Olimpíada: Esgrimistas dos EUA usam máscaras rosa em protesto contra colega acusado de agressão sexual

Alen Hadzic, de 29 anos, chegou a ser suspenso no início de junho depois que três mulheres fizeram denúncias; ele acabou liberado para competir

O GLOBO
RIO – Três esgrimistas norte-americanos usaram máscaras rosa para protestar contra o companheiro de equipe Alen Hadzic, de 29 anos, acusado de importunação sexual. Os atletas competiram nesta sexta-feira, na Olimpíada de Tóquio.

Hadzic chegou a ser suspenso no início de junho depois que três mulheres fizeram denúncias. No entanto, ele foi liberado para competir.

Na sexta-feira, Hadzic não chegou a lutar. Ele ficou como suplente de seus colegas na equipe masculina de esgrima: Jake Hoyle, Curtis McDowald e Yeisser Ramirez.

Quando o quarteto subiu ao tablado de competição, o trio titular usava máscaras rosas. Já Hadzic utilizava um equipamento de proteção individual preto. O time norte-americano acabou derrotado para o japonês.

As acusações contra Handiz remetem à época em que ele foi estudante na Universidade de Columbia. Pelo menos duas das vítimas eram esgrimistas que conheceram o atleta durante a época de faculdade, segundo o The New York Times.

De acordo com a Fox News, uma das mulheres fez a acusação de má conduta sexual em 2013, o que resultou na suspensão de Hadzic por um ano. Outra denúncia acusa Hadzic de apalpar uma mulher, contra a vontade dela, em 2015.

Equipe de esgrima dos EUA usou máscara rosa em protesto contra colega Foto: Reprodução
Equipe de esgrima dos EUA usou máscara rosa em protesto contra colega Foto: Reprodução

Liberação

A escolha de Hadzic para a equipe de esgrima causou indignação entre os colegas da seleção norte-americana. Duas atletas chegaram a reclamar para o Comitê Olímpico Internacional e solicitaram que Hadzic fosse banido, segundo o BuzzFeed.

“Estamos seriamente preocupados com o impacto que a potencial presença do Sr. Hadzic terá sobre outros atletas do Time dos EUA”, escreveram as mulheres em 20 de maio.

Para participar dos jogos, a federação de esgrima dos EUA criou um plano de segurança. Ele é obrigado a manter-se longe das mulheres e teve que viajar e ficar separado de seus companheiros de equipe.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta