Edinho se orgulha de ver que a maioria das obras de Anaurilândia tem um pouquinho de suas gestões
De 1997 a 2023 são 26 anos, dos quais por quase 20 anos Anaurilândia esteve sob o comando do prefeito Edson Takazono (PSDB) que se prepara para entrar no último anos de seu quinto mandato. A chegada do dia 31 de dezembro do ano que vem marcará a conclusão de cinco décadas de mandato de Takazono, o que demonstra a tamanha confiança que o povo anaurilandense deposita no prefeito, que é mais conhecido carinhosamente como Edinho.
No último 11 o município de Anaurilândia comemorou 60 anos de emancipação político-administrativa e a equipe do Grupo Impacto Mais de Comunicação esteve na cidade acompanhando o festejos preparados pela administração municipal que teve como ponto culminante a realização de agitadas noites de rodeios.
Na oportunidade, o programa “Bronca do Eli”, comandado pelo radialista Eli Sousa, entrevistou o prefeito Edinho Takazono que afirmou estar concluindo o quinto mandato com a certeza do dever cumprido. “Hoje podemos afirmar que as grandes obras e as principais conquistas do povo de Anaurilândia aconteceram em um dos períodos em que estávamos administrando o município” afirmou.
“As ligações rodoviárias que a Porto Primavera, a Bataguassu e Nova Andradina; o Parque de Exposição, 80% da pavimentação da cidade, 450 casas populares construídas. Isso tudo em mandatos do prefeito Edinho” disse chefe do Executivo Municipal ao mesmo tempo em que fazia questão de reafirmar o grande respeito e o carinho que tem pelo povo de Anaurilândia.
Ele frisou que construiu a sua vida no município, a começar pelos estudos nas escolas Municipal e Estadual. “Iniciei minha vida trabalhando como professor na Escola Rural e depois na Rede Estadual. Por fim, me tornei prefeito por esse período todo, sempre preocupado em buscar o melhor para a nossa comunidade”.
Durante seu discurso no dia do aniversário da cidade, o prefeito anunciou investimentos de mais de R$ 400 milhões em obras e serviços para a população de Anaurilândia. “Nós temos inclusas nesse montante, investimentos em obras em fase de acabamento, obras que estão sendo lançadas e obras em andamento” explicou.
Para Edinho, a injeção desses recursos em obras gera um impulso muito grande na economia, criando novas oportunidades de trabalho no município o que é refletido na realidade atual em que muita mão de obra ocupada em Anaurilândia seja oriunda de outras cidades, de famílias que estão se mudando para Anaurilândia diante dessa realidade econômica municipal.
“Isso faz com que um dos grandes problemas da cidade seja o déficit habitacional. Por isso estamos lançando a construção de 50 unidades e que serão concluídas ainda dentro desse nosso quinto mandato” compromissou o prefeito.
Para se ter uma ideia do excelente momento econômico pelo qual passa Anaurilândia, pelo menos 300 trabalhadores da antiga Usina Aurora que está reiniciando as atividades, vem de outros municípios, como Anaurilândia, Batayporã, Porto Nova Primavera, entre outras localidades. A usina está sendo reaberta no município sob comando do Grupo Agroterenas.
Agora está chegando no município uma fecularia, um laticínio, uma piscicultura muito forte e a construção do prédio da Cocamar, cuja obra deve render cerca de 150 empregos diretos nos próximos meses na cidade. Fecularia, laticínio e estação de piscicultura geram outras dezenas de empregos diretos e indiretos no município.
Edinho recorda que no passado o município perdeu muitas famílias que se mudaram por falta de emprego. Hoje, a Prefeitura promove o resgate dessa gente que um dia deixou a cidade e está voltando. E, com elas, uma leva novas famílias chega para somar com o desenvolvimento da cidade.
Para atender à demanda de empresários que querem investir no município, a gestão pública adquiriu uma área de 13 alqueires paulistas*, equivalentes a cerca de 31 hectares e meio, cuja gleba receberá a ligação de energia elétrica no dia 26 de novembro.
Esse espaço é destinado à implantação do Parque Industrial de Anaurilândia.
Na área será possível a instalação de pelo menos 20 pequenas e médias empresas que recebem todo apoio da máquina administrativa como a terraplanagem para o início da obra, além de outros serviços.
APOIO DA CÂMARA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO – O prefeito registra o apoio que tem recebido da Câmara Municipal e destaca que um outro grande parceiro da sua administração é o Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Dr. Quirino que tem apoiado investimentos realizados pelo município e, em especial, “tem acompanhado a aplicação dos recursos públicos”.
“Temos o importante apoio da Câmara Municipal e o apoio imprescindível do Ministério Público que, através do seu comandante, Dr. Quirino, tem feito as audiências públicas buscando, junto com o Executivo e o Legislativo, e em especial junto com a população, determinar aquilo que o povo anaurilandense almeja” ressaltou o chefe do Executivo.
GOVERNOS REINALDO/RIEDEL – O prefeito classifica como acertada a decisão do povo sul-mato-grossense de dar continuidade no governo de Reinaldo através do governador Eduardo Riedel. “O Reinaldo acertou muito com seu governo municipalista e teve ao seu lado o Riedel nos oito anos. Portanto, temos plena convicção de que o nosso atual governador começou acertando e continuará acertando ao longo dos próximos anos de mandato”.
SUCESSÃO MUNICIPAL – Sobre sucessão municipal, Edinho diz que, como cidadão e eleitor, tem a sua preferência. Mas, registra que dentre de seu grupo político a questão vem sendo discutida, mesmo porque o prefeito é contra a tese de mandatário empurrar candidatura goela abaixo.
“Não podemos fazer imposição. Temos que ouvir o grupo, a população. Estamos fazendo pesquisas com os nomes dos pré-candidatos da situação” afirmou Edinho que de uma coisa disse ter certeza: atualmente, a oposição não dispõe de um nome para concorrer com o candidato que for indicado pelo seu grupo e por isso acredita que o candidato de oposição sairá de dentre os candidatos do grupo de situação.
RODEIO – Sobre o recinto do rodeio, Edinho recordou que foi um compromisso firmado há alguns anos com a população e que hoje se torna realidade. “Mesmo com a manifestação contrária de alguns setores, construímos essa bela obra que reúne a população da cidade com a família rural e vemos festa bonita e que supera a expectativa ano a ano” finalizou.