Incêndios dizimam pastagens e matam animais na área rural de Porto Murtinho
Porto Murtinho, MS – O cenário na região de Porto Murtinho é de tristeza devido às queimadas que ocorrem em várias regiões do município. Algumas fazendas perderam 100% dos seus campos e animais foram atingidos pelo fogo.
Na fazenda Engano, localizada a 150 km da sede do município. todo o campo foi devastado pelo fogo. Segundo o gerente da propriedade, só será possível saber se houve animais mortes após juntar o rebanho. Acossado pelo fogo, o gado sumiu tudo, segundo palavras do administrador.
No combate aos incêndios, muitos deles praticados criminosamente por ação do homem, militares do Corpo de Bombeiros foram distribuídos em diversas equipes para tentar atender às solicitações que chegam através do telefone de emergência (193).
Segundo informou o Tenente-Coronel Fernando Carminati, que comanda a operação denominada “Portal do Pantanal”, “uma grande operação foi montada para atuar no combate ao incêndios”. Segundo ele, a corporação “conta com um efetivo de aproximadamente 70 homens que foram distribuídos nas quatro regiões do município onde os focos se apresentam com mais força”.
Ele ainda relatou que o Corpo de Bombeiros conta com veículos e duas aeronaves que jogam água na vegetação. “Contamos também com o apoio dos servidores cedidos pela Prefeitura e com os funcionários das fazendas onde estão ocorrendo os incêndios”. O tenente-coronel informou que a operação teve início na última sexta-feira e a previsão é que fiquem no município até que todos os focos de calor sejam controlados.
Há relatos de perda total de pontes na área rural. Na Rodovia 195, que demanda da BR-267 para a Colônia Ingazeira, a ponte sobre o Rio Progresso foi consumida pelas chamas, dificultando o acesso à localidade e de lá para Porto Murtinho e outras regiões do Estado.
No aeroporto da cidade foi montada toda uma estrutura para dar suporte ás aeronaves que estão usadas para no combate aos incêndios.