Santos e São Paulo tentam reagir no Brasileiro após eliminações continentais
Em domingo cheio, Palmeiras busca se aproximar do líder, e Corinthians tenta embalar
FOLHA DE S. PAULO
SÃO PAULO
O domingo (22) será agitado para o futebol paulista, já Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo entram em campo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Dos cinco times do estado na Série A, apenas o Bragantino não entra em campo no fim de semana. Joga na segunda-feira (23), contra o América-MG, fora de casa. Os outros quatro fazem duelos que começam na manhã dominical e vão até a noite.
Enquanto Santos e São Paulo foram eliminados na última semana, respectivamente, da Sul-Americana e da Copa Libertadores, o Corinthians busca o segundo triunfo seguido para embalar no Nacional e o Palmeiras precisa voltar a vencer para se aproximar do líder Atlético-MG.
11h (de Brasília), com transmissão do Premiere
Se na Copa Libertadores o Palmeiras conseguiu, na última terça-feira (17), a sua primeira vitória contra o São Paulo no torneio e de quebra ainda eliminou o rival e avançou à semifinal, no Brasileiro a equipe não vive um bom presente.
Para não deixar o time mineiro desgarrar, buscará vencer o Cuiabá, 16º colocado, às 11h, no Allianz. A boa notícia é a volta dos laterais Renan e Victor Luis. Por outro lado, o técnico Abel Ferreira e o volante Patrick de Paula estão suspensos.
ATHLETICO X CORINTHIANS
- 16h (de Brasília), com transmissão da Globo
Empolgado com a volta do meia Renato Augusto e os gols do jovem meia-atacante Adson, o Corinthians segue em busca de emplacar duas vitórias seguidas pela primeira vez neste Brasileiro.
Após vencer o Ceará, em casa, por 3 a 1, o time de Sylvinho agora vai até Curitiba enfrentar o Athletico, na Arena da Baixada, às 16h.
Renato Augusto, que marcou um golaço na última partida em sua reestreia pelo clube, deve seguir como opção no banco de reservas. Aos 33 anos, ele ficou oito meses sem atuar antes de retornar ao Corinthians e ainda não está 100% fisicamente.
Portanto, a escalação deste domingo deve ser a mesma que venceu o Ceará. Destaque do triunfo sobre os cearenses, Adson, de 20 anos, deve ser titular.
O Campeonato Brasileiro é a única competição que o Corinthians disputa na temporada.
SANTOS X INTERNACIONAL
- 18h15 (de Brasília), com transmissão do Premiere
Após cair na Copa Sul-Americana e em queda também no Brasileiro, o Santos busca se levantar na competição. Na Vila Belmiro, os comandados de Fernando Diniz recebem o Internacional, às 18h15.
No meio de semana, o time alvinegro perdeu por 1 a 0 para o Libertad (PAR) e deu adeus ao torneio continental.
No Nacional, não perde há três jogos, mas venceu apenas uma vez nas últimas cinco partidas.
A sequência invicta dos santistas começou com uma vitória contra a Chapecoense, em casa, e teve depois empates com Corinthians, na Vila, e Fortaleza, no Castelão.
Para o duelo, Diniz poderá contar pela primeira vez com Augusto Galván, 22. O meia, que pertence ao Real Madrid (ESP), ficará emprestado ao clube brasileiro até junho de 2022.
A baixa é o atacante Marcos Guilherme, que costuma ser titular da equipe alvinegra, mas está suspenso e não poderá atuar diante do Internacional.
SPORT X SÃO PAULO
- 20h30 (de Brasília), com transmissão de SporTV e Premiere
Em recuperação no Campeonato Brasileiro, o São Paulo tentará superar a eliminação para o arquirrival Palmeiras, na Libertadores. Neste domingo, encara o Sport, que está na zona de rebaixamento, na Ilha do Retiro, às 20h30.
O time de Hernán Crespo perdeu para o rival alviverde pela primeira vez na história do torneio continental e deu adeus à competição nas quartas de final.
Agora volta suas atenções ao Nacional. A equipe está invicta há três jogos: empatou sem gols contra o próprio Palmeiras e depois venceu o Athletico por 2 a 1, fora de casa, e o Grêmio pelo mesmo placar, no Morumbi.
A sequência fez a equipe tricolor, a pior colocada dentre os clubes paulistas no Nacional, subir da 17º posição (na zona de rebaixamento) para a 14ª.
Apesar da reação, a campanha são-paulina ainda é irregular, com mais empates (6) e derrotas (6) que vitórias (4).
Na próxima quarta-feira (25), a equipe já terá outro mata-mata decisivo. Enfrenta o Fortaleza, em casa, no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.