Politicando com Jota Menon de 04 de outubro de 2023

Em 5 de outubro de 1988 era promulgada a Constituição Federal | ANFIP - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do BrasilANIVERSÁRIO DA CARTA MAGNA – A Constituição da República Federativa do Brasil (CF) completa 35 nesta quinta-feira, 5 de outubro. Desde sua promulgação, em sessão histórica presidida por Ulysses Guimarães, no Congresso Nacional Constituinte em 1988 (foto acima/Anfip), a CF já recebeu tantas emendas que é difícil lembrar de memória quantas foram e quais ou qual delas realmente foram aprovadas em benefício do povo.

CARTA RASGADA – Muitas vezes nestas três décadas e meia em que vigora a CF foi pisoteada e rasgada por falsas lideranças políticas, mas, felizmente, foi e continua sendo o instrumento mais eficaz para combater tiranetes, ditadores, milicianos e genocidas que, de tempos em tempos, aparecem em repúblicas marcadas pelo histórico de golpes e ditaduras como o caso do nosso Brasil.

 Ulysses Guimarães na frente do Congresso Nacional Foto: / Ricardo Stuckert/26-3-1992NA SEXTA-FEIRA, DELE! – Natural de Itirapina, pequena cidade do interior do Estado de São Paulo, onde nasceu em 6 de outubro de 1916, Ulysses Guimarães (foto acima/Ricardo Stuckert), o “Senhor Democracia”, faria 107 anos depois de amanhã, sexta-feira. Ulysses morreu em um acidente aéreo em Angra dos Reis (RJ) em 12 de outubro de 1992, menos de uma semana depois de ter comemorado 76 anos de idade.

CORPO DESAPARECEU – O helicóptero em que Ulysses viajava em companhia de Dona Mora, sua esposa, e do casal senador Severo Gomes Fagundes e sua esposa Anna Maria caiu nas águas de Angras dos Reis. Os corpos de Dona Mora, Severo Gomes e Anna Maria foram resgatados, mas o corpo de Ulysses Guimarães jamais foi encontrado.

LÍDER E VICE – A vereadora de Dourados Tânia Cristina (Progressistas ou PP), está rindo à toa. Duas enquetes feitas por sites distintos de Dourados a colocam no primeiro lugar, com 40% dos votos, em um e, em segundo lugar, com 34% dos votos, no outro. Enquete não tem valor científico por não usar de metodologia científica, mas, Tânia (foto à esquerda/Assessoria) está mais do que contente porque, mesmo sem a validade científica, seu percentual nas duas pesquisas está literalmente dentro da margem de erro. Em primeiro, levando-se em conta uma margem de erro de 3%, ela terá entre 43% e 37%. Já na pesquisa que aparece com 34% ela teria entre 37% e 31% de aprovação do eleitorado.

AINDA A TÂNIA CRISTINA – Por falar em vereadora Tânia Cristina, ela se elegeu pelo PP, partido ao qual é filiado o prefeito Alan Guedes. Mas seu tempo como vereadora aliada durou muito pouco. Ela logo se tornou independente e não demorou para passar para a oposição ao prefeito que enfrenta uma grande rejeição em Dourados.

TRABALHO NAS MÍDIAS – Tânia Cristina trabalha com o que ela mais sabe fazer: entrevistas e lives com a população que a procura para fazer denúncias nas áreas da saúde, educação e social. É a história se repetindo: Tânia Cristina assumiu como suplente da ex-vereadora Lia Nogueira (PSDB/foto à direita/divulgação) que se elegeu deputada estadual no ano passado. Coincidências ou não, Lia Nogueira também rompeu com Alan Guedes pouco depois da posse, ambas são radialistas e jornalistas e têm muita afinidade com o povo.

PERGUNTA QUE NÃO QUE CALAR – O prefeito teria alguma coisa contra mulheres ocupando espaços como lideranças políticas?

PAIXÃO PELO MS – Em Campo Grande participando do I Encontro Estadual de Prefeitos promovido pela Assomasul, a superintendente do Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), a ex-deputada federal Rose Modesto (União/foto à esquerda durante entrevista) disse que tem de tratar de forma equânime os interesses de MS, MT, GO e DF, as quatro unidades federativas que fazem parte da região Centro-Oeste. Mas, não conseguiu se conter e deixou escapar que “lá no fundinho do coração” sempre haverá aquela paixão por Mato Grosso do Sul e Campo Grande. A afirmação foi feita durante entrevista ao radialista Eli Sousa, no programa “Bronca do Eli” da Rádio Diamante FM.

PUXA-SACOS – O jornalista Merval Pereira afirmou que os senadores da República quando participam de sabatinas a candidatos a cadeiras no Supremo Tribunal Federal transformam a sessão num show de puxa-saquismo. “Ninguém quer saber de nada. Quer é puxar o saco do candidato para ficar bem com o futuro ministro do STF” tascou o comentarista da Globo News que também é presidente (já reeleito) da ABL (Academia Brasileira de Letras).

Merval PereiraFALTA DE DECORO – Se o Imortal Merval Pereira (foto acima/Globonews) usasse o termo “puxa-saco”, como sinônimo de ação de quem tenta agradar determinada autoridade, em uma sessão da Casa de Ruy Barbosa, com certeza seria repreendido por estar faltando com decoro diante de seus colegas acadêmicos e acadêmicas.

