“Para garantir a proteção e a segurança dos atletas e simplificar as operações durante os Jogos de Tóquio, achamos necessário reconsiderar o número de participantes nas cerimônias de abertura e de encerramento”, afirmaram os organizadores em uma declaração enviada para a AFP.
De acordo com o jornal, cerca de 6 mil atletas participarão do evento, sendo que são esperados mais de 11 mil atletas nos Jogos de Tóquio.
Os organizadores explicaram que os números ainda não foram divulgados, porque os detalhes estão sendo acertados com o COI.
Segundo o Yomiuri Shimbun, essa redução drástica de participantes se deve às restrições sanitárias que limitam o tempo de permanência na vila olímpica. Eles só poderão se hospedar no local no máximo cinco dias antes do início de suas provas, sendo obrigados a sair em até dois dias após a conclusão das mesmas.
Ainda não há informações específicas sobre as cerimônias das Paralimpíadas, mas elas devem seguir o mesmo padrão de redução das cerimônias das Olimpíadas.