões apresentadas aos candidatos a uma vaga no ensino superior.
… A OUTRA É DO PESCADOR – Depois de passar quatro anos tendo de aguentar a “direitização” do ensino brasileiro, os dirigentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela elaboração das provas do Enem, não perderam tempo e “esquerdizaram” as questões, deixando os ultraconservadores com a pulga atrás da orelha.
O RETORNO DE MIGLIOLI – O ex-secretário de Obras, no primeiro governo de Reinaldo Azambuja, está de volta ao cenário político. Ednei Marcelo Miglioli (foto acima) acaba de assumir a Secretaria Municipal de Infraestrutura no lugar de Domingos Sahib Neto. Miglioli provou ser muito competente no serviço público. Já no plano eleitoral, teve uma boa votação na eleição de 2018, quando Reinaldo foi à reeleição, mas daí pra frente não emplacou.
REFORMULAÇÃO – Sob orientação do ex-deputado estadual Paulo Duarte (foto acima), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deve passar por um processo de reformulação no Estado e alguns diretórios municipais deverão sofrer intervenção. Nesta terça-feira, 7, a direção estadual discute os casos de Bandeirantes e Três Lagoas.
DOBRAR A REPRESENTAÇÃO – Além de sonhar com a eleição de alguns prefeitos – entre eles, o próprio Paulo Duarte, em Corumbá – o PSB almeja pelo menos dobrar o número de vereadores que hoje é de 23 filiados, e nenhum prefeito. Em Campo Grande, onde a legenda está bem organizada, a tendência é pelo lançamento da candidatura do vereador Carlão Borges (foto acima) à Prefeitura Municipal. Ele é o atual presidente da Câmara de Vereadores.
INOCENTE – Embora sem mandato eletivo, o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP/foto acima), continua na mídia. A Justiça Estadual acaba de inocentá-lo de uma acusação de improbidade administrativa por supostamente ter inaugurada uma obra inacabada e entregar um loteamento precário.
PERSEGUIÇÃO – Bernal foi perseguido durante todo seu mandato – tendo ficado afastado do cargo por mais de um ano – e, mesmo depois de concluir a gestão, o ódio de alguns políticos contra ele não diminuiu. Ele foi denunciado pelo ex-vereador Eduardo Romero que fez parte do time montado na Câmara para infernizar a administração do pepista. Romero não se reelegeu.
UM MÊS DE TERROR – Ao longo dos últimos 30 dias, e num ritmo cada vez mais acelerado, a guerra no Oriente Médio tem deixado um rastro de destruição expressivo naquele que é seu principal cenário: Gaza.
UM MÊS DE TERROR (1) – A faixa de terra adjacente a Israel e banhada pelo mar Mediterrâneo já era marcada por habitações em grande medida precárias, baixo acesso a suprimentos e grande densidade populacional — 6.000 pessoas por quilômetro quadrado. Agora, é também o território de uma guerra insana que não tem previsão de término.
FICHINHA – A ferocidade com que Israel ataca a tudo e a todos na Faixa de Gaza, com resposta em igual dimensão pelo grupo terrotista Hamas, fez a Guerra da Ucrânia desaparecer do noticiário. O que era visto há algumas semanas como atrocidades patricadas pelos patrícios de Vladmir Putin e Volodymyr Zelensky, presidentes russo e ucraniano, respectivamente, hoje passa despercebido pelo noticiário das grandes redes de comunicação.
SÓ DÁ FINAL ANTECIPADA – Não perca, nesta quarta (8), Flamengo x Palmeiras, a final antecipada que acontece um dia antes de Grêmio x Botafogo, a final antecipada. Depois, no sábado, tem Fla x Flu, uma final antecipada. Já no domingo, corações vão pulular com Bragantino x Botafogo, que, como todos sabem, é a final antecipada. (Do colunista Sandro Macedo, na edição de hoje da Folha de S.Paulo).
VIVA O PORCO – Vou ficar por aqui. Vou atualizando a coluna no decorrer da semana. Por enquanto ficamos no tradicional fechamento e muito satisfeito com o aproveitamento do maioral nos últimos quatro jogos: quatro vitórias, doze pontos conquistados em 12 pontos possíveis. E, claro, com o aproveitamento do HOJE ainda líder Botafogo, derrotado pelo Vasco nesta segunda-feira por 1 a 0. Mais feliz que pinto lixo eu digo: que venha a urubuzada, então. Viva o Porco!