DISPUTA DE PODER – As duas casas do Congresso Nacional de um lado e o Supremo Tribunal Federal (STF) de outro protagonizam uma disputa que pouquíssimo ou quase nada interessa ao povo brasileiro. As medidas que são discutidas na Câmara Federal e no Senado da República vão desde aumento da idade mínima para ingresso no STF a estabelecimento de tempo de duração do “mandato” do ministro. O tempo de consenso é de 11 anos.

DISPUTA DE PODER (1) – Há ainda proposta estabelecendo que cinco nomes do Supremo serão escolhidos pelo presidente da República, dois pelo Senado Federal, dois pela Câmara dos Deputados e dois pelos ministros do próprio STF. A estes temas em discussão se soma uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dando poderes ao Congresso Nacional para derrubar decisões tomadas pelo STF.

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, fala à imprensa durante velório do jurista Sepúlveda Pertence -MetrópolesO QUE DISSE BARROSO – “Pessoalmente, acho que o Supremo (…) talvez seja uma das instituições que melhor serviu ao Brasil na preservação da democracia. Não está em hora de se mexer”, afirmou Luís Roberto Barroso (foto acima/Vinícius Schmidt/Metrópoles), que é o presidente do Supremo, antes de sessão no plenário do Tribunal.

Rodrigo Pacheco concede entrevista após reunião com sindicalistas. Brasília (DF), 2 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023 QUE DIZ PACHECO – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG/Marcos Oliveira/Agência Sendo)) tem defendido que ministros do Supremo tenham mandato e que seja elevada a idade mínima para ingresso na corte. Pacheco, que já se manifestou anteriormente favorável a essas propostas, afirmou que, após o presidente Lula (PT) indicar o substituto de Rosa Weber, o Senado pode começar a discutir o assunto.

Arthur LiraO QUE DISSE LIRA – Também nesta quarta-feira, Arthur Lira (PP-AL/Poder 360) afirmou que os Poderes da República precisam se manter dentro dos limites constitucionais e disse ter “absoluta certeza” de que o Congresso os obedece.

Gilmar MendesLOTEAMENTO DE VAGAS – O decano do STF, ministro Gilmar Mendes (foto acima/Jota), do STF, criticou a proposta para que ministros da corte tenham mandato. Ontem (3), em rede social, Gilmar disse que “ressuscitaram a ideia” e que, “pelo que se fala, a proposta se fará acompanhar do loteamento das vagas, em proveito de certos órgãos”.

FORA DA CASINHA – O prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra (PSDB/foto acima/Álvaro Resende) afirmou na tarde de hoje, 4, em entrevista por telefone ao jornal Correio do Estado que o deputado estadual Zeca do PT “está fora da casinha”. O deputado, que já foi governador do Estado, acusa o prefeito da cidade localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai de usar máquinas da prefeitura para fazer serviços em suas fazendas.

Deputado Zeca do PT, de MS, ataca novamente indígenas e o secretário executivo do MPIFORA DA CASINHA (1) – Depois de denunciar o prefeito várias vezes na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Zeca do PT (foto acima/Alems)oficializou a denúncia junto ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). “Zeca está com dor de cotovelo, fora da casinha, quer destruir minha imagem, doido, maluco”, reagiu o prefeito ao falar com o jornal da Capital.

A COR MAIS CONHECIDA – De meses coloridos, a campanha do Outubro Rosa (foto abaixo/Divulgação) sem dúvida, é a mais conhecida. Dar a cor rosa ao mês de outubro foi autoria do movimento pela conscientização das mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer da mama. Diante do enorme sucesso que a iniciativa obteve foram surgindo novos meses coloridos até que de janeiro a dezembro não tivesse mais um mês sem cor que fosse.

Bild apoia outubro rosa

UMA COR EM VÁRIOS LOCAIS – A “criatividade” dos brasileiros e brasileiras fez com que um mesmo mês tenha a mesma cor em várias localidades, mas o público alvo diferente em cada um deles. Assim, as campanhas que se iniciaram em nível nacional (Outubro Rosa é uma campanha nacional), ganharam similares estaduais e municipais. Como o Brasil tem 5.570 municípios e centenas de prefeituras e câmaras municipais precisam de meses coloridos para promover campanhas de conscientização da sociedade, nem a melhor das fábricas de tintas, especialista em cores únicas, vai conseguir criar uma cor para cada município brasileiro.

NAT DA CARLA ROBERTA – Minha filha Carla Roberta (foto à direita) ainda recebe parabéns por mais um ano de vida celebrado neste dia 3 de outubro. É a filha terceira em ordem cronológica e já está batendo às portas dos 40. Tô ficando velho! Neste dia 3, recebeu afagos e carinhos dos filhos Enthonny e Isabelle e do marido André. Daqui, transmito beijos, afagos e carinhos de toda a família. Parabéns Carla!   

VIVA O PORCO – Fiquei de reabrir a coluna na quinta-feira passada logo após o jogo do Verdão e refazer a última notinha, mas o jogo foi tão monótono e óbvio que acabei me esquecendo e dormi. Agora dá licença que vou entrar em processo de concentração para o treino que faremos amanhã à noite para a grande final no Maracanã. Viva o Porco!

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta