Com grande evento, Prefeitura de Maracaju realiza abertura oficial do “Agosto Lilás”
Tiago S. Rodrigues
Um grande evento realizado em Maracaju para marcou a abertura oficial dos trabalhos do Agosto Lilás no município..
Assim como em outros municípios, a campanha “Agosto Lilás” visa a conscientização da sociedade como um todo sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
A Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 07 de Agosto de 2006), em 2023, completa 17 anos.
As ações da campanha Agosto Lilás são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, através de seus órgãos e departamentos vinculados, tais como o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – e Coordenadoria da Mulher, contando ainda com a parceria e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Sala Lilás;.
Todas as ações desenvolvidas ao longo do ano são reforçadas neste período, visando justamente promover a conscientização para a necessidade de enfrentamento quanto às diversas formas de violência contra a mulher.
Na solenidade de abertura as autoridades presentes discursaram demonstrando forte apoio à causa. Entre os que falaram aos presentes destacam-se o promotor de Justiça da Comarca, Paulo Leonardo de Faria, e a promotora de Justiça de Campo Grande, Dra. Lívia Carla Bariani.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres em Maracaju, Jamaika do Carmo relatou as ações desenvolvidas pela gestão municipal no enfrentamento a violência doméstica, citando a disponibilização de todo o apoio psicológico e jurídico às vítimas, bem como, a oferta de cursos de capacitação, visando promover a independência financeira das mulheres, tendo como público alvo todas as mulheres da sociedade, sejam elas, neste momento, vítimas ou não.
Além disso, falaram ao grande público presente no plenário da Câmara de Vereadores, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Santana, deputada Estadual, Mara Caseiro (PSDB), delegada titular da Polícia Civil, Gláucia Valério, e a secretária de Assistência Social do município, Leiza Karen Barbosa.
O ator Raul Gazolla, esteve presente no evento e fez uso da palavra para contar sua experiência de vida, ressaltando o quanto a violência doméstica afeta a vida não apenas da vítima, mas de todos que a rodeiam.
Raul era casado com Daniela Perez, atriz e filha da autora de novela Gloria Peres, que foi assassinada pelo também ator, Guilherme de Pádua, seu colega de novela “De Corpo e Alma”, escrita pela mãe da atriz.
O crime, ocorrido há 30 anos, ainda causa ampla comoção nas pessoas pela natureza grave.
Atualmente, Raul Gazolla viaja o país relatando a história e utilizando o drama vivenciado como exemplo do quanto o mal da violência contra a mulher prejudica a sociedade brasileira.
A primeira-dama do município, Meire Calderan, também fez o uso da palavra, afirmando que em Maracaju a violência não deve imperar, conclamando toda a sociedade a participar, denunciando e levando às autoridades casos de violência ocultos que prejudicam a mulher, os filhos e a família como um todo.
AUTORIDADES PRESENTES
Participaram do evento, além dos já citados na matéria: o prefeito Marcos Calderan e a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel. Também estiveram presentes: Agadir Mossmann (secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Thiago Caminha (secretário de Saúde), Rafael Fernandes Jara (secretário de Cultura), Cléo Wosniak (secretária de Governo), vereador Robert Ziemann (presidente da Câmara), Débora Alves (presidente do Conselho da Mulher), Fernanda Amarílio Gomes Balbuena (presidente do Conselho das Comunidades), Wesley Kossa (gerente do Sicredi Pantanal), Luiz Cunha (presidente da ASSEMA), Valdir Serafini Jr. (presidente do Rotary Club), Claudia Nogueira (gerente do Sindicato Rural de Maracaju), Neidy Nunes Barbosa (coronel da PMMS), Francis Jaqueline da Rocha (coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Rio Brilhante), Mara Rubia Rodrigues (presidente do SISPMMA) e Ludemar Solis Azambuja (presidente do Sintrema), além de empresários (as), integrantes da sociedade civil e visitantes.