No sistema de imersão, foram cinco dias de treinamento e mais de 15 estados participantes. O servidor Jara é integrante do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) da Agepen e representou Mato Grosso do Sul durante a capacitação.
“A cada ano procuro me aperfeiçoar em cursos que terão impacto na minha vida profissional e não meço esforços para ir atrás do que há de melhor, com apoio do Comando, para me capacitar e aplicar essas doutrinas e ferramentas para todo o grupo”, destaca o integrante do COPE, Welinton Jara.
Com carga horário total de 40 horas, também foram abordadas disciplinas como Sobrevivência Administrativa do Agente de Segurança dentro da legislação e momento atual do país; além de uma visão de empreendedorismo e gerenciamento dentro das academias e escolas de segurança.
O curso foi ministrado por instrutores altamente qualificados e com ampla experiência em táticas prisionais e operacionais, dentre eles, Marco Antônio Dib e integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4) do estado de São Paulo. Além da certificação, o treinamento qualifica o participante como operador TNL Sistema Polyfensor, reconhecido pelos órgãos competentes.
Considerada força de reação da Agepen, o Comando de Operações Penitenciárias é responsável por realizar escoltas intermunicipais, intervenções prisionais em unidades penais do estado, transferência de presos, apoio na formação continuada de servidores, entre outras atribuições.
Tatyane Santinoni, Agepen
Fotos: Divulgação